Buscar

Fundamentos da ciencias socias prova

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Acerca dos tipos de conhecimentos listados abaixo, qual NÃO está correto.
		
	
	O conhecimento científico é um tipo de conhecimento que baseia-se na investigação metódica da realidade, sistemática. Analisa os fenômenos e busca estabelecer determinadas leis gerais.
	
	O conhecimento mítico busca explicar o mundo a partir de entidades, crenças, seres que estão além do mundo natural. A função dos mitos é fornecer uma compreensão sobre o mundo
	 
	O senso-comum é um tipo de conhecimento baseado em verdades que são universais e invariáveis, aprendidas por nossos ancestrais e passadas cotidianamente pelos nossos pais.
	
	Uma das características do conhecimento do senso comum refere-se ao fato de que é passado de geração em geração.
	 
	O conhecimento religioso é baseado principal na separação entre duas esferas: o profano e o sagrado.
	
Explicação:
O senso comum é fruto de contextos socioculturais locais e específicos, datados historicamente e delimitados geograficamente, portanto são formas de saberes relativos e variáveis, conforme a cultura e época.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuído de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possui entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
	
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.
	
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(Interbits 2012) O estudo da religião é uma atividade desafiadora, que impõe demandas muito especiais à imaginação sociológica. Ao analisar práticas religiosas, temos que compreender as muitas crenças e rituais diferentes encontrados nas diversas culturas humanas. (GIDDENS, A. Sociologia. 6ª edição. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 483.) A abordagem sociológica acerca do fenômeno da religião é bastante variada. Karl Marx, ao analisar a função da religião na sociedade capitalista, faz uma interpretação bem diferente daquele de Durkheim e de Weber. Que abordagem é essa adotada por Marx?
		
	
	Marx compreende a religião como um produto da indústria cultural. Tal como os produtos culturais de massa, a religião tem a característica de inebriar a população, fazendo com que ela não perceba os problemas sociais. É por isso que ele afirmou que ¿a religião é o ópio do povo¿.
	
	Marx analisa a religião a partir do totemismo australiano. É desse modelo religioso que ele extrai a importância da religião para a solidariedade orgânica no capitalismo.
	
	Marx considera a religião como elemento fundante do capitalismo moderno. Para ele, a religião oferece a base sobre a qual a moral burguesa irá se constituir. A essa base ele deu o nome de espírito do capitalismo.
	 
	Marx faz uma abordagem otimista acerca da religião. Segundo ele, todas as religiões, em um sistema capitalista mundial, tendem a se sincretizar em um único modelo religioso de valorização do homem enquanto ser fundamental.
	 
	Marx relaciona a religião com a alienação e a ideologia. Segundo ele, a religião conforma os homens no regime de dominação no qual eles vivem, destituindo-os da sua capacidade de transformação da realidade e justificando desigualdades e injustiças em nome de deuses que são, na verdade, fruto da criação humana.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	Antropologia.
	 
	Sociologia.
	
	Ciência Política.
	
	Economia.
	
	História.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A construção de imaginação sociológica descrita pelo sociólogo Wright Mill (1959) implica:
I- Na mudança de perspectiva, no estabelecimento de relações entre as diferentes instâncias daquilo que constitui o individual e o social.
II -Na manutenção de perspectiva, no estabelecimento de relações entre as diferentes instâncias daquilo que constitui o individual e o social.
III- Ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive.
IV- Ao processo do qual o indivíduo não consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive.
Estão corretas as opções:
		
	
	I e IV
	 
	III e IV
	 
	I e III
	
	I,II e III
	
	II e III
	
Explicação:
O sociólogo Wright Mills (1959) denominou de imaginação sociológica ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive, o que reforça a mudança de perspectiva no estabelecimento destas relações.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quais as áreas que formam o conjunto de disciplinas das Ciências Sociais?
		
	
	Ciência Política, Ciência das Mídias e Antropologia.
	
	Biologia, Química e Física.
	 
	Ciência Política, Sociologia e Antropologia.
	
	Astronomia, Física e Biologia.
	
	Antropologia, Sociologia e Astronomia.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O senso comum analisa os problemas sociais de forma etnocêntrica. Assim, o etnocentrismo é: 
		
	 
	Visão de mundo característica de quem tem uma postura neutra perante ao objeto de estudo que pode ser um grupo ou uma sociedade.
	
	Visão de mundo característica de quem tem uma postura científica perante ao objeto de estudo que pode ser um grupo ou uma sociedade.
 
	 
	Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
	
	Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente ora mais importante, ora menos importante do que os demais.
	
	Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente menos importante do que os demais.
	
Explicação:
 Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Assinale, entre as alternativas abaixo, a única em que NÃO HÁ a presença de pelo menos uma das ciências sociais.
		
	
	Linguística, geografia, economia, antropologia e psicologia;
	 
	Química, matemática, física, biologia e botânica;
	
	Sociologia, química, física, biologia e botânica;
	
	Matemática, psicologia, biologia e antropologia.
	
	Sociologia, antropologia e ciência política;

Continue navegando

Outros materiais