Buscar

Trabalho Mirian

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
TÉCNICAS DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO
PROF. MIRIAN MAGALHÃES
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 
Ariel Brum N. Pinheiro - 17101160
Daniele Franskoviaky de Jesus – 17102665
Mayara Rubia de Almeida Cruz – 17101088
Priscila Monteiro da Conceição – 17102112
Renata de Freitas Santos – 15201101 
Rio de Janeiro
2017.2
RESUMO
Essa apresentação busca mostrar a grande importância da fotografia no meio publicitário. Pois, é praticamente impossível pensar em publicidade sem levar em conta a fotografia, que está inserida em quase todas as áreas. Serão apresentadas também a importância de um bom fotógrafo, criativo e conhecedor das técnicas capazes de atribuir valor a peça publicitária e auxiliar na compreensão do público. Características da fotografia na publicidade, briefing e valor do job também serão pontos fundamentais nesse trabalho. Ademais, ao final mostraremos a visão do grupo em relação ao tema abordado.
Palavras-chave: 
Importância, fotografia publicitaria, características, briefing.
INTRODUÇÃO
A fotografia publicitária é um tema extremamente atual e de suma importância no meio do curso de comunicação social. Não somente para publicitários, a fotografia também tem grande influência em um texto jornalístico, por exemplo. Quando nos aprofundamos nesse assunto, descobrimos como esse tema é capaz de mudar totalmente uma perspectiva, tanto para melhor, como para pior. A fotografia quando mal tirada ou quando tem fins persuasivos negativos, pode causar grandes impactos nos clientes, consumidores e até na população de modo geral. Por esses motivos é tão importante conhecer todas as técnicas e saber transmitir a mensagem, através da imagem, do jeito correto, fazendo o consumidor olhar para foto e enxergar o que o fotógrafo quis passar. O grande desafio dessa pesquisa foi saber como o tema pode impactar nossas vidas e como reconhecer que o fato de ter uma câmera e tirar fotos boas não significa que você é um bom fotógrafo e muito menos que suas fotos tem a devida qualidade.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
 Tema da apresentação: FOTO EM FOCO
Justificativa/relevância:
A escolha do tema foi baseada em nosso curso (Publicidade e Propaganda). A fotografia é muito importante para o meio publicitário, pois é a partir dela que transmitimos nosso trabalho e tentamos persuadir o público, pois no mundo da Publicidade uma foto vale mais que mil palavras.
Objetivo:
O maior objetivo da nossa apresentação é chamar a atenção da importância que a fotografia ganhou no meio publicitário, a fim de que as pessoas deem maior valor a esse trabalho e despertem desejo de conhecer mais sobre o assunto. Esclarecendo todas as dúvidas sobre como se desenvolve o trabalho do fotografo, quais critérios de avaliação de preço e qual sua real finalidade nas propagandas. Com isso, pretendemos mostrar os aspectos principais e o efeito causado por uma fotografia de ótima qualidade. 
Descrição da apresentação
Apresentação:
Líder do grupo:
Daniele Franskoviaky de Jesus
 Divisão de tarefas: 
Pesquisa: Mayara, Priscila e Daniele
Seleção de material: Renata
Planejamento gráfico: Ariel e Daniele
Escolhas estéticas: Ariel e Renata
Cronograma de atividades:
07/11 – Pesquisa sobre o tema e separação das principais partes a serem abordadas.
09/11 – Entrega do relatório da apresentação.
13/11 – Começo da montagem dos slides e separação da ordem das falas.
16/11 – Reunião com todas as integrantes do grupo presentes para ajuste de detalhes finais.
20/11 – Última revisão dos slides e revisão da fala de cada integrante.
23/11 – Apresentação em sala de aula.
Metodologia:
 A pesquisa sobre o tema foi feita através de sites relacionados à fotografia e à publicidade. Pesquisa bibliográfica.
Referencial teórico:
Origem da fotografia
 Em 1826 um francês chamado Joseph Nicéphore, “fez” a primeira fotografia, mas não somente ele é o “inventor” de tal novidade, pois a invenção de fato foi um acumulo de descobertas e tentativas e tais inventos foram evoluindo até chegar no que conhecemos hoje como fotografia.
 No início do século XIX, no âmbito da publicidade e textos jornalísticos, a fotografia era usada apenas em desenhos e textos, mas de acordo com a modernização, o cenário mudou e a fotografia começou a ser vista pelo público de uma forma mais atraente. Contudo essa mudança não ocorreu de imediato, já que as agencias se adaptaram somente à moda antiga como a imprensa de escritas e os desenhos. 
 Com a necessidade de inovar o mercado, saindo do padrão “americanizado”, agências e os fotógrafos seguiram para Rio-São Paulo, com objetivo de mudar a forma como era vista a fotografia, expandido esse mercado no Brasil.
A importância da fotografia na publicidade
 A importância da fotografia na publicidade vem desde década de 80, pois diversos fatores que, contribuíram para o uso frequente e eficaz da fotografia, estavam sendo instaurados. No entanto, somente em 1930 a fotografia começa a ser divulgada e a aparecer na mídia, no Brasil, sendo utilizada apenas para complementar uma notícia.
 Contudo, no decorrer do tempo, a fotografia ganhou seu espaço no meio da publicidade e do jornalismo e assim, começaram a surgir os anúncios publicitários e ilustrações realizadas pelos jornais. Com o avanço da tecnologia, a arte de fotografar foi e está crescendo, consideravelmente, e vem sendo aperfeiçoada cada vez mais. Gerando assim, mais registros e compartilhamentos em redes sociais, dando maior acesso à população.
 Conforme a importância que a fotografia adquiriu no meio publicitário, a imagem passou a ter mais foco do que o texto, e assim, despertou maior interesse do público. Hoje em dia, é quase impossível imaginar qualquer campanha publicitaria sem o ajuste principal que é a fotografia. Ou seja, toda publicidade estará sempre direcionada à imagem, pois possui um papel fundamental, seja através de notícias, caracterizar uma marca ou vender um produto. Ocasionando uma enorme influência na comunicação. Já dizia Confúcio – filósofo chinês – “uma imagem vale mais que mil palavras”.
A importância de um bom fotografo que conheça as regras
 Como já foi visto, a fotografia é essencial na publicidade e tem o objetivo de estimular o consumidor a, de fato, consumir. Além de muitas vezes, quando realizada com excelência, ser capaz de atingir níveis emocionais do público. Não obstante, para que isso ocorra, é essencial que o fotógrafo seja um ótimo profissional e conheça bem o assunto a fim de expor o diferencial e as principais características do produto. Ter conhecimento técnico e identificar quais ferramentas e equipamentos estão disponíveis são, também, ferramentas muito importantes para valorizar o trabalho.
 O trabalho do fotógrafo tem o objetivo de conduzir a visão do observador, para induzi-lo ao entendimento da mensagem. Para isso, é importante que este conheça as técnicas e tenha bagagem cultural, mantendo-se atualizado a tudo que acontece a sua volta e principalmente que utilize muito a criatividade em seus trabalhos. Mostrando então, sempre algo novo e surpreendente e não se prendendo a padrões pré-estabelecidos e comuns. 
 Esse profissional deve ser capaz de expressar algo através de uma imagem, que juntamente ao repertório do observador, irá possibilitar a interpretação e identificação da mensagem a ser passada. 
 Exemplo de uma ótima fotografia publicitária: 
 
