Buscar

ad2 economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas:
1. Existem três condições que um bem deve desempenhar para que possamos considerar o mesmo como moeda: ser meio de troca, servir como unidade de conta e funcionar como reserva de valor. Explique cada uma delas. (3,0 pontos) 
1- Ser meio de troca significa possibilitar vários tipos de trocas, ou seja, aquilo que sobra pra mim e falta pro outro, ser trocado por aquilo que sobra pro outro e sobra pra mim. Servir como unidade de conta siginifica servir como referencial de preço, ou seja, servir para mensurar, estabelecer os preços de bens e serviços. Funcionar como reserva de valor significa ter capacidade de manter seu valor, ou seja, seu poder de compra, a ponto de poder ser guardado hoje e amanhã o seu valor ser o mesmo.
2. As transações registradas no Balanço de Pagamentos estão reunidas em dois grandes grupos: Transações Correntes, e Conta Capital e Financeira. Explique de forma sucinta a composição desses dois grupos e diga qual a importância do Balanço de Pagamentos para a economia de um país. 
2- O balanço de pagamentos é o registro contábil das operações feitas de um país com outros países durante um certo período. O balanço de pagamento dividi-se em dois grupos: Transação corrente e Conta Capital e Financeira.
A transação corrente é o somatório da balança comercial (saldo obtido da subtração do que é exportado pelo que é importado pelo país), da balança de serviços (registro do somatório de receitas e despesas de transporte , viagens internacionais, royaltie, entre outros), e das transferências unilaterais (doações feitas ou recebidas, dinheiro enviado ou recebido pelo país, etc.), podendo ser este resultado positivo ou negativo.
Conta Capital e Financeira são registros de entradas ou saídas de capitais, podendo ser  um capital direto (investimento a longo prazo), ou de empréstimo ou especulativo (aplicações do dinheiro em Bolsas de Valores, entre outros, sendo de curto prazo).
O balanço de pagamentos é importante para o governo manter o equilíbrio econômico do país, pois é através dos dados do balanço de pagamentos que o governo controla a relação do comércio do seu país com outros países. Se o balanço apontar um déficit, quer dizer que o país precisará recorrer a alternativas como solicitar empréstimos à juros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
3. Para atender as necessidades de financiamento do setor público, três procedimentos se destacam: a cobrança de impostos, emissão de moeda e emissão da dívida pública. Explique cada um deles, apontando seus aspectos negativos
3- A cobrança de impostos consiste em uma taxação feita pelo governo sob produtos, serviços, rendas, entre outros, de modo a financiar seus gastos com educação, saúde, entre outros. Quando há um déficit, esses impostos não conseguem saldar sesses gastos e o governo pode optar pelo aumento do imposto para compensar os gastos elevados. Essa medida não é aconselhável, pois haveria rejeição por parte da população e inibição de produção do setor privado.
A emissão de moeda consiste na produção e liberação de moeda no mercado. Essa medida não é aconselhável, pois geraria aumento da inflação e perda de valor da moeda. 
A emissão da dívida pública consiste na venda de títulos públicos disponibilizados no mercado, através do Tesouro Nacional pelo governo, com data de vencimento estabelecida. Ou seja, o governo põe à venda estes títulos públicos e depois o resgata pagando uma taxa de juros aos antigos compradores. O problema desse processo é que os fundos financeiros são limitados, além disso, essa emissão de dívida pública reduz posiibilidades de financiamento do setor privado e poderá possibilitar uma aumento da taxa de juros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando