Buscar

Avaliando 1 Parasitologia

Prévia do material em texto

Disc.: PARASITOLOGIA   
	Aluno(a): EVANIELY ALMEIDA DOS SANTOS
	Matrícula: 201703129041
	Acertos: 0,1 de 0,5
	Início: 14/04/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201706050895)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A balantidíase é uma zoonose que também acomete o ser humano. O homem é muito resistente a essa infecção e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomáticas. Por isso, a manifestação da doença é rara, embora os portadores da infecção possam ser em número muito maior. A balantidíase é uma doença muito semelhante à amebíase e é causada por um protozoário ciliado chamado Balantidium coli. Assinale a alternativa que contenha o local do corpo humano onde o protozoario habita:
		
	 
	no estomago
	 
	nos rins
	 
	no fígado
	 
	no intestino grosso
	 
	no baço
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706111549)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A tricomoníase, causada por Trichomonas vaginalis, é considerada uma DST. Sobre protozoário, agente etiológico desta protozoose,  marque a alternativa incorreta:
		
	 
	Apesar de ser uma doença mais frequente em pessoas que praticam o ato sexual, a doença pode ser encontrada em crianças. Podemos citar como forma de transmissão o contato com roupas íntimas, toalhas e assento sanitários contaminados com o protozoário.
	 
	O tratamento da doença está relacionado apenas a pessoa que possui a doença. Portanto, apenas as mulheres são tratadas com o medicamento Metronidazol que pode ser de administração oral e local.
	
	As mulheres costumam a manifestar a sintomatologia clínica da doença. Dentre elas, são a produção de uma secreção branca, bolhosa e fétida.
	
	O Trichomonas vaginalis apresenta apenas a forma de trofozoíto.
	
	É considerado uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) sendo que o homem é considerado o vetor/ portador da doença.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703319574)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação ao parasitismo é correto afirmar que:
		
	
	No quadro assintomático significa que a relação de parasitismo ambos são beneficiado
	 
	A resposta imunológica é um fator fundamental.
	
	Toda relação será com manifestações sintomáticas no hospedeiro.
	 
	O benefício do invasor sempre causará patogenia no hospedeiro.
	
	O grau de agressividade independe do hospedeiro.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706126855)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os cistos de Giardia lamblia são ingeridos pelo homem via água ou alimentos contaminados, a ação das enzimas digestivas provoca o desencistamento, dando origem aos trofozoítos, que se multiplicam no intestino delgado por divisão binária e chegam à luz do intestino, onde podem ficar livres na luz intestinal ou se fixar na parede do duodeno. No ceco, formam-se novamente os cistos, que são eliminados nas fezes. O tempo entre a ingestão dos cistos e o aparecimento dos sintomas de giardíase é de uma a três semanas. A infecção intestinal se manifesta por febre, náuseas, diarreia secretora, flatulência, dor, distensão abdominal, podendo ocorrer disenteria durante uma semana, decorrente de irritabilidade, atrofia de vilosidades intestinais, secreção de muco e alteração da microbiota intestinal saprófita. O diagnóstico é feito por visualização direta dos cistos ou trofozoítos nas fezes e por ensaio imunoenzimático. Esta descrição corresponde a um ciclo:
		
	
	Eurixeno.
	 
	Heteroxeno.
	
	Autohexeno.
	
	Estenoxeno.
	 
	Monoxeno.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706111534)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Giardia lamblia foi o primeiro protozoário observado no microscópio. Sobre esse protozoário, responda (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
		
	 
	A esteatorréia é um dos diagnósticos clíncos da Giardiáse. 
	 
	Sua forma de vida é caracterizada pela presença de trofozoítos e cistos. Por isso, uma das características da diarreia é a presença de pedaços do parasito nas fezes. 
	 
	O ciclo biológico deste parasita começa com a ingestão de alimentos contaminados com trofozoítos do parasito. Após a entrada deste no intestino, há formação de cistos e multiplicação do parasito.
	 
	Uma das formas de transmissão da giardíase é pela água e alimento contaminados com os cistos desse protozoário.
	 
	Giardia lamblia é uma das causas mais comuns de diarreia em crianças (má nutrição / retardo no desenvolvimento) e nos viajantes (diarreia dos viajantes).

Continue navegando