Buscar

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA 1

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA I
	
		1.
		Competência tributária é a aptidão para criar, in abstracto, tributos. No Brasil, por determinação do princípio da legalidade, os tributos são criados in abstracto, por meio de lei, que deve descrever todos os elementos essenciais da norma jurídica tributária. São elementos essenciais da norma tributária:
	
	
	
	sujeito ativo, sujeito passivo, obrigação e contribuição
	
	
	hipótese de incidência do tributo, fonte pagadora, nota fiscal e valor
	
	
	fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo e alíquota
	
	
	fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo e nota fiscal
	
	
	hipótese de incidência do tributo, contribuinte, governo e valor
	
Explicação:
De acordo com a legislação, os elementos essenciais da norma tributária são: fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo e alíquota.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Atividade Financeira do Estado para atingir sua finalidade necessita de meios materiais e pessoais para promover o bem comum e seus objetivos institucionais, o Estado exerce funções para cujo custeio é preciso de recursos financeiros ou receitas.Diante desta afirmativa podemos afirmar que o direito tributário possui duas fontes , são elas:
	
	
	
	materiais e tangíveis
	
	
	imateriais e formais
	
	
	materiais e não-formais
	
	
	materiais e formais
	
	
	imateriais e não- formais
	
Explicação:
O direito tributário possui fontes formais e materiais. As fontes materiais são os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, ou seja, são os fatos geradores da incidência tributária. Podemos citar como exemplos os produtos industrializados, as operações de crédito e etc. Por sua vez, as fontes formais são os atos normativos que introduzem regras tributárias no sistema. As fontes formais são formadas pelo elenco constante do Art. 59 da CF/88, isto é, pelas Normas Constitucionais, Emendas Constitucionais, Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias, Leis Delegadas, Decretos Legislativos e Resoluções.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O lançamento é o ato que constitui o crédito tributário, praticado, privativamente pela respectiva Autoridade Administrativa. O lançamento na qual a autoridade administrativa realiza todos os atos ligados a verificação da ocorrência do fato gerador e a aferição do 'quantum' a ser pago pelo contribuinte é denominado:
	
	
	
	Lançamento por declaração
	
	
	Lançamento por homologação
	
	
	Lançamento por arbitramento
	
	
	Lançamento por oficio
	
	
	Lançamento por infração
	
Explicação:
À luz da legislação vigente, o lançamento Direto ou De Ofício é realizado pelo sujeito ativo, a partir de dados cadastrados, a exemplo do IPTU; o Lançamento por Declaração é realizado tanto pelo sujeito ativo quanto pelo sujeito passivo, a exemplo do ITCMD e, por fim, o Lançamento por Homologação é realizado pelo sujeito passivo, a exemplo do IR.
	
	
	 
		
	
		4.
		A modalidade de lançamento em que a autoridade fiscal realiza todos os atos ligados a verificação da ocorrência do fato gerador e a aferição do montante a ser pago pelo contribuinte (Individualização da obrigação tributária) é conhecido como:
	
	
	
	Por Competência
	
	
	De Ofício
	
	
	Por Declaração
	
	
	Por Coerção
	
	
	Por Homologação
	
Explicação:
À luz da legislação vigente, o lançamento Direto ou De Ofício é realizado pelo sujeito ativo, a partir de dados cadastrados, a exemplo do IPTU; o Lançamento por Declaração é realizado tanto pelo sujeito ativo quanto pelo sujeito passivo, a exemplo do ITCMD e, por fim, o Lançamento por Homologação é realizado pelo sujeito passivo, a exemplo do IR.
	
	
	 
		
	
		5.
		Analise as afirmativas abaixo quanto as Limitações do Poder de Tributar: Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
II - instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente,
III - cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;
IV - cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
Estão corretas:
	
	
	
	somente, II, III e IV
	
	
	todas as afirmativas
	
	
	somente I, III e IV
	
	
	somente, I, II e III
	
	
	somente, I, II e IV
	
Explicação:
As limitações ao Poder de Tributar estão elencadas no Art. 150 da CF/88, segundo o quel, sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
II - instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos;
III - cobrar tributos:
a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;
b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;
IV - utilizar tributo com efeito de confisco;
V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;
VI - instituir impostos sobre:
a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
b) templos de qualquer culto;
c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
	
	
	 
		
	
		6.
		O crédito tributário nasce da obrigação e é consequência desta. O ato que constitui o crédito tributário, praticado, privativamente pela respectiva Autoridade Administrativa é denominado:
	
	
	
	competência tributária
	
	
	lançamento
	
	
	base de cálculo
	
	
	crédito tributário
	
	
	alíquota
	
Explicação:
Conforme estabelece o Art. 142, do Código Tributário Nacional, compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Extinção do crédito tributário é qualquer ato ou fato que faça desaparecer a obrigação respectiva. Dentre as modalidades de extinção assinale aquela em que há o perdão total ou parcial do principal vencido, não sendo aplicada às penalidades por falta de pagamento do crédito tributário, logo, o contribuinte será dispensado de pagar o tributo vencido porém será obrigado a pagara multa devida pela ausência de recolhimento do mesmo.
	
	
	
	compensação
	
	
	transação
	
	
	pagamento do crédito tributário
	
	
	remissão
	
	
	prescrição
	
Explicação:
No âmbito da Legislação Tributária, a Remissão é uma das causas de Extinção do Crédito Tributário, previstas no Art. 156, IV, do CTN, que consiste no perdão, tanto do tributo como dos juros e multa, realizado pela Fazenda Pública credora. Trata-se, portanto, do perdão de um crédito tributário que já foi devidamente constituído e não foi pago pelo sujeito passivo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo quanto ao lançamento, ato que constitui o crédito tributário.
I- Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento.
II- Salvo disposição de lei em contrário, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação.
III- O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.
Estão corretas:
	
	
	
	somente, I e II
	
	
	somente, III
	
	
	todas as afirmativas
	
	
	somente, I e III
	
	
	somente, II e III
	
Explicação:
Conforme estabelece o Art. 142, do Código Tributário Nacional (CTN), compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
Em seu Art. 143, o CTN determina que, salvo disposição de lei em contrário, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação.
De acordo com o Art. 144, do CTN, o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.

Continue navegando