etica ESCRITO
7 pág.

etica ESCRITO


DisciplinaÉtica I9.832 materiais54.034 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1a Questão (Ref.: 201301430182)
	6a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	O médico prescreveu para a Sra SBv, de 60 anos, internada na unidade de Hematologia, uma bolsa de concentrado de hemácias. Ao receber o sangue do serviço de hemoterapia, o enfermeiro, na pressa, não fez a conferência do rótulo da bolsa com a prescrição médica e com o nome da paciente e assim iniciou a infusão do hemocomponente. Após 10 minutos de infusão, o paciente apresentou reação transfusional. Foi verificado que o nome da paciente, bem como o tipo de sangue, que constava no rótulo da bolsa não era da paciente SBv. Analisando os fatos acima, e considerando os aspectos éticos e legais do enfermeiro. Descreva a Inobservância do dever cometido pelo profissional ?
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Imprudência
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301430187)
	8a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem ¿ COFEN, no uso das suas atribuições legais e regimentais.CONSIDERANDO a Lei nº 5.905/73, artigo 8º, IV e V. CONSIDERANDO a Lei nº 7.498/86 e seu Decreto Regulamentador nº 94.406/87.CONSIDERANDO o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN nº 240/2000, em seu artigo 51. De acordo com a Resolução 278/2003 do COFEN, que dispõe sobre sutura realizada por Profissional de Enfermagem. Descreva a conduta correta do profissional enfermeiro mediante a situação acima PERMITIDA POR Lei?
		
	
Sua Resposta: as situacões de urgencia. mesmo assim tem que fazer um relatorio minucioso, onde deve constar todos aspectos envolvidos no caso. o enfermeiro obstreta pode realizar a episiorrafia.
	
Compare com a sua resposta: É ato de Enfermagem, quando praticada por Enfermeiro Obstetra, a episiorrafia.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301430189)
	8a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. No seu ART. 1o pode-se identificar que é livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, desde que observadas disposições desta lei, que em seu Art. 11, trata : O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente. Discorra qual a condição que não é permitido ao enfermeiro a circunstância da Lei citada acima?
		
	
Sua Resposta: e
	
Compare com a sua resposta: Planejamento,execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301430180)
	6a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	A enfermeira Tereza trabalha em determinada instituição de Saúde, na qual é observado total desrespeito ao direito previsto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no que tange às condições dignas para o exercício profissional e desrespeito à legislação do setor saúde. Neste caso, cabe ao profissional, entre outras, as seguintes ações a serem cumpridas pelo profissional de enfermagem em seu pleno exercício, mediante Lei 7.498/86. Descreva as ações a serem cumpridas pelo profissional de enfermagem ?
		
	
Sua Resposta: s
	
Compare com a sua resposta: Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, reinvidicando melhores condições de assistência, manter suas atividades, apesar do desrespeito à legislação do setor saúde, quando se tratar a assistência, de uma emergência, recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de equipamentos de proteção individual, definidos na legislação específica e negar-se a executar atividades em condições de trabalho que ponham em risco a coletividade sob seus cuidados.
	 1a Questão (Ref.: 201301430188)
	8a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Pelo art. 35 do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, que trata das relações do enfermeiro com a pessoa, a família e a coletividade, configura proibição a esse profissional. Descreva em que situação, leva, o profissional enfermeiro registrar as informações com a família e a coletividade?
		
	
Sua Resposta: M
	
Compare com a sua resposta: Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301462982)
	6a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	Podemos dizer qua a Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. De acordo com os parágrafos, qua trata: Da Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro e os aspectos históricos e evolutivo da Legislação de enfermagem, em seu exercício profissional. Pergunta-se: Qual a origem das normas e regras sociais e sua importância na regulamentação das atividades da equipe de enfermagem hoje. 
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Desde a Antigüidade existem normas regulando as relações das pessoas em sociedade. As normas antes buscavam estabelecer regras para o convívio social, os direitos e deveres dos indivíduos, mas também impunham sanções ou reprimendas a quem não as cumprisse.O código de Hamurabi. A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986 regulamenta o exercício da enfermagem em todo o território nacional. Ela estabelece os direitos e as competências de cada categoria da enfermagem.Discute a responsabilidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares, sobretudo quando ocorrem casos de denúncias de negligência, imperícia ou imprudência cometida por estes profissionais que, de alguma forma, acarretam prejuízos ao cliente, à instituição e à reputação da profissão.Responsabilidade: tem a conotação de obrigação, compromisso ou dever de satisfazer ou executar alguma coisa que se convencionou ou, suportar as sanções ou penalidades decorrentes dessa obrigação. 
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301175952)
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem precisa se afastar de suas atividades Por 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital. Ao receber fiscalização do COREN, o conselho notifica a instituição e abre-se uma investigação contra a Enfermeira podendo resultar em ______________________________.
		
	
Sua Resposta: suspenção das suas atividades
	
Compare com a sua resposta: processo administrativo conforme lei em vigor
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301266445)
	
	José, enfermeiro, intimado a testemunhar em caso em que se fará necessário a revelação de fato sigiloso, que tomou conhecimento em razão de sua atividade profissional, deve, de acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem, atender a qual princípio legal, diante da Lei do exercício profissional (7.498/86).