Buscar

Resenha 1984 Rodrigo Kusumota Bonini

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha: 1984
George Orwell (1949)
A história do livro, publicado em 1949, se passa em 1984, em um mundo dividido em três grandes potencias: Oceania, Lestásia e Eurásia. O protagonista é Winston Smith, vive na Inglaterra. Nessa época vive preso num sistema totalitário regido por um Estado implacável, aonde a liberdade de pensamento terminou e cada vez mais os desejos humanos são suprimidos em prol de uma sociedade aonde todos vivem sozinhos. Winston trabalha censurando as notícias e fatos, para sempre dar razão ao governo.
	 Para conseguir ficar no poder o partido do Grande Irmão usa a teletela, um tipo de televisão que transmite e envia imagem ao mesmo tempo, as pessoas são vigiadas o tempo todo, não tem privacidade e assim precisam estar sempre atentos para não falar ou fazer nada contra os interesses do governo. Outra forma do governo controla os pensamentos do povo e a Novi língua, ouve limitações e eliminadas palavras como “liberdade”. Mas se mesmo assim alguém pensar de maneira inadequada, será preso pela polícia das ideias e torturado pelo ministério do amor (Minimor, em Novilingua). 
Além desse, mais três ministérios mantêm o funcionamento dessa sociedade: o Ministério da Paz (Minipaz), responsável pela Guerra, que é considerada necessária para manter o domínio dos poderosos e limitar o acesso do restante da sociedade à educação, alimentação, cultura etc; o Ministério da Pujança (Minipuja), responsável por manter a fome, a qual, no entanto, é negada pelos índices apresentados à população, que, embora destituída do mínimo necessário para manter a sua dignidade, ainda comemora o falso crescimento apresentado nos relatórios desse ministério; e o Ministério da Verdade (Miniver), responsável pelas mentiras por meio das quais o Governo altera o passado, garantindo a manutenção de seus interesses no futuro.
Quanto mais conhece as manipulações do partido, mais Winston se rebela isso o leva a escrever um diário (ato considerado criminoso), espera q seja lido por O’Brien um colega de trabalho, Winston suspeita que também tenha aversão pelo grande irmão. O'Brien não é a única pessoa do ambiente de trabalho que chama a atenção de Winston, ele também observa uma garota de cabelos pretos, rosto sardento e movimentos atléticos, adepta da Liga Juvenil Antissexo (sexo é considerado crime). Para surpresa dele, recebe um bilhete dessa garota, no qual estão escritas as seguintes palavras: “amo você”. Isso faz com que Winston queira mais ainda sua liberdade e decide arriscar tudo ao lado da moça. 
NADA é mais atual que 1984.A sensação de ter levado uma surra muito forte. 1984 é "A Distopia". Realmente surpreendente como George Orwell previu um complexa estrutura de interesses e relações sociais que descreve a sociedade ocidental atual – em alguns momentos, com tamanha similaridade que chega a ser assustador.
No livro de Orwell, há um retrato cruel de até onde pode ir a invasão de privacidade e a opressão de direitos e valores. A cada capítulo, somos apresentados a um aspecto daquela sociedade, aonde dezenas de engrenagens montam um sistema praticamente inquebrável, desde a sociedade dividida em classes até a alienação do setor operário. Alguma semelhança com o mundo atual? Pois é. 
 
Rodrigo Kusumota Bonini

Outros materiais