Buscar

ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO

Prévia do material em texto

Atividade III VERIFICAÇÃO
AVALIAÇÃO Educacional
PERGUNTA 1
A avaliação é um instrumento que permite uma avaliação crítica da realidade e tem também uma função democrática na gestão do conhecimento, porque deve ser compreendida como uma via de mão dupla. Para que isso se efetive é necessário que:
I.Seja compreendida como um instrumento comprometido com a emancipação social.
II.Utilize apenas estratégias quantitativas.
III.Incorporem às ações para a tomada de decisões quanto às rotas e ensino-aprendizagem a serem tomadas.
IV.Compreendam como são produzidas as condições educacionais.
Assinale a alternativa que indica as assertivas corretas, que indicam uma visão democrática de avaliação:
	
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	
	I, III e IV estão corretas
	
	
	I, II e III estão corretas
	
	
	I, II e IV estão corretas
	
	
	Apenas I e IV estão corretas
PERGUNTA 2
A forma como se compreende o que é aprender, ensinar, qual o papel da escola, do aluno e do professor determina a forma como ocorre a avaliação. Uma mudança à concepção de avaliação, percebendo-a como processo de aprendizagem, que contribui para a construção do conhecimento, exige do professor algumas concepções, EXCETO de que:
	
	
	O ensino deve privilegiar a participação, o diálogo, a autonomia e a reflexão pelos professores e alunos
	
	
	A avaliação deve ser instrumento que propicie a análise do processo ensino-aprendizagem e permita correção do que é necessário
	
	
	O sujeito que aprende é um ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões
	
	
	A avaliação deve ser analisada independente do processo de aprendizagem, pois se trata apenas de um instrumento de controle do professor
	
	
	O erro é um elemento que propicia também a aprendizagem e as dúvidas dos alunos podem levar o professor e rever o processo de ensino
MATEMÁTICA
PERGUNTA 1
A gestão da sala de aula é de total responsabilidade do professor. Para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma prazerosa e com qualidade, compete ao professor:
Coloque verdadeiro ou falso nas seguintes afirmações.
O professor tem que conhecer metodologias diferenciadas que auxiliarão as interações entre todos os alunos.
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 2
Todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem precisam compreender o real papel da educação enquanto ato de transformação. Precisam analisar e assimilar as lições do passado, analisar o papel da escola, das relações estabelecidas dentro de seus muros
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 3
Quanto ao Pedagogo, o professor da sala de aula, deverá observar e registrar criando um portfólio, que é uma ficha descritiva das ações das crianças em diferentes situações: ao brincar, ao redigir ou ler um texto, ao realizar atividades individuais, cálculos escritos ou mentais, as formas de interações com os colegas, seu vocabulário, enfim, todo o comportamento manifestado
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 4
O paradigma da educação para o século XXI aponta que o sujeito é construtor e reconstrutor de seu conhecimento. Dessa forma, as interações entre professores e alunos devem mudar seguindo essa nova visão de aprendizagem e, consequentemente, de avaliação a qual deve ser contínua e por meio de portfólios
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 5
Não é de competência do professor, no entanto, detectar o desempenho da criança de acordo com sua idade e suas experiências, podendo rotular ou mesmo descrever um problema de: discalculia, dislalia, disgrafia e gagueira.
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 6
A construção do pensamento matemático se parece com a construção da nossa vida. Primeiro, é preciso construir as bases, aprender a andar, falar e assim por diante. Não nascemos falando ou andando, Matemática também é assim. Para compreender um novo conceito, precisamos de conhecimentos prévios ou anteriores. Para o processo de ensinar para adultos essa visão não é diferente. Assim, podemos afirmar que:
I. Os adultos, normalmente, possuem grande interesse nessa área, pois reconhecem facilmente a importância desses conhecimentos.
II. É preciso compreender que ensinar um adulto é muito diferente de ensinar uma criança. Eles já vivenciaram diversas situações que envolvem medições, contagens e quantificações. Fazem cálculos sobre preços, pagamento, medidas, muitas vezes, no seu próprio trabalho.
III. Nós educadores temos um papel fundamental: o de ajudá-los a ampliar todos os conhecimentos trazidos do senso comum, possibilitando a generalização desse conhecimento em forma de registro. Nossa tarefa, portanto, é de motivar e auxiliar a passagem dos saberes práticos para um conhecimento que possa ser abstraído e generalizado, podendo ser aplicável a muitas situações.
IV. A alfabetização Matemática para adultos é um grande desafio para nós, uma vez que a natureza prática não lhes possibilita os registros, pois esses são expressos numa linguagem coloquial.
Estão corretas as frases
	
	
	I e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	II, III, e IV
	
	
	III e IV
	
	
	II e III
1 pontos   
.
PORTUGUES
PERGUNTA 1
Assinale a opção correta acerca do conceito de língua.
	
	
	Sistema de comunicação usado por humanos e animais que se caracteriza pela elaboração e transmissão de informações
	
	
	Código não verbal utilizado para elaboração e compreensão de mensagens que objetivam veicular sentimentos, emoções e julgamentos
	
	
	Conjunto de convenções necessárias, adotadas por um grupo social, para permitir o exercício da linguagem
	
	
	Código verbal e não verbal, dotado de símbolos e ícones que representam a realidade Sócio-Histórica
	
	
	Traços linguísticos sistemáticos no discurso individual que podem, por serem exclusivamente individuais, divergir da norma
3 pontos   
PERGUNTA 2
Na perspectiva que a Linguística desenvolveu acerca da variação dialetal, vai-se definindo uma pedagogia com alguns traços fortemente inovadores. Mas, às vezes, o propósito de inovar leva a equívocos. Das orientações abaixo, qual precisa ser excluída ou reformulada?
	
