Buscar

APOL 3 - DIREITOS HUMANOS E ECONOMIA BRASILEIRA WORD html

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Economia Brasileira
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
"Fizeram-se notar, nesse período, greves de operários, passeatas estudantis, entre outros movimentos populares igualmente relevantes. Costa e Silva reagiu de forma incisiva contra essas manifestações, aplicando, por exemplo, medidas para: proibir manifestações; prender líderes sociais e políticos de correntes de oposição; e ampliar a censura. Contudo, o pior ainda estava por vir."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contêm a medida implantada por Costa e Silva que se tornou símbolo da ditadura militar no Brasil: PÁGINA 196
	
	A
	- Plano de Metas
	
	B
	- Plano Real
	
	C
	- Ato Institucional n. 5 (AI-5)
	
	D
	- Reformas de Base
	
	E
	- Crise do Encilhamento
Questão 2/5 - Economia Brasileira
"Dito de outra forma, faltava moeda nos bancos para atender as necessidades dos proprietários de terras para a realização de pagamentos dos imigrantes que haviam substituído o trabalho escravo – principalmente nos períodos de colheita. Isso também gerava falta de dinheiro para fomentar as transações urbanas e a industrialização do pais."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine se os enunciados abaixo sobre as posições papelistas e metalista são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(  ) Os metalistas defendiam que o Brasil formasse colônias na África com a intenção de explorar metais preciosos. Segundo os defensores dessa ideia, essa estratégia não apenas resolveria os problemas financeiros do país, mas levaria o Brasil ao desenvolvimento.
(  ) Os papelistas defendiam a emissão da moeda fiduciária (a de confiança), pois, segundo seus paradigmas, essa iniciativa fomentaria o desenvolvimento ao atender a demanda da população por papel-dinheiro.
(   ) A emissão de novas moedas no final do século XIX era condicionada pela quantidade de ouro que o país tinha; portanto, para imprimir mais moeda, era preciso dispor de mais ouro ou de moeda equivalente a ouro. Eram chamados de metalistas aqueles que defendiam essa política.
(  ) Os metalistas defendiam uma posição conhecida como nacional-desenvolvimentista. Inspirados nas ideias de John Maynard Keynes eles pretendiam que o Estado Nacional estimulasse a industrialização como forma de resolver os problemas econômicos do país.
	
	A
	- V, V, V, V
	
	B
	- V, V, F, V
	
	C
	- F, V, V, F
	
	D
	- V, V, F, F
	
	E
	- F, F, F, F
Questão 3/5 - Economia Brasileira
"Foi em 1934 que, por fim, a nova Constituição brasileira foi promulgada e, por meio dela, realizou-se a primeira eleição para a Presidência da República no pós-golpe de 1930, a qual Getúlio obviamente venceu."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente as circunstâncias da eleição de Getúlio Vargas à Presidência da República em 1934. PÁGINA 173
	
	A-
	Vargas foi eleito indiretamente, ou seja, pelos parlamentares, e não pelo voto popular, quer dizer, pelos votos da população.
	
	B-
	Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição foi em dois turnos, por que Vargas não atingiu 50% dos votos.
	
	C-
	Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição era em turno único. Portanto, não havia a necessidade de algum candidato conquistar mais de 50% dos votos para ser eleito, e Vargas fez 48,3%.
	
	D-
	Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). Ele fez mais de 40% dos votos. Caso tivesse feito menos de 40%, como dizia a lei eleitoral da época, ele teria que disputar um segundo turno.
	
