Buscar

Auditoria Operacional - Discursivas

Prévia do material em texto

Auditoria Operacional
1) Obedecendo a este princípio, o administrador público está sujeito aos mandamentos da lei e exigências do bem comum, sendo que este não deve ser afastar ou desviar, sob pena de praticas ato inválido, expondo-se à responsabilidade disciplinar, civil ou criminal. Qual é o princípio relacionado à esta afirmação?
Gabarito: Princípio da Legalidade
2) De acordo com qual legislação foi instituída a figura do TCU?
Gabarito: Constituição Federal
3) A auditoria interna é encarregada da: verificação da qualidade do sistema de controle interno como um todo, ou seja, a aferição, através de uma revisão e avaliação regular e independente de como funcionam os procedimentos de controle existentes nas atividades contábeis, financeiras, administrativas, operacionais e técnicas, em todas as áreas da organização. Incorreto? Explique sua resposta.
Gabarito: Não. Porque a auditoria interna apresenta um enfoque dominante de auditoria operacional, ou seja, verificando o desempenho ou forma de operar dos diversos órgãos e funções de uma entidade. Deste modo, testa como funcionam os diversos setores, visando, principalmente, à eficiência, à segurança no controle interno e à obtenção correta dos objetivos.
4) Pesquisando na internet podemos encontrar a afirmação de Franco e Marra (1992) que explicam que o planejamento adequado pressupõe a formulação do programa de auditoria, que consiste no plano de trabalho para exame da área específica, prevendo os procedimentos que deverão ser aplicados para que se possa alcançar o resultado desejado. Eles estão errados?
Gabarito: Não.
5) Existem alguns motivos para que as entidades, sejam públicas ou privadas, passem por auditoria. Cite alguns deles e comente a sua motivação.
Gabarito: Por força de disposição legal: A CVM, por força de lei, obriga que as sociedades anônimas passem por auditorias periódicas. Além disso, bancos, seguradoras, bem como entidades filantrópicas, por exemplo, que recebem dinheiro de doação e que precisam provar a correta destinação dos fundos; As empresas ainda podem passar por auditoria por exigência dos sócios ou acionistas, para verificar a veracidade dos dados; Bem como pode haver a solicitação da auditoria por parte do governo, de forma periódica, para melhoria contínua do processo ou por alguma razão em especial. No caso de empresas que irão passar por mudança de controle acionário, a empresa que irá adquirir o controle pode pedir que esta passe por auditoria para confirmar as demonstrações contábeis; No governo, para verificação das contas públicas.
6) Para que desenvolvemos o sistema de controle e auditoria, considerando como premissa básica, dois fatores para a definição das prioridades de trabalho, o risco e o interesse, da administração?
Gabarito: Para reduzir a subjetividade na definição dos segmentos com maior grau de risco.
7) A auditoria interna normalmente subordina-se a que área da empresa?
Gabarito: Presidência, ou em casos análogos ao cargo mais alto da administração da empresa.
8) Dentro da abrangência da auditoria operacional caracterize como as pessoas podem ser fiscalizadas.
Gabarito: Mediante a Tomada de Contas, na forma de ordenadores de despesa das unidades da administração direta, ou na forma de arrecadadores de bens, dinheiro ou valores do Estado, ou ainda como aqueles que façam algum tipo de perda, subtração, extravio ou estrago de valores ou bens do Estado; Além disso, das pessoas ainda por ser exigido que no papel de Prestação de Contas estes respondam como dirigentes das entidades de Administração Direta, responsáveis por entidades ou organizações, de direito público ou privado, que recebam de alguma forma subvenções ou transferências à conta do Tesouro.
9) A ______________, pelas suas finalidades, dá suporte ao pleno exercício da supervisão ministerial. Um dos aspectos considerados é a verificação da observância, pelos órgãos e entidades, de que as suas atividades obedecem aos princípios fundamentais da administração contidos na reforma consubstanciada no Decreto-lei n.º 200/1967. Ó espaço em branco pode ser preenchido por qual tipo de auditoria?
Gabarito: Governamental
10) A ____________ é um organismo internacional cujo objetivo é fomentar o intercâmbio de ideias e experiências entre entidades fiscalizadoras superiores quanto ao controle das finanças públicas. Entre os documentos elaborados pela __________, destacam-se a Declaração de Lima, o código de ética e normas de auditoria. Na Declaração de Lima, só constam o controle prévio e o controle posterior, ao passo que, no Brasil, além desses, há o controle concomitante, por expressa disposição legal. Que órgão pode ser usado para preencher os espaços em branco?
Gabarito: INTOSAI
11) A função básica da auditoria interna, de assegurar o sistema de controle interno eficaz, desobriga os executivos das responsabilidades de verificação e controle nos seus respectivos setores. Esta afirmação está correta ou incorreta? Explique sua resposta.
Gabarito: Incorreta, porque é obrigação dos executivos da empresa terem responsabilidade sobre as tarefas que lhe são atribuídas, aqui considerando seu grau de importância e representatividade.
12) É uma ferramenta que, se bem utilizada, possibilita às empresas condições para a tomada de decisões estratégicas relevantes, gerando métodos que possibilitem o fortalecimento de seus controles internos trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado. De que tipo de auditoria falamos?
Gabarito: Preventiva.
13) Compete ao __________________fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo. O espaço em branco pode ser substituído por qual termo?
Gabarito: Controle Externo
14) Qual o objetivo da auditoria operacional?
Gabarito: Ela tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir o que se espera da empresa.
15) A auditoria interna pode atuar como uma ramificação da auditoria externa ou independente?
Gabarito: Sim, mas esta definição parte da empresa quando da determinação do escopo que será
executado pela auditoria externa.
16) Considerando a importância da auditoria seja ela interna ou externa, qual das duas é considerada uma auditoria independente?
Gabarito: A auditoria externa.
17) Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), a auditoria interna pode ser identificada como um serviço ou departamento de uma entidade, incumbido de verificações e avaliações dos sistemas e procedimentos organizacionais com vistas a minimizar as probabilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes. Eles estão corretos? Explique sua resposta. Gabarito: Sim, porque os trabalhos da auditoria interna consistem em fazer análises, revisões e avaliações independentes e objetivas, dos procedimentos e atividades existentes; informar acerca da situação encontrada, e quando julgue necessário, recomendar trocas ou outras medidas que sejam tomadas em consideração pelos funcionários encarregados da administração e das operações.
18) Quais os estágios da auditoria operacional?
Gabarito: Planejamento, execução, relatório e acompanhamento.
20) Qual a abrangência da auditoria governamental quanto as entidades? Ou seja, quais são as entidades que podem passar por esse tipo de auditoria?
Gabarito: Entidades de administração indireta: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, serviços sociais e autônomos, fundos especiais de investimento, entre outras.
21) Com a expansão das atividades e dos processos, sentiu-se a necessidade de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos internos, diante do fato de que, de acordo com o crescimento das organizações, o administrador, ou proprietário da empresa, não poderia supervisionar pessoalmente todas as etapas das diversas atividades de seu negócio. Por quê?
Gabarito: Para evitar a exposiçãodesnecessária de riscos em seu negócio.
22) Podemos conceituar auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Certo ou errado? Justifique sua resposta.
Gabarito: Certo. Porque ele deve ser entendido como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes políticas e objetivos por aquela determinados.
23) Na administração pública a auditoria governamental é exercida de forma direta e indireta. Quais os representantes dessas duas categorias?
R: A Administração Pública direta é aquela que é exercida pela união, Estados e Municípios, utilizando-se dos ministérios, secretarias e outro órgãos. Já a administração indireta é aquela representada pelas autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas.
24) Podemos conceituar auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficácia e eficiência de outros controles. Certo e errado? Justifique a sua resposta.
R: Certo. Porque ele deve ter entendido como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes políticas e objetivos por aquela determinados.
25) Que ação das empresas têm aumentado a confiabilidade nas informações contábeis, no atendimento a normas e no cumprimento da legislação? Explique sua resposta.
R: A de implantação de controles internos, porque nesse contexto o enfoque da Contabilidade que era tradicionalmente o exame das demonstrações contábeis tem mudado para o entendimento do risco do negócio e do ambiente de controle da empresa.