	
	A variante não padrão não requer ser ensinada em sala de aula, pois já faz parte do repertório da clientela escolar.
	
	
	Na escola deve prevalecer em relação à variação dialetal uma atitude aberta e não preconceituosa.
	
	
	Aprender a variante padrão, objeto da escola, não significa abandonar uma “gramática errada” trocando-a por uma “gramática certa”; significa antes aprender a variante padrão como uma segunda língua.
	
	
	Ensinar a variante padrão significa ensinar o aluno a escolher suas formas de expressão em função das circunstâncias.
	
	
	O aprendizado da variante padrão pelas minorias não é um objetivo válido, já que implica a perda de identidade cultural.
ATIVIDADE III
AVALIAÇAO EDUCACIONAL
PERGUNTA 1
Desenvolvendo-se, o indivíduo passa a ser um agente da transformação social em um mundo globalizado e em mudanças contínuas, por isso mais do que preparar as crianças para o imediatismo, é fundamental fornecer-lhes condições para que se desenvolvam intelectualmente e aprendam a lidar com o mundo que as rodeia, como sujeitos da história, respeitando-se e expressando-se livremente.
Nessa ótica, do aprender a ser, a avaliação deve ser:
	
	
	Somativa, para medir resultados de aprendizagem do aluno.
	
	
	Castradora, para que o indivíduo saiba responder às necessidades sociais.
	
	
	Classificatória, pois o mundo capitalista é extremamente competitivo.
	
	
	Libertadora, para que o indivíduo possa conhecer-se e conviver com a diversidade.
	
	
	Reguladora, pois possibilita que o sujeito seja conduzido em suas ações.
5 pontos   
PERGUNTA 2
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), discutida por vários educadores e em vigor hoje, rompeu com a organização seriada do ensino, calcada nos moldes tradicionais liberais e defendeu a progressão continuada,que suscitou polêmicas nos meios educacionais.
A progressão continuada pressupõe:
 
I A aprovação automatica, independe se o aluno aprendeu ou não.
II Que o aluno avance sucessiva e ininterruptamente, nas séries, ciclos ou fases.
III Um atraso no processo de avaliação, pois a repetência é um instrumento de avaliação.
IV Uma ruptura com a cultura da repetência com ênfase no mérito ou fracasso escolar, por pressupor uma avaliação contínua e cumulativa.
V Essa concepção fundamenta-se em teorias que defendem que a reprovação ou a ênfase no erro não contribuem para melhorar o aprendizado do aluno.
 
Estão corretas as seguintes afirmativas: 
	
	
	II, III, IV
	
	
	II, IV, V
	
	
	III, IV, V
	
	
	I, II, III
	
	
	I, III, V
5 pontos   
PERGUNTA 1
A Comissão Internacional para a Educação do século XXI é uma Comissão, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) formada por educadores do mundo inteiro com a finalidade de discutir os rumos da educação no século XXI.
As dificuldades para atingir os objetivos pretendidos por essa Comissão:
	
	
	Os educadores reagem de maneira a manter o tradicionalismo na escola, por isso não consideram as diretrizes emanadas da Comisão.
	
	
	Os educadores recusam-se a repensar suas estratégias e métodos de ensino.
	
	
	Esbarram na realidade de cada país, de cada cultura e na desigualdade social, além dos baixos investimentos governamentais na educação.
	
	
	Apresentam-se porque os educadores não concordam com as normas da Comissão.
	
	
	Os educadores não compreendem a proposta da Comissão, por isso têm dificuldade para inovar sua prática.
5 pontos   
PERGUNTA 2
Estruturar a educação sobre os pilares da educação para o século XXI, de acordo com o pensamento de Delors, exige repensar desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, considerando-se que os únicos avaliados não devem ser apenas os alunos, mas toda a estrutura escolar. Segundo esse pensador, os pilares da educação são:
	
	
	aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
	
	
	saber falar, saber calar, saber ouvir e saber escrever.
	
	
	saber saber, saber crer e saber fazer.
	
	
	aprender a criar, aprender a agir, aprender a memorizar, aprender a obedecer.
	
	
	fazer ser, fazer saber, fazer crer e fazer fazer.
MATEMATICA
PERGUNTA 1
Número é:
I. Número não é o nome que se dá a um objeto ou a um conjunto de objetos.
II. Número é o nome que se dá a um objeto ou a um conjunto de objetos.
III. Posso conhecer a palavra "oito" (falar, ler, escrever), conhecer o símbolo "8" sem, no entanto, compreender a ideia de "oito", enquanto número.
IV. Número não se "enxerga" no sentido estrito da palavra, olhando, por exemplo, um grupo de quatro pessoas, você vê as pessoas não o número em si.
Indique os itens corretos: 
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	 II, III e IV.
	
	
	 I, II, III e IV.
	
	
	 II e IV.
5 pontos   
PERGUNTA 2
De acordo com o PCN (2000), a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso.
(  ) Faz parte da vida de todas as pessoas as experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades.
(   ) Nos cálculos relativos a salários, pagamentos e consumo, na organização de atividades como agricultura e pesca, a Matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade.
(   ) É um instrumental importante para diferentes áreas do conhecimento por ser utilizada em estudos tanto ligados às ciências da natureza como às ciências sociais e por estar presente na composição musical, na coreografia, na arte e nos esportes.
(  ) É um enstrumental importante, mas não faz parte da vida de todas as pessoas
	
	
	( F ), ( V ), ( V ), ( V )
	
	
	( V ), ( V ), ( V ), ( V )
	
	
	( V ),( F ), ( V ), ( V )
 
	
	
	( V ), ( V ), ( F ), ( V )
 
	
	
	( V ), ( V ), ( V ), ( F )

Continue navegando