Buscar

Crochetagem +Massagem Transversa Profunda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Crochetagem
Massagem Transversa Profunda
Brenda Ellen; Débora Cristina; Donária do Vale; Elizane Bentes; Larissa Nunes; Marta Maira
Crochetagem
Definição
 A crochetagem é uma técnica que se propõe a liberar as perdas de mobilidade entre os diferentes planos anatômicos do aparelho locomotor. Ela se apoia, atualmente, sobre descobertas científicas recentes que permitiram materializar o tecido que permite estes deslizamentos.
HISTÓRICO DA CROCHETAGEM
Esta técnica foi criada nos anos 70. Ela foi proposta por um fisioterapeuta sueco chamado Kurt Ekman.
A TÉCNICA
Os instrumentos da crochetagem:
O ganchos (crochets) são formados por 3 partes distintas :
o cabo, que permite a preensão pela mão instrumental;
a curvatura do gancho (crochet), adaptada à zona a ser tratada. Essa deve ser obrigatoriamente “preenchida” pelo tecido do paciente para repartir a zona de apoio e assim evitar as sensações álgicas;
a espátula, que interpomos sobre a pele entre os planos de deslizamento a liberar e da qual depende a precisão do gesto terapêutico.
Princípios
A técnica repousa sobre 3 grandes princípios :
um conhecimento perfeito da anatomia palpatória e principalmente das diferentes separações (cloisons) interteciduais, a fim de diagnosticar as perdas de mobilidade dos planos de deslizamento;
um gestual preciso, baseado sobre “o sentir” da liberação tecidual, tanto no nível da mão palpatória quanto no nível da mão instrumental;
uma abordagem centrípeta em relação à patologia.
Prática
O terapeuta realiza um exame palpatório minucioso, a fim de colocar em evidência as perdas de deslizamento entre os planos teciduais implicados.
Ele mobiliza transversalmente o plano de deslizamento a liberar com sua mão palpatória. Coloca a espátula do gancho (crochet) paralelamente ao tecido de separação (cloison) a tratar, acompanha a onda tecidual iniciada pela mão oposta e realiza uma tração suplementar para reestabelecer a mobilidade entre os planos teciduais.
O terapeuta escolhe um gancho (crochet) que ele possa preencher a curvatura com o tecido a tratar. Ele coloca o dedo indicador sobre o ápice da curvatura para obter informações suplementares sobre a liberação tecidual.
Indicações:
A crochetagem será indicada cada vez que encontramos restrições de mobilidade dos planos de deslizamento tecidual (restrições estas podendo ser provocadas por microtraumatismos repetidos, um desequilíbrio postural, uma contusão, etc...) o que induz a um campo de intervenção muito vasto.
Contraindicações
nas patologias reumatológicas em fase inflamatória;
sobre o envoltório do tendão em caso de tenossinovites;
em caso de problemas cutâneos, queimaduras, etc.;
sobre uma lesão tecidual traumática recente (distensão, contusão, entorse).
CONCLUSÃO
A crochetagem e suas técnicas associadas formam um método visando restaurar a mobilidade intertecidual.
Esta não pretende substituir as técnicas utilizadas pelo fisioterapeuta. Ao contrário, ela propõe completar seu arsenal terapêutico através de uma abordagem da patologia que é, ao mesmo tempo, racional, original, e baseada sobre o diagnóstico palpatório.
Massagem Transversa Profunda
 Definição
É uma técnica de massagem aplicada transversalmente ou circularmente ao tecido, sem a utilização de meio.
Ponta dos dedos, polegar ou a palma podem ser utilizados.
HISTÓRICO
A MEDICINA ORTOPÉDICA DE CYRIAX, SURGIU EM 1929, EM LONDRES, PELO Dr. JAMES HENRY CYRIAX, PARA TRATAR TRANSTORNOS EM TECIDOS MOLES.
Objetivo
Mobilizar os tendões, ligamentos, cápsulas articulares e músculos.
Particularmente se estão presentes inflamação ou aderências crônicas.
Técnica
A aplicação da técnica deve ser profunda, exata, os dedos devem formar um todo, a duração do tratamento pode durar de 3/4 minutos para lesões recentes, prolongar por 15/20 minutos no caso de lesões crônicas.
 Fricções transversais
São efetuadas em ângulo reto com o eixo longitudinal das fibras nas estruturas envolvidas(transversalmente às fibras).
 Fricções circulares
Pode ser efetuada com as pontas do segundo, terceiro e quarto dedos ou com o polegar.Disposição de tripé - As pontas dos dedos indicador e anular se tocam, e o dedo médio pousa em cima dos dois.Pressão obliqua em círculos pequenos, se aprofundando ligeiramente a cada círculo sucessivo.Ao atingir a profundidade necessária, a pressão é liberada gradualmente.
Profundidade e pressão
Tanto as fricções transversais como as circulares são movimentos muito profundos.Uma pressão significativa é aplicada a uma área muito pequena de tecido, sendo importante que os dedos não se movam através da pele, a pressão é gradualmente aumentada nas primeiras passagens sobre o tecido em tratamento.
O movimento será pouco desconfortável ou doloroso, mas não deve ser insuportável.
Indicações
Fricções profundas, juntamente com outras intervenções, são úteis no tratamento das contraturas e distensões musculares, tendinites e rupturas tendinosas parciais, tenossinovites, torções ligamentares, endurecimento de áreas subcutâneas e tecido cicatricial.
Contraindicação Lacerações musculares agudas
Inflamação articular aguda 
Doenças de pele na área a ser tratada;
Vasos sanguíneos lesionados (flebite e TVP) na área a ser tratada;
Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou em suas proximidades;
Infecções bacterianas na área a ser tratada.
Conclusão
 A Massagem Transversa Profunda, faz parte do arsenal do profissional da fisioterapia para que o utilize sempre quando o tecido músculo-esquelético apresente limitações decorrentes de uma fibrose tecidual demasiada a qual atrapalha o movimento funcional normal dos pacientes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais