Buscar

Conceitos de Microeconomia

Prévia do material em texto

Av1 - Microeconomia
Você já deve ter se perguntado o motivo do preço de uma mercadoria qualquer ser aquele. Ou seja, o preço de uma determinada mercadoria poderia estar 10% maior ou menor, mas por que será que ele é aquele? Para entendermos isso, termos que entender como o mercado (compradores e vendedores) atinge o seu equilíbrio e como as forças de mercado interagem. Sobre o conceito de mercado e equilíbrio de mercado analise as afirmações a seguir:
I. Demanda é a quantidade desejada de bens ou serviços por determinado preço em determinado período de tempo;
II. A Oferta é um conceito econômico relacionado ao fato de o empresário dispor (oferecer) o seu produto no mercado;
III. A situação de equilíbrio de mercado consiste no ponto de equilíbrio que é obtido quando, a um determinado preço de um bem/serviço, a quantidade demandada (Qd) é igual à quantidade ofertada (Qo).
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
 a)
 I, apenas
 b)
 II, apenas
 c)
 I e II, apenas
 d)
 II e III, apenas
 e)
 I, II e III
2)
Alguns termos e conceitos são requisitos básicos para que você possa compreender melhor os noticiários da Web e da TV, frequentemente nos deparamos com termos relacionados com a Economia. A Ciência Econômica é considerada uma ciência social. A palavra economia deriva do grego oikonomía, originada de oikos, que significa casa, e nómos, que significa lei, tendo, portanto, a significação de administração de uma casa, ou do Estado. Sobre a economia complete as lacunas a seguir.
Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos _____________________na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são__________________, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da_____________________.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
 a)
 escassos - ilimitadas - sociedade
 b)
 ilimitados - escassas - sociedade
 c)
 escassos - limitadas - economia
 d)
 ilimitados - limitadas - economia
 e)
 internacionais - finitas - sociedade
3)
Os fatores de produção são finitos, o que nos leva a pensar sobre os problemas econômicos existentes e os dilemas que enfrentamos em relação a isso (o que produzir, como produzir, quanto produzir e para quem produzir). Os recursos produtivos, fatores de produção ou meios de produção referem-se aos recursos utilizados pela sociedade para produzir bens e serviços. Eles estão agrupados em grandes categorias. Sobre as categorias dos recursos marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) recursos naturais
( ) recursos humanos
( ) capital
( ) tecnologia
( ) subsídios
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
 a)
 V - F - F - V - V
 b)
 V - F - V - V - F
 c)
 F - V - F - V - F
 d)
 F - F - V - F - V
 e)
 V - V - V - V - F
4)
Economia é a ciência humana que estuda os fenômenos relacionados à utilização dos recursos produtivos de forma que se possa atender às necessidades humanas (de bens e serviços), decorrente do comportamento humano. Sobre a relação da microeconomia com o comportamento dos agentes econômicos analise as afirmações a seguir:
I. Existe o comportamento individual das pessoas (consumidores, trabalhadores, empresários, etc.);
II. Existe o comportamento das empresas (comércio, indústrias, prestadoras de serviços, etc.);
III. O comportamento individual é muito complexo, sendo assim, é melhor analisado sob a ótica da macroeconomia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
 a)
 I, apenas
 b)
 II, apenas
 c)
 I e II, apenas
 d)
 II e III, apenas
 e)
 I, II e III
5)
As medidas de elasticidade mensuram a magnitude das alterações dos preços (e da Renda) sobre a Oferta e a Demanda. A resposta relativa da quantidade demandada de um bem às variações da renda do consumidor, ou, de outra forma, à variação percentual na quantidade procurada de um bem em relação a uma variação percentual na renda do consumidor, denomina-se:
Alternativas:
 a)
 Elasticidade-preço da demanda
 b)
 Elasticidade-renda da demanda
 c)
 Elasticidade cruzada da oferta
 d)
 Elasticidade-média da demanda
 e)
 Elasticidade-total da oferta
Av2 - Microeconomia
Existem quatro estruturas de mercado, uma delas é a concorrência perfeita. As firmas que compõem um mercado de concorrência perfeita são price takers ou tomadoras de preços (precisam copiar o preço de equilíbrio do mercado), ou seja, elas precisam estar "de olho" no preço de seus concorrentes, a fim de sempre poderem competir com eles e, assim, gerir os seus custos, buscando sempre minimizá-los. Sobre as principais características de empresas que atuam em concorrência perfeita marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) grande número de compradores e vendedores
