Buscar

Sistema Nervoso: Receptores, Vias de Transmissão e Neurônios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que descreve o mecanoreceptor de adaptação lenta que possui pequeno campo receptivo
		
	
	Terminação nervosa livre
	 
	Corpúsculo de Pacini
	
	Corpúsculo de Meissner
	 
	Disco de Merckel
	
	Corpúsculo de Ruffini
	
Explicação:
Os receptores conhecidos como disco de Merckel representam ao lado dos corpúsculos de Meissner, estruturas sensíveis a estímulos táteis de pequeno campo receptivo e portanto, alta capacidade de dicriminação de dois pontos distintos na pele. Entretanto, diferentemente dos corpúsculos de Meissner, os discos de Merkel possuem adaptação lenta e portanto, são capazes de manter a emissão de estímulos elétricos, mesmo com a sustentação do estímulo pressor.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em um sarcômero do músculo-esquelético, o filamento de actina é constituído por actina filamentosa, que é formada por dois filamentos de actina globulares  entrelaçados, por moléculas de tropomiosina fixadas sobre a actina filamentosa, e por molécula de troponina  fixada ao complexo tropomiosina-actina em intervalos de cada 7 actinas globulares. Assinale a alternativa que relata aonde o filamento de actina encontra-se ancorado no sarcômero e indica sua constituição predominante.
		
	
	Ancorados na tintina que é constituída de nebulina
	
	Anconrados nas miofibrilas que são constituídas de ATP
	 
	Ancorados na linha Z que é constituída de alfa actinina
	 
	Anconrados na miosina que é constituída de valina e isoleucina
	
	Ancorados na tropomiosina que é constituída de troponina
	
Explicação:
Os músculos esqueléticos do corpo humano são compostos de milhares de células fusiformes multinucleadas conhecidas como fibras musculares. Cada fibra contem as proteínas contrateis miosina e actina, que respectivamente, compõe os filamentos grossos e finos que se encontram paralelamente dispostos nas miofibrilas que compõe as fibras.  A menor unidade contrátil da fibra muscular, é conhecida como sarcômero e compreende o espaço entre duas linhas Z. Desta forma, o sarcômero é delimitado por duas linhas Z que por sua vez, são constituídos por alfa-actinina. Na linha Z se ancoram os filamentos finos, e também o fazem, os filamentos de tintina e nebulina que possuem papel de estabilização do sarcômero.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Ser humano possui diversos receptores sensoriais, responsáveis pela captação de estímulos do meio ambiente, enviando-as ao encéfalo, que as processa. Os cones e bastonetes, bem como cóclea e células ciliadas, são estruturas ligadas a esse sistema. Indique a opção que, respectivamente, relaciona as estruturas aos sentidos.
		
	
	e) Visão e gustação
	
	c) Olfação e audição
	 
	b) Visão e audição
	
	a) Audição e olfação
	
	d) Gustação e visão
	
Explicação:
Respota correta letra "B". Os cones e bastonetes são estruturas da visão. A cóclea é a parte auditiva do ouvido interno e as células ciliadas são receptores sensoriais do sistema auditivo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com os estudos realizados por você sobre Sensibilidade Geral, assinale a alternativa com o caminho das vias de transmissão de dor para o Sistema Nervoso Central. 
 
		
	
	Medula Espinhal - Fibras Dolorosas - Tronco Cerebral - Hipotálamo - Córtex Sensorial Somático. 
 
	 
	Fibras Dolorosas - Medula Espinhal - Tronco Cerebral - Tálamo - Córtex Sensorial Somático.
 
	
	Fibras Dolorosas - Medula Espinhal - Tálamo - Tronco Cerebral - Córtex Sensorial Somático. 
 
	 
	Medula Espinhal - Fibras Dolorosas - Tronco Cerebral - Tálamo - Córtex Sensorial Somático. 
 
	
	Medula Espinhal - Fibras Dolorosas - Tronco Cerebral - Córtex Sensorial Somático ¿ Tálamo.  
 
