Buscar

Filosofia do Direito - Aula 18 - 12.05.2011

Prévia do material em texto

12/05/2011 – Filosofia do Direito – Aula 18 – Prof. Luciana Musse – Quinta-feira
FUNCIONALISMO TECNOLÓGICO-SOCIAL
A análise econômico do Direito
VER TEXTO ANEXO – DISTRIBUÍDO EM SALA DE AULA
REFERÊNCIA DO TEXTO: Cooter, Robert, ULEN, Thomas. “Direito & Economia”. 5 ed. Porto Alegre: bookman, 2010. p. 27 – 29.
LER EXEMPLOS 1 e 2, APENAS GRIFAR OS TERMOS ECONÔMICOS.
Ainda estamos falando das teorias funcionalistas. Dentro desse contexto, temos o funcionalismo jurídico (CLS, direito achado na rua e uso alternativo do direito). Estas são teorias de cunho marxista que criticam o direito.
 	A segunda funcionalidade, que vamos estudar a partir de hoje, é o FUNCIONALISMO TECNOLÓGICO-SOCIAL. Dentro dessa teoria, vamos estudar a ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO.
 	Dentro da análise econômica do direito, vamos focar em um dos seus teóricos, que é Richard Posner. Vamos estudar a teoria dele tanto na unidade I, quanto na II. Veja o Slide 2.
 	Como se trata de uma teoria FUNCIONALISTA, o direito seria utilizado para alcançar determinados fins, no caso, fins ECONÔMICOS. Esta teoria vê o direito como instrumento da economia para promover a transformação social.
 	Leia o texto do Posner.
 	Termos econômicos encontrados no texto são: preço implícito, custo esperado, experiência econômica, lucro, produção, risco, ganho potencial, alocação, mercado, etc.
 Slide 3 – claro que a estreita relação entre direito e economia não começou na década de 60, mas o primeiro a trazer uma correlação explícita entre direito e economia foi Adam Smith. Ou seja, desde o século XVIII já houve essa importância. Mas, o MOVIMENTO DIREITO E ECONOMIA (que é sinônimo de FUNCIONALISMO ECONÔMICO) ganhou relevância e surgiu na década de 60. Esse movimento surgiu na universidade de Chicago. Ele aparece nas obras de Ronald Coase, Guido Calabresi, etc. Veja slide. Essas reflexões começaram na década de 60, sendo que quem fez o reconhecimento do movimento e sua expansão foi RICHARD POSNER.
 	Trata-se de um movimento INTERDISCIPLINAR, pois tanto tem expoentes que são economistas, quanto juristas (alguns, inclusive, são juízes). O movimento é tão interdisciplinar, que abrange, inclusive, a ciência jurídica.
Slide 4 – De todos os teóricos do movimento, vamos estudar a escolha de Richard Posner. 
 	Esse movimento Direito e Economia (Law and Economics) poderia ser definido como uma teoria ANTIFORMALISTA. É antiformalista porque é uma teoria que se contrapõe a essa concepção do direito pensado a partir de conceitos. Ou seja, conceitos contidos nesses precedentes judiciais existentes nos países de common law. Afinal, trata-se de uma teoria que nasceu em países do common Law. Eles FOGEM dessa concepção fechada de que o direito é um SABER AUTÔNOMO.
Slide 5 – Porque estudar a Law and Economics? Qual a sua relevância? No texto que lemos em sala, o exemplo 1 seria o que mais traria essa idéia de EFICIÊNCIA no direito. No texto, chegou-se à conclusão de que a forma mais eficiente de se punir quem pratica crimes de colarinho branco seria por meio de pena pecuniária, em vez de prisão.
Slide 6 – Quais são as leis do mercado? O conceito foco na estrutura econômica é o de escassez. O homem racional seria aquele, basicamente, que, na posição de produtor, visa a maximização dos lucros, e, na posição de consumidor, visa a maximização do consumo. A tese beharviorista parte do pressuposto de que há uma previsão ao comportamento do indivíduo. No caso do direito, preocupa-se como as pessoas vão reagir às leis.
Slide 7 – Tanto o direito quanto a economia vão lidar com questões de estabilidade, eficiência, etc. Ambos têm em comum o fato de lidar com conflitos. Mas, o direito lida com isso de forma verbal, já a economia lida na forma verbal e matemática.
Slide 8 – Citação de Posner. Porque o Law and Economics está no funcionalismo – Veja que o Law and Economics está inserido no FUNCIONALISMO TECNOLÓGICO E SOCIAL porque as duas vertentes dessa corrente do funcionalismo vão trazer uma reflexão acerca da cientificidade do direito. E o Posner traz essa reflexão de forma muito explícita. Ele tenta pensar o direito sob uma perspectiva científica (e isso é uma visão utilitarista), e a economia dá essa base científica, na opinião de Posner. 
Slide 9 – O direito e economia se divide em duas grandes áreas. Veja slide. Detalharemos na próxima semana.
LEIA O TEXTO DO POSNER – TEXTO 7

Continue navegando