Buscar

ANTROPOLOGIA 2º SEMESTRE - ATIVIDADE 2

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA 2º SEMESTRE – FMU
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo: 
“[ ... ] para designar os fenômenos que resultam da existência de contatos diretos e prolongados entre duas culturas diferentes e que se caracterizam pela modificação ou pela transformação de um ou dos dois tipos culturais em presença”. (Panoff & Perrin, 1973: 13).
O excerto apresenta uma definição do conceito de aculturação. Tendo como base o estudo do material referencial, analise as asserções abaixo que tratam do processo de aculturação e assinale a alternativa correta:
I. Para a Antropologia, a aculturação é definida como um processo que conduz à mescla entre culturas, que resulta na configuração de uma nova sociedade, assim como em um novo sistema cultural.
POIS
II. A cultura, sendo parte de uma sociedade, pode ser entendida como espaço de transformação social. O contato entre visões de mundo distintas e também entre grupos que são etnicamente e culturalmente diversificados geram profundas mudanças em seus padrões culturais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II relaciona-se com a I.    
	Resposta Correta:
	e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II relaciona-se com a I.    
	Feedback da resposta:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II relaciona-se com a I.    
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir. “Desde o início as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da igreja. Assim aconteceu com o candomblé da Bahia, o xangô de Pernambuco, o tambor-de-mina do Maranhão, o batuque do Rio Grande do Sul e outras denominações, todas elas arroladas pelo censo do IBGE sob o nome único e mais conhecido: candomblé. Até recentemente essas religiões eram proibidas e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais de seus rivais pentecostais, e seguem sob forte preconceito, o mesmo preconceito que se volta contra os negros independentemente de religião”. PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 225. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O histórico das diferentes religiões presentes no Brasil, a forma como elas se estabeleceram e a maneira como diferentes arranjos sociais propiciam maior ou menor legitimidade para determinadas crenças nos auxiliam na compreensão da realidade social brasileira. Como sabemos, a influência de preconceitos relativos a determinadas religiosidades coopera com a reiteração de outros tipos de discriminação.
O excerto de Prandi (2004) trata justamente sobre o sincretismo e a intolerância religiosa, abordando a forma como esses dois aspectos se relacionam dentro do âmbito das religiões de matriz africana no Brasil. Sendo assim, tendo como base essas considerações e o que estudamos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição e discriminação no Brasil que está inextricavelmente atado ao preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acabaram se adaptando e assumindo alguns aspectos do cristianismo dominante no país.
	Resposta Correta:
	c.
As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição e discriminação no Brasil que está inextricavelmente atado ao preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acabaram se adaptando e assumindo alguns aspectos do cristianismo dominante no país.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! As religiões afro-brasileiras são historicamente perseguidas e vítimas de preconceito no Brasil. Esse tratamento está intimamente relacionado a uma discriminação de cunho racial. Para que pudessem continuar existindo, muitas foram assumindo aspectos do cristianismo, seja de maneira voluntária ou forçada.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Podemos considerar o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, um monumento da memória social brasileira. Isso porque é um conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN e reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO.
Aliás, Olinda foi uma das cidades mais ricas do Brasil entre os séculos XVI e XVII. Seus prédios testemunharam histórias e registram as mudanças nos estilos arquitetônicos: edifícios coloniais, fachadas de azulejos e obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX. Com isso, Olinda nos remete à história, ao carnaval e à brasilidade.
Em relação à memória social, analise as afirmativas a seguir.
I. A memória possui duas perspectivas: uma individual e outra social; pois uma lembrança existe sempre em relação a algo, alguém ou um acontecimento.
II. A memória social é uma memória coletiva, que é acessada e mantida pelos membros de um grupo, de um povo ou de uma nação. Ela constitui as identidades de um grupo.
III. A preservação e a identificação de patrimônios culturais é importante para criação e preservação das memórias sociais. São os bens culturais tombados que estarão presentes e disponíveis nas memórias sociais.
IV. A memória social nunca é construída de forma coletiva, pois ela existe apenas a partir dos relatos e registros históricos oficiais de um país. 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	b. 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A memória é um fenômeno coletivo e social, uma vez que ela depende do outro para ser construída. As lembranças são relativas, ou seja, dependem de um contexto social. Daí a importância da criação e da preservação de patrimônios culturais.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O excerto abaixo integra a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO. 
