Questionario Patologia
5 pág.

Questionario Patologia


DisciplinaPatologia Básica2.599 materiais28.925 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Cód.: 36176)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Explique por que a determinação da quantidade de enzimas presentes no plasma (creatinofosfoquinase, por exemplo), pode colaborar para o diagnóstico do infarto do miocárdio.
		
	
Resposta: Esse tipo de enzima ajuda na obtenção de energia pelas células sanguíneas, facilitando uma maior vascularização e consumo de oxigênio. O infarto do miocárdio é detectado por meio de coleta de sangue. No entanto, isso ocorre por uma obstrução das artérias que levam sangue ao coração e as atividades do músculo miocárdio são diminuídas devido a essa deficiência de suprimento sanguíneo.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 69567)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Explique, com base nos sinais de Celsius, porque a garganta de Simone, que está com amigdalite, ficou vermelha, inchada, dolorida e quente. 
		
	
Resposta: A temperatura interna normal do corpo é de 36,5°C. Esses sinais citados no enunciado ocorre devido ao processo inflamatório da garganta que ocorre devido aos seguintes sintomas: dor, calor, rubor, edema e a temperatura se eleva. 
	
	 9a Questão (Ref.: 201201796471)
	10a sem.: imunopatologia
	Pontos: 1,2  / 1,5 
	Ana, de 40 anos, fumante, apresenta artrite reumatóide. Explique no que consiste essa patologia e qual o tipo de hipersensibilidade envolvida. O tratamento fisioterápico pode curar essa doença?
		
	
Resposta: É uma inflamação crônica da membrana sinovial da cartilagem articular,causando edema e muita dor na articulação. hipersensibilidade tipo II. O tratamento fisioterápico não cura,mas pode ajudar bastante na reabilitaçãoda área alterada.
	
Gabarito: Essa é uma doença inflamatória sistêmica, crônica, de origem desconhecida. Seu traço característo é a sinovite inflamatória persistente, geralmente simétrica, envolvendo articulações periféricas. Ocorre inflamação da membrana sinovial, destruição articular progressiva e perda da função física. A artrite reumatóide é uma doença inflamatória auto-imune, uma hipersensibilidade do tipo III generalizada. O tratamento fisioterápico não leva à cura, tampouco o medicamentoso.
	 7a Questão (Ref.: 201301302740)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique por que a determinação da quantidade de enzimas presentes no plasma (creatinofosfoquinase, por exemplo), pode colaborar para o diagnóstico do infarto do miocárdio.
		
	
	
Gabarito: Isso ocorre porque as enzimas avaliadas são intracelulares, ou seja, deveriam estar dentro das células do miocárdio. Se forem localizadas em um hemograma, significa que deixaram seu lugar de origem - as células cardíacas - e estão na circulação. Isso só ocorre se tais células cardíacas se desestruturarem, que é o que acontece após a necrose de coagulação que caracteriza o infarto do miocárdio.
	
		 8a Questão (Ref.: 201102229875)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Ao agirem sobre as células, os agentes lesivos causam lesões reversíveis ou morte celular. Produzir LESÕES REVERSÍVEIS ou não depende da natureza do agente agressor, da intensidade e duração da AGRESSÃO. Morte celular é um processo e, como tal, uma sucessão de eventos, sendo às vezes muito difícil estabelecer qual o fator que determina a irreversibilidade da LESÃO. Se a morte celular ocorre no organismo vivo e é seguida de autólise, o processo recebe o nome de NECROSE. Além da necrose, há um tipo de morte celular por um processo ativo no qual a célula sofre um controle intrínseco conhecido como APOPTOSE. Com base nas informações, estabeleça as diferenças entre os tipos de MORTE CELULAR:
		
	
	
Gabarito: APOPTOSE: - determinada geneticamente/ ocorre dentro de intervalos fisiológicos/a célula fica compactada/processos intrinsicamente regulados/participa do equilíbrio homeostático do organismo/fenômenos celulares individuais (suicídio celular)/vesículas removidas por fagocitose)/não desencadea processo inflamatório. NECROSE: - não determinada geneticamente/resultante de alterações súbitas de um ou mais intervalos fisiológicos/ citoplasma sofre tumefação/não participa da homeostase/fenômeno coletivo a todas as células vizinhas/ desencadea processo inflamatório/originam cicatrizes.