	E-
	Vargas foi eleitor diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição foi em dois turnos. Todos os candidatos que fizeram mais de 12,5% dos votos disputaram o segundo turno. No segundo turno Vargas fez 48,3% dos votos e foi eleito presidente.
Questão 4/5 - Direitos Humanos
Leia o trecho a seguir: 
"Ao menos 2.795 mulheres foram assassinadas em 2017 por razões de gênero em 23 países da América Latina e do Caribe, segundo dados oficiais compilados pelo observatório de igualdade de gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) divulgados nesta quinta-feira (15). O observatório informa anualmente o número de homicídios de mulheres de 15 anos ou mais perpetrados por razões de gênero nos países da região. Para dar conta da magnitude do flagelo, a CEPAL também compila os chamados “feminicídios íntimos” — cometidos por parceiros —, reportados como único dado por países como Chile, Colômbia, Guiana e Jamaica. Em termos absolutos, a lista de feminicídios é liderada pelo Brasil (com 1.133 vítimas confirmadas em 2017). No entanto, se for comparada a taxa para cada 100 mil mulheres, o fenômeno alcança uma extensão em El Salvador sem paralelos com outros países da região — 10,2 feminicídios para cada 100 mil mulheres."
Fonte: ONUBR. CEPAL: 2,7 mil mulheres foram vítimas de feminicídio na América Latina e Caribe em 2017. Nações Unidas no Brasil. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cepal-27-mil-mulheres-foram-vitimas-de-feminicidio-na-america-latina-e-caribe-em-2017/>
A violência contra a mulher é um tema importante e amplamente discutido na atualidade. Tendo isso em conta, analise as afirmações abaixo sobre a atuação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (1994). PÁGINA 141
I. Para esta Convenção a violência contra a Mulher pode ser entendida como qualquer ação, baseada em gênero, que culmine em morte, danos físicos, psicológicos ou sexuais à mulher, nas esferas públicas e privadas.  
II. Apesar da sua importância, a Convenção falha ao não impor nenhum tipo de dever específico aos Estados no que tange à proteção da integridade física e emocional e da vida das mulheres.
III. A Convenção institui mecanismos de monitoramento, nos quais os Estados devem remeter relatórios periódicos à Comissão Interamericana de Mulheres. Essa última analisará o contexto do Estado e elaborará recomendações visando a melhoria da condição e dos direitos das mulheres.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	- Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	B
	- Apenas a alternativa III está correta
	
	C
	- Apenas a alternativa I está correta
	
	D
	- Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	E
	- Apenas as alternativas II e III estão corretas
Questão 5/5 - Direitos Humanos
Leia o trecho abaixo: 
"Os Estados Partes neste Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos comprometem-se a adotar as medidas necessárias, tanto de ordem interna como por meio da cooperação entre os Estados, especialmente econômica e técnica, até o máximo dos recursos disponíveis e levando em conta seu grau de desenvolvimento, a fim de conseguir, progressivamente e de acordo com a legislação interna, a plena efetividade dos direitos reconhecidos neste Protocolo".
Fonte: CIDH. Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, “Protocolo de San Salvador”. Organização dos Estados Americanos. [1988]. 2019. Disponível em: <http://www.cidh.org/Basicos/Portugues/e.Protocolo_de_San_Salvador.htm>.O enunciado acima traz um trecho do Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de San Salvador). Tendo em conta o 
que foi trabalhado ao longo da disciplina sobre esse protocolo, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: PÁGINA 139 E 140
I. O Protocolo de San Salvador estabelece que os direitos humanos fundamentais consagrados na CADH estão intrinsicamente associados com os direitos econômicos, sociais e culturais dos indivíduos do continente americano.
II. Assim como o texto da CADH, o Protocolo de San Salvador compreende que não há nenhum tipo de limitação interna nos países à execução de medidas de promoção dos direitos econômicos, sociais e culturais. 
III. O monitoramento dos direitos listados no Protocolo de San Salvador é feito por meio de relatórios periódicos elaborados pelos Estados e enviados à OEA, que por fim, os remeterá ao Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral. 
IV. Uma falha do protocolo é a inexistência de peticionismo individual em casos nos quais ocorrem violações por parte do Estado a direitos sindicais ou de acesso à educação. 
	
	A
	- Apenas as afirmações I e III estão corretas
	
	B
	- Apenas as afirmações I e II e III estão corretas
	
	C
	- Apenas as afirmações II e IV estão corretas
	
	D
	- Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas
	
	E
	- Apenas as afirmações I e II estão corretas

Continue navegando