"A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras. Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver."
Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf. Acesso em 21/08/2018.
Diante do exposto, ao entrarmos em contato com povos diferentes e observarmos suas culturas, podemos dizer que:
I. Os intercâmcios culturais podem agir favoravelmente no desenvolvimento de populações consideradas incultas, pois um povo inculto é aquele que não partilha dos valores culturais que caracterizam as civilizações em estágio superior de desenvolvimento;
II. A diversidade das culturas existentes acompanha a pluralidade da existência humana. Assim, é importante termos em mente que existem diferenças culturais, mas essas não devem ser encaradas segundo a lógica da superioridade e inferioridade;
III. A diversidade cultural pode ser vista como fonte de desenvolvimento, que proporciona intercâmbios que agem no sentido de diversificar as identidades, tornando-as plurais, variadas e dinâmicas.
IV. Todas as sociedades humanas possuem cultura, sejam simplesou complexas. Essa premissa compõe a base da diversidade, considerada pela UNESCO como um patrimônio comum da humanidade.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
	Resposta Correta:
	b. 
Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
	Feedback da resposta:
	A seguinte assertiva está errada:  "Os intercâmcios culturais podem agir favoravelmente no desenvolvimento de populações consideradas incultas, pois um povo incluto é aquele que não partilha dos valores culturais que caracterizam as civilizações em estágio superior de desenvolvimento"
Para a Antropologia, as múltiplas dimensões culturais da humanidade devem ser estudadas, analisadas e, sobretudo, respeitadas dentro de suas especificidades. Não existe, portanto, um plano de categorização de culturas, que estabeleça hierarquias entre elas.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o trecho de uma reportagem a seguir:
“O Sítio Arqueológico Cais do Valongo, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, ganhou neste domingo o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. O lugar foi o principal porto de entrada de escravos africanos no Brasil e representa a exploração e o sofrimento das pessoas que foram trazidas à força ao país até meados do século XIX. O título joga luz sobre um passado de escravidão que deixou como herança uma profunda desigualdade social entre brancos e negros e um racismo estrutural nem sempre reconhecido”.
BETIM, F. Cais do Valongo, patrimônio mundial no Rio para não esquecer o horror da escravidão. El País, São Paulo, 10 jul. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/09/politica/1499625756_209845.html>.Acesso em: 22/03/2018.
Com relação à presença do negro na história do Brasi, analise as afirmativas a seguir:
I. A partir de 1888, com a Lei Áurea, foram criadas condições especiais para que os libertos pudessem ingressar no mercado de trabalho, especialmente no meio rural, com a distribuição de terra para ex-escravos.
II. A abolição não conseguiu destruir totalmente a mentalidade escravista, que caracterizava a sociedade brasileira e que ainda pesa sobre o presente da nossa nação. Exemplos disso são a necessidade de políticas de inclusão e a falta de representatividade negra na mídia.
III. O Brasil foi o último país independente a manter a escravidão após 1865. Mesmo depois da abolição, a maioria dos libertos continuou desempenhando papéis sociais subalternos devido a uma série de fatores, como a falta de recursos financeiros e o descaso do governo.
IV. Na história do Brasil colonial, quase não existiram revoltas e conflitos entre os negros e as elites rurais. Foi, inclusive, essa convivência harmoniosa que permitiu a grande influência da cultura negra em nossa música, culinária e religião, facilitando a miscigenação do povo brasileiro.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	e. 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão. Após isso, a população negra não foi inserida na sociedade e não existiu nenhuma assistência do Estado ou adaptação na economia para absorver a nova mão de obra assalariada. Na verdade, os negros libertos nem mesmo possuíam moradia. Hoje, apesar dos avanços no que se refere às políticas para a promoção da igualdade racial, ainda permanecem os preconceitos.
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Na Bolívia, temos o Carnaval de Oruro, uma mistura de crenças espanholas e andinas. Além das danças típicas com máscaras, há uma procissão em que dançarinos caminham por 4km durante 20 horas sem interrupção. No fim da festa, fazem oferendas a Pachamama, a mãe-terra da mitologia inca. 