( ) produto homogêneo
( ) simetria da informação
( ) perfeita mobilidade de empresas (não há barreiras para a entrada de novos participantes)
( ) curva de demanda com inclinação positiva
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
 a)
 V - F - F - V - V
 b)
 V - F - V - V - F
 c)
 V - V - V - V - F
 d)
 F - V - F - V - F
 e)
 F - F - V - F - V
2)
Embora os indicadores de produtividade nos possibilitem saber como um processo produtivo pode ser melhorado, há limitações que impedem que os níveis de produção sejam elevados, pois toda empresa possui a sua Curva de Possibilidade de Produção (CPP), a qual não pode ser alterada no curto prazo. Sobre os limites de produção de uma organização analise as afirmações a seguir:
I.Se o empreendedor elevar o seu fator de produção variável sem o incremento do fator de produção fixo, ele incorrerá na chamada lei dos rendimentos marginais decrescentes, afinal há um limite da possibilidade de produção numa mesma máquina;
II.O limite de produção, que analisa os fatores fixos e variáveis empregados no processo produtivo, possui uma representação gráfica que chamamos de Curva de Possibilidades de Produção (CPP);
III.A CCP, que indica o limite de produção, indica a capacidade produtiva máxima de um determinado empreendimento, considerando a associação de capital (máquinas e equipamentos) com o pessoal empregado na atividade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
 a)
 I, apenas
 b)
 II, apenas
 c)
 I e II, apenas
 d)
 I e III, apenas
 e)
 I, II e III
3)
Os deslocamentos das curvas de oferta e de demanda terão como reflexos novas situações de equilíbrio, que farão com que as empresas ofertantes elevem ou diminuam a sua produção ante a demanda apresentada. Dentro da microeconomia tais assuntos são estudados na Teoria da Produção. Sobre os principais conceitos da Teoria da Produção, associe os conceitos apresentados a seguir com o seu respectivo nome.
CONCEITO:
1. É o insumo utilizado na produção que se mantém inalterado no curto prazo.
2. É o insumo utilizado na produção de um bem que pode ter sua quantidade alterada no curto prazo.
3. É o volume de itens produzidos por um fabricante ou prestador de serviços em um determinado período de tempo.
4. É a quantidade de itens produzidos quando comparada à produção por unidade de avaliação.
5. É o volume de produção que se obtém conforme se acrescenta uma nova unidade de fator variável
NOME:
( ) Fator fixo
( ) Fator variável
( ) ProduçãoTotal
( ) Produto Médio
( ) Produto Marginal
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
 a)
 5 - 4 - 3 - 2 - 1
 b)
 1 - 2 - 3 - 4 - 5
 c)
 4 - 3 - 5 - 1 - 2
 d)
 2 - 3 - 1 - 4 - 5
 e)
 3 - 1 - 5 - 4 - 2
4)
O monopólio é foco de constantes debates, protestos, enfim, ele mexe consideravelmente com a economia. A palavra monopólio tem origem grega que significa "direito exclusivo de comércio", sendo que mono significa "único"; enquanto que polien, significa "vender". Sobre as principais características do monopólio analise as afirmações a seguir:
I. É uma estrutura de mercado com apenas um único produtor;
II. Não existem produtos similares, ou seja, bens ou serviços substitutos;
III. Ocorre a existência de barreiras que impedem a entrada de novas empresas no mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
 a)
 I, apenas
 b)
 II, apenas
 c)
 I e II, apenas
 d)
 I e III, apenas
 e)
 I, II e III
5)
Tal como nós, as firmas não existem sozinhas em uma sociedade. Elas estão inseridas em mercados que podem ter diversas características, sendo que, sob a ótica dos produtores, os mercados têm suas estruturas compostas por três variáveis fundamentais, tais características vão determinar a estrutura de mercado em que uma empresa estará atuando. Sobre as variáveis fundamentais para a definição de um mercado analise as afirmações a seguir:
I. Considera o número de firmas (empresas) produtoras;
II. A diferenciação do produto é fator relevante;
III. A existência de barreiras para entrada de novas empresas é uma variável fundamental.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
 a)
 I, apenas
 b)
 II, apenas
 c)
 I e II, apenas
 d)
 I e III, apenas
 e)
 I, II e III

Continue navegando