	
Explicação:
Trajeto da via da dor: receptor sensorial de dor - fibra sensorial dolorosa - medula espinhal - tronco encefálico - tálamo - córtex cerebral sensorial.
 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os neurônios são as células responsáveis pela propagação do impulso nervoso. A respeito desse processo, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	c) Em condições de repouso, observa-se que a face externa da membrana do neurônio apresenta carga elétrica negativa.
	 
	b) Os impulsos nervosos são alterações na diferença de potencial elétrico pela membrana plasmática de um neurônio.
	
	e) A liberação de neurotransmissores é fundamental para a propagação do impulso de uma célula para outra.
	
	a) A propagação do impulso nervoso relaciona-se com a movimentação de íons de sódio e potássio na célula.
	
	d) Quando o impulso nervoso chega à extremidade do neurônio, ocorre a liberação de neurotransmissores.
	
Explicação:
Alternativa ¿c¿. Em repouso, a membrana do axônio apresenta face externa com carga elétrica positiva e face interna com carga negativa. Esse fenômeno é observado graças a uma concentração elevada de íons sódio no exterior da célula.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um importante evento para regeneração da fibra muscular após lesão produzida por estresse oxidativo associado ao esforço físico com musculatura não adaptata, é a ativação de células satélite. Os processos para ativação, assim como, para proliferação e diferenciação de células satélite, dependem da participação de hormônios anabólicos e fatores de crescimento como a testosterona e o IGF-1, mas também de outras moléculas como
		
	
	Drogas anti-inflamatórias e vasoconstritoras
	 
	Citocinas pró-inflamatórias e óxido nítrico
	 
	Dopamina e tromboxano
	
	Angiotensina 2 e inibidores das histonas desacetilases
	
	Miostatina e fator de crescimento derivado de hepatócito
	
Explicação:
Células satélite são células tronco quiescentes, precursoras miogênicas de fibras musculares, que se encontram localizadas entre a membrana basal e o sarcolema. Uma vez ativadas originam mioblastos que podem proliferar e se transportar para o meio intracelular a fim de se tornarem novos núcleos que contribuem para ampliar o domínio mio-nuclear e sua capacidade de expressão de miofibrilas. Alternativamente, os mioblastos podem se fundir um ao outro para dar origem a miotubos multinucleados que atuam localmente para reparar a região lesionada ou formar fibras inteiramente novas. Principais ativadores das células satélite são testosterona, IGF-1, fatores de crescimento produzidos pelas fibras ativas, óxido nítrico e citocinas pró-inflamatórias. Neste contexto, a supressão do processo inflamatório deve ser bem avaliado pois pode comprometer a normal regeneração e adaptação tecidual. A miostatina e o fator de crescimento derivado de hepatócito, são reguladores negativos das células satélite e funcionam de forma constitutiva para evitar aumento exagerado da síntese protéica no músculo-esquelético. A angiotensina 2 também inibe a ativação das células satélite e inibidores da histona desacetilase, como os corpos cetônicos, impossibilitam sua proliferação.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Muitos tipos de compostos químicos bloqueiam a condução da dor, mas lesam permanentemente as células neurais. A grande vantagem dos anestésicos locais é que sua ação bloqueadora é reversível. Quando aplicados, em concentrações apropriadas, bloqueiam todos os tipos de fibras nervosas, sensoriais, centrais e motoras. A ação dos anestésicos locais é a de bloquear os canais de sódio, na membrana de célula neuronal.
A ação do anestésico:
I- É bloquear a Sinapses, ou seja, o local de contato de neurônios ou neurônios com células efetuadoras por onde passam os impulsos nervosos.
II-  É bloquear a Sinapse química, que são exclusivamente interneurais, são polarizadas e há canais iônicos nas membranas estabelecendo uma comunicação intercelular.III-  É bloquear a Sinapse elétrica, que depende de substâncias químicas chamadas de neurotransmissor, como por exemplo: noradrenalina e acetilcolina.
É verdadeiro o afirmado em:
		
	 
	I somente.
	
	I e III.
	 
	III somente.
	
	II somente.
	
	I, II e III. 
	
Explicação:
Mecanismo de ação dos anestésicos: o neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) chamou a atenção por sua habilidade de bloquear a comunicação neural. O GABA é um neurotransmissor inibitório: ajuda a manter o equilíbrio geral do sistema nervoso deprimindo a capacidade dos neurônios de responder a mensagens excitatórias de outras células. Assim, acredita-se que o GABA desempenhe um papel central nas ações dos anestésicos. 
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A cóclea é um órgão sensitivo responsável por:
		
	
	b) Visão
	 
	e) Olfato
	
	d) Gustação
	 
	a) Audição
	
	c) Tato

Continue navegando