PORTILHO, G. Como é o Carnaval em outros países?. Mundo Estranho, 09 fev. 2018. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-o-carnaval-em-outros-paises/>. Acesso em: 12/03/2018.
O carnaval é uma festa que envolve música, dança e artesanato, capaz de reunir todas as classes sociais. Ou seja, o carnaval é expressão cultural. 
Sendo assim, podemos afirmar que a cultura de um país:  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
é formada de diversos elementos e está em transformação contínua. A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais passadas de geração em geração.
	Resposta Correta:
	b.
é formada de diversos elementos e está em transformação contínua. A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais passadas de geração em geração.
	Feedback da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. A cultura é aprendida e compartilhada, estando em constante transformação. Além disso, ela é simbólica, uma vez que representa aspectos cujos significados estão atrelados ao seu uso em contexto na comunidade que lhe atribui sentido.
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O conceito de cultura envolve diferentes aspectos e abordagens, tal como a cultura material: objetos ou materiais arquitetônicos que têm significado para o grupo social. 
O estudo das tradições e manifestações de um povo (que não se traduzem em objetos materiais) também pode ser considerado como um dos aspectos do patrimônio cultural de um povo. 
Assinale a opção correta que apresenta o nome desse aspecto da cultura, seguido de um exemplo: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Cultura Imaterial e Capoeira
	Resposta Correta:
	a. 
Cultura Imaterial e Capoeira
	Feedback da resposta:
	Podemos definir cultura material e cultura imaterial da seguinte forma: "A cultura material refere-se à finalidade ou ao sentido que os objetos têm para um grupo social. Ela pode ser apreendida, reproduzida, preservada etc. Já a cultura imaterial refere-se ao conhecimento transmitido na prática, muitas vezes de modo oral, e não se refere propriamente a um objeto. A capoeira, por exemplo, faz parte da cultura imaterial do Brasil.
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Patrimônio cultural é um conjunto de manifestações de cultura material e imaterial de um povo. No Brasil, nós temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros. Esse reconhecimento e atribuição de valor são feitos por meio do tombamento, instrumento que atribui valor cultural a um bem material e determina sua proteção e preservação. Isso é importante porque o patrimônio cultural não é apenas nossa herança, mas sua preservação também garante a permanência e a identidade cultural de um povo.
Com base no que aprendemos ao longo do capítulo e a partir do trabalho realizado no IPHAN, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
I. (   ) No acervo de mapas do Museu Imperial de Petrópolis está a carta  corográfica do Império do Brasil do ano de 1857, com a planta da cidade do Rio de Janeiro e o quadro estatístico do Império do Brasil, conforme os relatórios oficiais. A descrição corográfica era a descrição geográfica de uma região ou país e incluía um estudo demográfico e antropológico das povoações descritas. Portanto, trata-se de uma peça de cultura imaterial.
II. (   ) A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais famosas de nossa cultura imaterial do Brasil. Trata-se de uma grande procissão em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que existe desde 1793, e reúne milhares de pessoas no Belém do Pará. A festa ocorre sempre no segundo domingo de outubro e é uma das maiores festas católicas do mundo. 
III. (   ) O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais características do Recife. Tem origem no carnaval do século XIX, a partir da rivalidade entre as bandas militarese dos escravos que tinham se tornado livres. O frevo é uma marchinha acelerada que incorpora elementos de outras danças, como maxixe e polca. Essa dança popular é um grande exemplo de cultura material.
IV. (   ) A partir de influências do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, surgiram três novas formas de se fazer samba no Rio de Janeiro: o partido alto. Ele é feito no improviso de forma coletiva e cantando sobre o cotidiano. As matrizes do samba no Rio de Janeiro são cultura imaterial.
V. (   ) Os adereços que o índios Cinta Larga usam na guerra são considerados cultura material. Eles se pintam de jenipapo, com motivos animais ou vegetais; usam seus cocares de penas de gavião; grossos colares de contas (bak´rĩ) no pescoço e cruzados no peito; e as cintas típicas (zalâpíáp), confeccionadas de entrecasca da árvore tauari.
Agora, assinale a sequência correta de classificação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
F, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	d. 
