Buscar

Documento de Teresópolis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Documento de Teresópolis
Teresópolis avança na constituição do “ modus operandi” necessário a esta opção ídeopolítica.
Assim, tomamdo como tema central – a metodologia do Serviço Social, o Seminário de Teresópolis consistiu em dos grandes marcos para a apreensão do significado do método para o Serviço Social.
Para NETTO (1991:190), em Teresópolis, “... o que está centro das formulações, aqui, não são teorias, valores, fins e legitimidade (antes, esse componentes são dados como tácitos), mas sim a determinação de formas instrumentais capazes de garantir uma eficácia da ação profissional apta a ser reconhecida como tal pelos complexos institucional-organizações.”
Ocorre uma justaposição de dois relatórios de grupos de estudos em que se dividiram 33 profissionais que participaram do encontro.
Peocupação com a metodologia do Serviço Social mais que a concepção profissional.
O Método é visto como um jogo de ordenações formais, com ampla assepsia científica.
Respondiam a duas exigências da profissão:
Fundamentação “ cientifica” para o Serviço Social.
Redimensionamento metodológico das práticas profissionais.
Há um processo de adoção de técnicas, conceituação e relação com o instrumental técnico forjado em outras profissões.
Havia uma busca de instrumentalizar o Assistente Social para o Desenvolvimento Nacional resgatando as técnicas de caso, grupo e comunidade. Deveriam ser traçadas as estratégias a partir da experiência ou das investigações cientificas.
No serviço Social de caso: entrevistas, visitas domiciliares e observação.
Os dados coletados subsidiaram o dia gnóstico e posteriormente o tratamento social.
No Serviço Social de grupo: Estudo, Diagnóstico e Tratamento. Poderiam se dar mediante as discussões e execução de atividades.
Serviço Social e o Desenvolvimento de Comunidade (DC): A partir de 1964, a ideologia da integração vai aparecendo nas publicações e os métodos anteriores (caso e grupo) foram subalternizados em razão do DC.
O DC tinha uma concepção que consistia em considerar os problemas sociais ( de integração ou modernização) como passíveis de tratamento em nível de cada “comunidade”, enquanto núcleos básicos ou células da sociedade.
Paulo Netto chama-nos atenção para o fato de que “concepção científica da prática profissional” defendia por Lucena, “ é efetivamente reduzida ao estabelecimento de conexões superficiais entre dados empíricos da vida social e à intervenção metódica sobre eles”. Na verdade, Netto diz que Lucena afirma ser “concepção cientifica do Serviço Social” nada mais é do que uma “pauta interventiva cujo andamento pode ser objeto de acompanhamento, vigilância e avaliação por parte das hierarquias institucional-organizacionais de corte tecnoburocrático”.
Quais os dois seminários que marcaram a Perspectiva Modernizadora no Serviço Social?
R: Araxá e Teresópolis

Outros materiais