Buscar

AV2 Fund. Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV2_201402075618 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9006/V
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2015 21:07:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201402316344)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Rouquayrol (1999), os indicadores epidemiológicos são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Sobre o grau de excelência de um indicador NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	Para ser considerado válido, um indicador deve ser capaz de medir o fenômeno de interesse, ou seja, de medir o que se pretende.
	
	Para ser considerado relevante, um indicador deve ser capaz de responder a prioridades de saúde.
	 
	Um indicador é considerado confiável quando é capaz de reproduzir resultados diferentes quando aplicado em condições similares.
	
	Com relação ao custo-efetividade dos indicadores, os resultados devem justificar recursos e tempo.
	
	Para o indicador ser considerado ético, a coleta de dados não pode acarretar danos às pessoas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402239440)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Antes da criação do SUS, a aproximação entre a Epidemiologia e o planejamento saúde limitava-se às campanhas sanitárias e programas especiais de controle de doenças. Através da Lei 8.080/90 foram apresentadas as diretrizes do SUS, dentre as quais "a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e a orientação programática" (artigo 7o). Dentro desse contexto, explique o papel da epidemiologia no planejamento de ações em saúde.
		
	
Resposta: A Epidemiologia produz informações necessárias ao planejamento, e ações de vigilância se integram ao conjunto de serviços de saúde para a redução de riscos e incidência de doenças e óbitos. A aproximação entre a Epidemiologia e o Planejamento tende a transceder a dimensão técnica, ampliando o comprometimento com a prática social.
	
Gabarito: A disciplina é voltada para a produção de informações sobre a saúde da população. Dessa forma, a produção de conhecimento sobre a situação de saúde e a orientação de ações para modificá-la no sentido de melhorar a qualidade de vida da população são os interesses em comum da epidemiologia e do planejamento em saúde. A Epidemiologia produz informações necessárias ao planejamento e as ações de vigilância se integram ao conjunto de serviços de saúde para a redução de riscos e da incidência de doenças e óbitos. A aproximação entre a Epidemiologia e o Planejamento tende a transcender a dimensão técnica ampliando o comprometimento com a prática social. A Epidemiologia destaca os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as necessidades de saúde, cujas intervenções vão além da atuação sobre os fatores de risco e proteção. As necessidades de saúde estão relacionadas tanto aos problemas do estado de saúde (doenças, agravos, vulnerabilidades e riscos) quanto às dimensões positivas da saúde (qualidade de vida, bem-estar e autonomia).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402323763)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402193530)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL - World Health Organization Quality of Life) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre esse instrumento são feitas as seguintes afirmações: I O que se pretende avaliar através da aplicação desse questionário é a própria percepção do indivíduo respondente do questionário a respeito de sua qualidade de vida. II A qualidade de vida é avaliada através de três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas. III O WHOQOL-100 é composto por 100 questões que avaliam seis domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade /Crenças Pessoais. IV A qualidade de vida é avaliada através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402352309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre é a definição de:
		
	
	Iniquidades em saúde.
	 
	Determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	Complexo da qualidade de vida.
	
	Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
	
	Atenção primária à saúde.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402327298)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	 
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402327322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Brasil é o único país do mundo que se refere a estratégias de uso da Epidemiologia na sua constituição (Constituição Federal ¿ Artigos 196 a 200). A competência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) na execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de outras atribuições, resulta das peculiaridades de sua concepção, baseada na complexidade da dinâmica social e na aplicação de conhecimentos desenvolvidos a partir da nossa realidade de saúde, sendo,então, um modelo articulado com outros setores sociais públicos e privados, bem como com a sociedade civil. Quais das definições não corresponde a verdade?
		
	
	Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral. As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura.
	 
	Participação da população através das entidades representativas na formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução, somente no nível primário de governo.
	
	O princípio da Universalidade está relacionado ao direito universal ao atendimento, ou seja, todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda, caracterizando a saúde como um direito de cidadania, ao ser definido pela Constituição Federal como um direito de todos e um dever do estado.
	
	Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	
	Descentralização - Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo (municipal, estadual e federal).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402675607)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A taxa de crescimento populacional sofre influência de alguns fatores que impactam positiva e negativamente em uma população. Cite três fatores que interferem no crescimento populacional?
		
	
Resposta: Os fatores que interferem no crescimento populacional são falta de saneamento básico adequado, falta de prevenção de doenças e descaso no atendimento à saude da população, como má condições de atendimento e recursos.
	
Gabarito: Migração, natalidade e mortalidade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402313417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qualidade de Vida é um termo que representa uma tentativa de nomear características da experiência humana. Possui um conceito subjetivo que aborda diferentes dimensões da vida do ser-humano. Nesse contexto, são Componentes do Complexo da Qualidade de Vida COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Alimentação e Nutrição.
	 
	Posse de terras e imóveis.
	
	Cultura, esporte e lazer.
	
	Trabalho e renda.
	
	Saúde e educação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402209278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O artigo 37 da Constituição Federal (1988) estabelece que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Com relação aos princípios da impessoalidade é correto afirmar que:
		
	
	o gestor público deve levar ao conhecimento de todos os seus atos e os contratos que estabelece.
	 
	os atos de qualquer agente público devem obrigatoriamente ter como finalidade o interesse público.
	
	o gestor público só pode fazer o que a lei permite.
	
	o gestor público deve agir com clareza, otimizar os resultados e levar em conta a relação custo-benefício.
	
	o gestor público deve atender o interesse público adequadamente.

Outros materiais