F, V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A cultura material compreende todos os elementos que são tangíveis e concretos, ou seja, objetos de todo tipo, como acervos de museus, vestimentas, adornos etc. Já quanto a cultura imaterial, classificam-se os objetos intangíveis, ou seja, tudo o que não possui substância material, como danças, músicas e festejos.
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	“A Antropologia, assim como outras ciências cujo foco é o homem e a sua relação com o meio e com o 'outro', frequentemente lança novas discussões sobre a existência de desigualdades sociais, com destaque para as desigualdades étnico-raciais no mercado de trabalho no Brasil. O país, que se caracteriza por uma diversidade cultural muito intensa e pela miscigenação, é palco de divergências quanto à disposição de oportunidades igualitárias de trabalho e de relações de choque entre indivíduos de diferentes etnias e raças”. (Fonte: LIBÓRIO, D.; SALVAN, A. P. H. Antropologia e Cultura Brasileira. Laureate Internacional Universities).
Com base na citação anterior, assinale a alternativa que mostra qual o motivo das desigualdades sociais encontradas nos dias atuais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
As desigualdades étnico-raciais foram construídas, em especial na América Latina e no Brasil, pelos processos culturais e políticos de colonização europeia, desde o século XVI. No contato com os povos oriundos dos continentes invadidos, os europeus se depararam com culturas e traços humanos diferentes dos seus – sejam dos asiáticos, africanos, aborígenes, indígenas, entre outros. O outro era tratado por meio da visão de inferioridade e do etnocentrismo.
	Resposta Correta:
	b.
As desigualdades étnico-raciais foram construídas, em especial na América Latina e no Brasil, pelos processos culturais e políticos de colonização europeia, desde o século XVI. No contato com os povos oriundos dos continentes invadidos, os europeus se depararam com culturas e traços humanos diferentes dos seus – sejam dos asiáticos, africanos, aborígenes, indígenas, entre outros. O outro era tratado por meio da visão de inferioridade e do etnocentrismo.
	Feedback da resposta:
	As desigualdades étnico-raciais foram construídas, em especial na América Latina e no Brasil, pelos processos culturais e políticos de colonização europeia, desde o século XVI. No contato com os povos oriundos dos continentes invadidos, os europeus se depararam com culturas e traços humanos diferentes dos seus – seja dos asiáticos, africanos, aborígenes, indígenas, entre outros. O outro era tratado por meio da visão de inferioridade e do etnocentrismo.
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	“Tornamo-nos conscientes de que o ‘pertencimento’ e a ‘identidade’ não têm a solidez de uma rocha, não são garantidos para toda a vida, são bastante negociáveis e revogáveis, e de que as decisões que o próprio indivíduo toma, os caminhos que percorre, a maneira como age – e a determinação de manter firme a tudo isso – são fatores cruciais tanto para o ‘pertencimento’ quanto para a ‘identidade’. Em outras palavras, a ideia de ‘ter uma identidade’ não vai ocorrer às pessoas enquanto o ‘pertencimento’ continuar sendo o seu destino, uma condição sem alternativa. Só começarão a ter essa ideia na forma de uma tarefa a ser realizada, e realizada vezes e vezes sem conta, e não de uma só tacada”.
(Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 17-18)
A partir do comentário de Bauman, analise as premissas abaixo:
I – A identidade é algo nato ao ser humano, de modo que o sujeito não recebe qualquer tipo de influência externa, pois é um ser acabado e completo por si mesmo;
II – A flexibilidade e o dinamismo inerentes à identidade demonstram como o fator social é fundamental no que se refere a formação identitária de um indivíduo, de modo que o sujeito vai se formando em contato e em relação com o mundo que o cerca;
III – O pertencimento é algo já preestabelecido e determinado para o sujeito, assim, cabe a pessoa a incondicional aceitação de uma dentidade já determinada;
IV – Identidade é uma combinação única de características e elementos que distinguem um indivíduo ou um grupo de outros grupos ou pessoas, é aquilo que singulariza o sujeito em meio à multidão. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e IV
	Resposta Correta:
	e. 
II e IV
	Feedback da resposta:
	Você acertou a questão! Apenas os elementos  II e IV estão corretos. Diferente do que sugerem as demais assertivas, a identidade é dinâmica e transforma-se ao longo da vida.

Continue navegando