Buscar

8ª ESTILO ROCOCÓ}

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
*
*
Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decoração de interiores. Desenvolveu-se na Europa do século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. 
Para alguns historiadores da arte, o termo rococó, indica a fase do Barroco compreendida entre 1710 e 1780, quando os valores decorativos e ornamentais são exaltados tanto pelos artistas quanto pelos apreciadores da arte. 
*
*
*
Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizados originariamente na decoração de grutas artificiais.
Em português por aproximação o termo rococó significa concha. Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI. 
*
*
*
Para entender melhor os valores que essa tendência artística passa a refletir, é preciso voltar ao século XVII e verificar que, durante o reinado de Luiz XIV, ou seja, entre 1643 e 1715, a frança viveu sob um governo centralizador e autoritário, que deu às artes uma feição clássica.
Quando Luiz XIV morreu, em 1715, a corte mudou-se de Versalhes para Paris e ai entrou em contato com os ricos e bem-sucedidos comerciantes, financistas e banqueiros que, por nascimento, não pertenciam à aristocracia. Mas, graças à riqueza que possuíam, tinham condições de proteger os artistas, atitudes que lhes dava prestígio pessoal para serem aceitos na sociedade aristocrata. 
*
*
*
Tornaram-se, por isso, os clientes perfeitos dos artistas, que passaram a produzir quadros pequenos e as estatuetas de porcelana para uso doméstico, muito ao gosto da sociedade na época.
A arte rococó refletia, portanto, os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais. Os assuntos explorados pelos artistas deveriam ser cenas graciosas, realizadas de tal forma que refletissem uma sensualidade sutil. 
*
*
*
Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.
Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.
*
*
*
Durante o Iluminismo, entre 1700 e 1780, o rococó foi à principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. 
Nos primeiros anos do século XVIII, o centro artístico da Europa transferiu-se de Roma para Paris. 
Surgido na França com a obra do decorador Pierre Lepautre, o rococó era a princípio apenas um novo estilo decorativo. 
*
*
*
Na arquitetura, o rococó manifestou-se principalmente nas decorações de espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada ornamentação. As salas e os salões têm, de preferência, a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras suaves, espelho e ornamentos com motivos florais feitos com estuque.
Em oposição a esse interior rico em elementos decorativos, a fachada dos edifícios reflete um barroco sem exageros ou estilo clássico dos renascentistas italianos.
São exemplos dessa arquitetura o Hôtel de Soubise, construído por Germain Boffrand e decorado Nicolas Pineau.
*
*
*
HÔTEL DE SOUBISE
Construído por Germain Boffrand e decorado Nicolas Pineau.
*
*
*
Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves.
A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com maior graça e intimidade.
1736 e 1739, o Petit Trianon, construído por Jacques Ange Gabriel, em Versalhes, entre 1762 e 1768.
*
*
*
Petit Trianon
Construído por Jacques Ange Gabriel, em Versalhes
*
*
*
 Johann Michael Fischer, (1692-1766), responsável pela abadia beneditina de Ottobeuren, marco do rococó bávaro.
Grande mestre do estilo rococó, responsável por vários edifícios na Baviera. Restaurou dezenas de igrejas, mosteiros e palácios.
*
*
*
Abadia beneditina de Ottobeuren
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Nessa arte, o estilo rococó substituiu os volumes que indicam o vigor e a emergia barrocos por linhas suaves e graciosas. E escultura, que se torna intimista, geralmente procura retratar as pessoas mais importantes da época. São famosas, por exemplo, as esculturas de que Jean-Antoine Houdon fez para retratar Voltaire, Diderot, Rousseau e tantos outros personagens da história francesa e universal. 
Dessas esculturas a de Voltaire é a mais conhecida, por causa da percepção aguda que o artista teve do caráter desse pensador francês.
*
*
*
*
*
*
Não foi apenas nos retratos que se destacou a escultura rococó. 
Ela foi a responsável pela criação das estatuetas decorativas, a partir da invenção da porcelana por dois cientistas alemães, Tischirnhaus e Boettger, em 1708.
 Já em 1709 surgiram as primeiras peças decorativas em porcelana. Durante o século XVIII, os escultores rococós alemães, franceses, italianos e espanhóis criaram modelos para a manufatura de estatuetas, reproduzindo temas mitológicos, campestres e da sociedade cortesã.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Entre esses escultores decorativos estão, por exemplo, François Boucher e Étienne-Maurice Falconet, que criaram modelos de pequenas estátuas de Vênus, banhistas, ninfas e cupidos para a Manufatura Real de Porcelana de Sèrves.
Na escultura e na pintura da Europa oriental e central, ao contrário do que ocorreu na arquitetura, não é possível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, quer cronológica, quer estilisticamente. Mais do que nas peças esculpidas, é em sua disposição dentro da arquitetura que se manifesta o espírito rococó. 
*
*
*
Os grandes grupos coordenados dão lugar a figuras isoladas, cada uma com existência própria e individual, que dessa maneira contribuem para o equilíbrio geral da decoração interior das igrejas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais