Buscar

Dimensões da Qualidade na Volvo

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2_ » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:?????????????????????????????
	Professor:
	ALTAIR FONTES
	Turma: 9008/H
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 06/06/2015 08:07:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201308215350)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A escola das Ciências Humanas contribui muito na formulação dos conceitos de qualidade. Qual foi essa contribuição?
		
	
Resposta: Antigamente, as empresas não visavam o olhar do cliente para a organização, pode- se citar o caso do Henry Ford, que na sua linha de produção, utilizava o mesmo modelo de carro, com as mesmas caracteristicas,cor, no caso preto. Ali a produção não era de acordo com o "desejo" do cliente e sim com o que eles desidiam.Com o passar dos anos surgiram pensadores que criou uma nova linha de pensamento, visando a satisfação do cliente e o ele vê da empresa. As empresas hoje, demosntram a qualidade pela sua confiabilidade, durabilidade do produto, o surporte técnico dado a cliente entre outros. Assim, surgiu as normas como a ISO 9001:2000, FNQP, que são prêmios que reconhecem a qualidade da empresa, o que elevam o seu patamar no mercado econômico.
	
Gabarito: Ela fez perceber a importância de alguns fatores como motivação e atendimento das necessidades das pessoas na busca da obtenção da qualidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308056877)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Cada vez mais as empresas adotam indicadores de desempenho para seus processos, e é bastante comum também a citação de indicadores de qualidade. Qual a importância da adoção de indicadores de desempenho de processos ou de qualidade?
		
	
Resposta: Ao verificar o desempenho do processo é possível apurar os erros de fabricação, assim corrigí-los, também irá trabalhar na area de treinamento de seus funcionários, para que erros sejam evitados, assim, o trabalho será feito com maior qualidade e essa qualidade será percebida pelo cliente, o que gerará uma vantagem competitiva.
	
Gabarito: Para que se faça o gerenciamento é fundamental a medição dos resultados, e os indicadores têm esta finalidade, demonstrar em números, percentuais, índices, taxas ou da maneira mais apropriada, como está o desempenho de um processo ou atividade, comparando-o com resultados anteriores, com a meta estabelecida ou um valor de benchmark, para então direcionar corretamente as ações conforme a situação requerer.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308668899)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas empresas que ainda NÃO estão sensibilizadas com o conjunto teórico e prático das ações de GESTÃO das QUALIDADE - traduzem seu discurso em relação ao CLIENTE -(consumidor) como:
		
	
	Produzir os processos de excelência na produção, sempre focando nos controles e apurações dos erros de fabricação.
	
	Garantir e ampliar os tempos de garantia do produto, assim assegurando menos ações corretivas do pós-venda na empresa.
	
	melhorar constantemente os processos de confecção do produto na busca do atendimento aos anseios dos clientes por produtos de qualidade.
	 
	Presunção da empresa que o cliente deve aceitar o produto com está - porque não existe nenhuma concorrência competitiva de qualidade.
	
	Investir maciçamente na melhoria da qualidade de construção do produto em todas as suas fases de elaboração.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308272422)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1. A qualidade é um imperativo estratégico que pode ser especificamente quantificado em valores monetários para obter profundas melhorias de produtividade e lucratividade. A filosofia de zero defeito reduziria o custo total da qualidade. 
Para que alguns princípios fundamentais sejam implementados a abordagem precisa ter:
I. Dedicação da alta gerência e comprometimento por meio da elaboração de um documento com a política e os objetivos da empresa.
II. A equipe não necessita de treinamento constante sobre a política da empresa.
III. Recompensar somente àqueles que atingirem seus objetivos;
IV. O consumidor confia plenamente na produção dos produtos.
		
	
	c) Apenas a III está correta.
	 
	a) Apenas a I está correta.
	
	b) Apenas a II está correta.
	
	d) Apenas a IV está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308572446)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A qualidade é medida em diversas dimensões, como a conformidade, a confiabilidade, a durabilidade, a estética, o desempenho, a capacidade de assistência técnica e a qualidade percebida. A Volvo iniciou as suas atividades em 14 abril de 1927 na cidade de Gotemburgo, capital do condado de Vasttra Gotaland na Suécia. A ideia de seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larson, era a produção de veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época. Com base nas dimensões da qualidade, aponte a resposta que melhor represente a preocupação dos fundadores da Volvo.
		
	
	Desempenho e estética
	 
	Confiabilidade e durabilidade
	
	Confiabilidade e qualidade percebida
	
	Estética e qualidade percebida
	
	Conformidade e estética
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308575939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O atual dinamismo das organizações, aliado ao peso cada vez maior que a tecnologia exerce nos negócios, vem fazendo com que o tema processo e, mais recentemente gestão de processos (Business Process Management - BPM) seja discutido e estudado com crescente interesse pelas organizações.
Neste contexto, a ABC Cosméticos Ltda. decidiu implementar uma gestão por processos na empresa utilizando cinco passos fundamentais.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO representa um dos passos utilizados pela ABC Cosméticos na implementação de sua gestão por processos.
		
	 
	Implantação de uma nova estrutura organizacional ou organograma.
	
	Mapeamento detalhado dos processos.
	
	Implantação de um novo modelo de gestão.
	
	Definição de indicadores.
	
	Tradução do negócio em processos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308578382)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A certificação dos processos através das normas ISO estabelece alguns objetivos que são os seguintes: I - Economia - proporcionar valor agregado ao produto de forma que todos possam adquiri-lo; II - Segurança - Proteger a vida e a saúde dos clientes; III - Eliminação de barreiras técnicas e comerciais evitando a existência de regulamentos conflitantes entre países fabricantes; IV - Proteção do consumidor - prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade de bens e serviços. Estão corretos os seguintes itens:
		
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e III
	 
	III e IV
	
	I e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308196209)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Ferramenta da Qualidade muito utilizada pelas organizações, que é um método de gestão ou uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações necessárias para executá-las e acompanhá-las, a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento da organização, chama-se:
		
	 
	PDCA
	
	Diagrama de Pareto
	
	Matriz GUT
	
	Diagrama de Ishikawa
	
	BSC
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308196217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1986 a International Organization for Standardization - ISO publicou a ISO-8402-1986 (Quality Vocabulary) que definiu a auditoria da qualidade da seguinte forma: "Auditoria de Qualidade: Um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se estas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos". Em nossas aulas alguns tipos de Auditoria da Qualidade foram citados como:
		
	
	Auditorias de Sistema, Auditoriade Especificação e Responsabilidade
	 
	Auditorias de Sistema, Auditoria de Conformidade e Responsabilidade
	
	Auditorias de Sistema, Auditoria de Verificação e Responsabilidade
	
	Auditorias de Operacionalidade, Auditoria de Conformidade e Responsabilidade
	
	Auditorias de Segurança, Auditoria de Conformidade e Responsabilidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308178111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os critérios de Excelência da FPNQ (Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade), atualmente adotados por várias organizações brasileiras de classe mundial, constituem:
		
	
	A Norma de Excelência em Administração (NEA).
	 
	O Modelo de Excelência em Qualidade (MEQ)
	
	O Manual de Excelência em Administração (MEA).
	
	A Norma de Excelência em Gestão (NEG).
	
	O Modelo de Excelência em Administração(MEA)

Continue navegando