Buscar

Método PEPS e UEPS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Método PEPS (Primeiro que entra, orimeiro que sai); significa que a primeira mercadoria que entra na empresa será a primeira a sair, em uma época de inflação, o método PEPS aumenta o lucro bruto, se está vendendo mercadorias mais antigas, estas foram mais baratas, porém sendo vendido por um preço atual esse lucro bruto fica superavaliado.
O LUCRO BRUTO é SUPERAVALIADO.
Quando se entrega mercadoria mais antiga o CMV fica SUBAVALIADO (pois pagou-se mais barato pela mercadoria mais velha).
No fim do período quando for fazer o balanço patrimonial, o ESTOQUE FINAL ficará SUPERAVALIADO (porque sobram na empresa as mercadorias novas, que se pagou mais caro).
Método UEPS ou LIFO (Último que entra, primeiro que sai); significa que a última mercadoria que netra na minha empresa será a primeiera a sair no momento da venda. Esse método não é aceito pela legislação fisco no Brasil.
Imaginemos em uma época de inflação, pelo método UEPS a empresa vai vender a mercadoria mais nova se pagou mais caro, o LUCRO ficará SUBAVALIADO, porque o CMV é superavaliado, porque vendemos mercadoria nova que teve uma custo maior; a mercadoria que sobrou para ser apresentada no balanço patrimonial foi a mercadoria mais antiga, sendo assim o ESTOQUEbai FINAL SUBAVALIADO.
No Método UEPS (Último a Entrar, Primeiro a sair) ou LIFO (Last In, First Out) é um dos métodos de avaliação de estoque onde as últimas mercadorias que entram são as primeiras a saírem, nesse método utiliza-se a data de aquisição da compra como referência pra se saber qual a última compra a entrar e qual sairá primeiro, o interessante desse método é que as saídas do estoque se dão pelos itens com maiores preços R$, e isso gera um cmv maior e logicamente um custo maior significa um lucro menor também. De acordo com a questão acima em uma sociedade com uma economia deflacionária caso fosse utilizado o método UEPS/FIFO, ocorreria que o resultado obtido espelharia o custo real maior dos itens específicos usados nas saídas, e o que sobraria no estoque seriam as compras mais antigas isso resultaria em um Resultado da Conta Mercadorias maior, um estoque final com custo maior. Analisando o contexto se a economia é deflacionária pelo método PEPS/FIFO, quando se vende os estoques mais antigos obtém-se um cmv maior do que o método UEPS quando são vendidos os estoques mais recentes, isso porque em uma economia deflacionária o primeiro a entrar tem valor superior que o ultimo que entra, assim em um ambiente deflacionário como o citado acima o método PEPS resultaria em um custo das mercadorias vendidas CMV MAIOR do que o CMV apurado pelo UEPS, uma pequena ilustração:
*ECONOMIA INFLACIONÁRIA - UEPS CMV – MAIOR
*ECONOMIA DEFLACIONÁRIA - UEPS CMV – MENOR
Com um cmv menor tem se um lucro maior e para o fisco seria uma vantagem que a empresa/instituição lucrasse mais pois, haveria uma arrecadação maior e com isso um aumento de receita pública que seria proveitoso para o país no aspecto de rentabilidade pois com uma receita maior nos cofres públicos haveria mais investimentos na economia do país, então em um cenário de economia deflacionária o método UEPS/FIFO seria melhor que o PEPS por uma questão lógica. o PEPS seria o não permitido se a economia fosse DEFLACIONÁRIA!

Continue navegando