Buscar

Av2 saúde ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação:ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2015 15:06:44 
	
	 1a Questão (Ref.: 201001635211)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente o Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ SISNAMA será estruturado com órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público. Sendo necessária a constituição de um órgão com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida. Baseado isso, responda qual o órgão consultivo e deliberativo da Política Nacional do Meio Ambiente descrito acima? 
		
	
Resposta: Comissão Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
	
Gabarito: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001559805)
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A poluição atmosférica é decorrente da presença de vários poluentes químicos como o monóxido de carbono, óxidos de enxofre, materiais particulados e outros. Os possíveis efeitos do monóxido de carbono no organismo humano são? 
		
	
Resposta: Problemas respiratórios e cardiacos.
	
Gabarito: Classificado como asfixiante químico, o CO se difunde pela membrana alvéolo-capilar, atingindo rapidamente a corrente sanguínea em que produz sua principal ação tóxica pela formação da carboxihemoglobina.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001645107)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O principal resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi:
		
	
	o acordo entre 113 países que os recursos naturais da terra incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras.
	
	que os recursos não renováveis da terra devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento e se assegure que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
	
	a participação de mais de 400 Instituições entre governamentais e não governamentais.
	
	que os países desenvolvidos como os Estados Unidos da América se dispuseram a reduzir a poluição na natureza.
	
	a Agenda 21 que é um novo modelo para o desenvolvimento que possa modificar os padrões de consumo e de produção, buscando reduzir as pressões ambientais e atendendo as necessidades básicas das populações humanas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001591351)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Política Nacional do Meio Ambiente visará, exceto 
		
	
	À difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	
	À definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
	
	À compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a degradação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais.
	
	Ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001566079)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia os textos a seguir e responda ao que se segue: 
1-O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de rato, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro, como gabiru ou rato-de-couro. (...) O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar. Os ninhos são geralmente acima do solo nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias. 
2-Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.(...) Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso. 
Fonte: Wikipedia. 
De acordo com as formas conhecidas de sinantropia. Podemos afirmar que: 
		
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domiciliação.
	
	O rato preto é exemplo de domiciliação e o hamster de domesticação.
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domesticação.
	
	O rato preto é exemplo de domesticação e o hamster de domiciliação.
	
	Ambos podem transmitir arboviroses.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001635577)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quem hospeda e elimina o agente? 
		
	
	Porta de entrada 
	
	Via de eliminação 
	
	Susceptível
	
	Via de transmissão
	
	Fonte de infecção 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001635601)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Várias invenções foram importantes para acelerar a mecanização das industriais, EXCETO:
		
	
	a locomotiva a vapor de George Stephenson.
	
	a máquina a vapor de Thomas Newcomen, aperfeiçoada depois por James Watt. 
	
	o tear hidráulico de Arkwright.
	
	computador de Graham Bell e Thomas Watson.
	
	o barco a vapor de Robert Fulton.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001591817)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A inversão térmica é observada em dias de muito frio e em áreas de grande poluição. É comum notá-la em grandes cidades na entrada do dia, onde o ar sujo e denso permanece nas camadas mais próximas do solo. A vida moderna atual vem contribuindo para que eventos de inversão térmica se repitam e com isso a consequência são números aumentados de doenças respiratórias. Entre as medidas que poderiam minimizar este problema, seria:
		
	
	Pavimentação asfáltica que impede a poeira de subir na passagem dos carros. 
	
	Separação entre as áreas verdes e as áreas residenciais em uma cidade, assim o equilíbrio da fotossíntese se daria com o distanciamento dos carros. 
	
	Melhoria dos transportes públicos com diminuição do tráfego de carros particulares. 
	
	Diminuição da área destinada a agricultura, pois o uso de agrotóxicos pulverizados por aeronaves poluem o ar. 
	
	Impedir que pessoas circulem pelas cidades antes do sol nascer, evitando que elas se exponham aos fatores de poluição. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002030874)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia as afirmativas abaixo:
I - As principais causas da morbidade e mortalidade em nosso país estão relacionadas com a água e alimentos contaminados.
II - Algumas doenças como a dengue, malária, febre amarela e filariose são transmitidas por vetores. Estes, por sua vez, também dependem da água.
III - Algumas medidas devem ser adotadas para o controle de doenças causadas por água contaminada, como melhorar as condições sanitárias nos domicílios e implantar sistema de tratamento de água que atenda a toda população.
Estão CORRETAS as afirmativas: 
		
	
	II, III
	
	I,II
	
	I, II, III
	
	I,III
	
	I
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001645138)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um paciente adulto chegou à emergência deum Hospital relatando dor de cabeça e apresentando episódios de vômitos, evoluiu para o quadro de inconsciência e dificuldade respiratória. Este quadro sugere intoxicação por:
		
	
	sulfureto de carbono
	
	mercúrio
	
	óxido de sódio caustico
	
	monóxido de carbono
	
	toluol

Continue navegando