26) A priorização dos projetos de auditoria inicia-se com a definição dos fatores de?
R: Risco.
27) O que estabelecem as normas de auditoria?
Gabarito: as normas de auditoria estabelecem os requisitos mínimos que devem ser observadas pelo auditor e pela instituição que fará a auditoria na realização do processo auditorial englobando todas as suas fases: planejamento, execução, relatório e acompanhamento.
28) Dentro da auditoria governamental existem dois tipos principais que se destacam. Quais são eles? Como podem ser definidos?
Gabarito: Tributária ou fiscal: feita pelo governo para conhecer, dentro do patrimônio privado, os principais aspectos com relação à arrecadação e destinação de impostos, como por exemplo, o FGTS ou o INSS. Auditoria de gestão pública: realizada pelo Estado dentro de seus poderes para que sejam verificados os princípios inerentes a sua gestão, que segundo a Constituição Federal de 1988.
29) A função básica da auditoria interna, de assegurar o sistema de controle interno eficaz, desobriga os executivos das responsabilidades de verificação e controle nos seus respectivos setores. Esta afirmação está correta ou incorreta? Explique sua resposta.
Gabarito: Incorreta, porque é obrigação dos executivos da empresa terem responsabilidade sobre as tarefas que lhe são atribuídas, aqui considerando seu grau de importância e representatividade.
30) O princípio da ____________ possui relação com a própria finalidade pública, sendo que esta não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar determinadas pessoas.
Gabarito: Impessoalidade.
31) Qual o objetivo dos procedimentos de auditoria aplicados na fase de execução?
Gabarito: Na fase de execução serão aplicados os procedimentos de auditoria com a finalidade de se obter provas ou evidências que constarão no relatório de auditoria.
32) Como pode ser descrita a função da Auditoria Governamental?
Gabarito: Comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da administração direta e entidades supervisionadas da administração federal, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
33) De acordo com o posicionamento defendido pela maioria dos doutrinadores, quais os estágios em que se desenvolve a auditoria operacional?
Gabarito: A auditoria operacional é desenvolvida em quatro estágios: planejamento, execução, relatório e acompanhamento.
34) No que diz respeito às normas relativas à pessoa do auditor, são normas que servem para regular e orientar o trabalho dos auditores, servindo como guias em sua atuação. Dentro destas normas existem alguns preceitos, cite alguns deles:
Gabarito: Independência, soberania, zelo professional, controle de qualidade, imparcialidade e conhecimento técnico.
35) Qual o objetivo da auditoria operacional?
Gabarito: Ela tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir o que se espera da empresa.
36) O princípio da ____________ possui relação com a própria finalidade pública, sendo que esta não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar determinadas pessoas.
Gabarito: Impessoalidade
37) Como pode ser definida a eficácia dentro da auditoria?
Gabarito: A Eficácia está relacionada ao atingimento de determinada meta, sendo possível através dela a identificação do grau de sucesso dos objetivos de determinado programa, por exemplo.
38) Analisando a sua evolução histórica, verifica-se que a auditoria, usada atualmente como instrumento de trabalho, iniciou na Europa e depois da Revolução Industrial começou a ser utilizada em grandes empresas, em diversos países do mundo. Comente sobre os fatos que marcaram o surgimento da auditoria no Brasil.
Gabarito: Os principais acontecimentos que contribuíram para o surgimento da Auditoria no Brasil foram a instalação de Filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras; o financiamento concedido as empresas brasileiras mediante de entidades internacionais; o crescimento de empresas brasileiras e a necessidade de descentralização e diversificação de suas atividades; a evolução do mercado de capitais e, por fim e não menos importante, a criação de normas de auditoria promulgadas pelo Banco Central do Brasil em 1972 e a criação da CVM e da Lei da Sociedade por Ações.
39) No âmbito da Administração Pública, qual a justificativa para a existência de controles externos?
Gabarito: Os controles externos são necessários porque no âmbito da Administração Pública os dirigentes não podem agir com independência absoluta, ou seja, devem agir de acordo com as normas legais, praticando atos que sejam autorizados por lei e que objetivem o interesse ou fim público.

Continue navegando