<DBZ, agência.Revista VEJA. Editora Abril. Edição 2.205 - ano 44 nº 8. Acesso em 21 de nov. de 2017.>
 Levando em conta que a aposentadoria de Ronaldo, o fenômeno, era o assunto mais comentado no momento, o fotógrafo fugiu do óbvio e relacionou elementos do futebol para promover um serviço oferecido, relacionando a aposentadoria de Ronaldo com a do cliente.
Valor do job
 Negociar o valor do trabalho é um dos passos mais importantes. Em mercados mais antigos como o americano e o Europeu, softwares foram definidos para calcularo valor de uma campanha. Porém no Brasil é necessário considerar diversos fatores como:
Se a campanha vai ser impressa ou não.
Se a campanha será internacional, nacional ou regional
Quanto tempo a peça vai ficar no ar.
Exclusividade. Se é possível, ou não, utilizar aquelas imagens para outros fins.
Quem fará o casting dos modelos.
Quem cuidará da alimentação da equipe.
Quem fica responsável pelo transporte.
 Com essas e outras informações inicias é possível começar a definir o preço do trabalho. Deve se considerar se o fotógrafo precisa fazer casting, produzir e se responsabilizar por outras coisas, caso precise, passa de apenas fotógrafo para gerente de processos e isso influencia no valor cobrado também.
Característica da fotografia publicitaria
Conhecimento técnico
Equipamentos e ferramentas que agregam ao trabalho.
Controle de luz
Possuir um planejamento
Regras de composição fotográfica
Verificar como a imagem será vinculada e sua qualidade
Briefing
 O briefing é a troca de informações entre a agência e a empresa, servindo como o rascunho do trabalho. Por isso é a tarefa mais importante, facilitando e orientando na construção da fotografia publicitária. Para isso, é preciso estabelecer alguns dados:
Qual será o produto
Público – alvo
Como chamará a atenção do telespectador
Quais serão os meios de divulgação
 O primeiro passo para uma fotografia de sucesso é um bom briefing. É a partir dele que você saberá o que exatamente realizará.
Referências bibliográficas:
https://oglobo.globo.com/sociedade/fotografo-com-capacitacao-adequada-se-destaca-no-mercado-de-trabalho-20146795
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0514-2.pdf
https://pt.scribd.com/doc/51269459/Conceito-de-Fotografia-Publicitaria
https://dofotografo.wordpress.com/tag/fotografia-publicitaria/
https://focusfoto.com.br/a-fotografia-publicitaria-do-registro-a-seducao/
 https://www.comovie.com.br/single-post/fotografianapublicidade 
https://despertefotografia.wordpress.com/2012/05/18/caracteristicas-da-fotografia-publicitaria/
 https://pt.scribd.com/doc/51269459/Conceito-de-Fotografia-Publicitaria
Conclusão
 Através desse trabalho, podemos aprender mais sobre a fotografia, não somente no meio das propagandas, mas em seu todo. Muitas vezes, não se é dado seu devido valor pois, a maioria das pessoas, em seus celulares e outros aparelhos digitais, tem acesso à câmera, dando a impressão que todos que a possuem sabem o que, de fato, estão fazendo. Porém, fotografar vai além de uma mera imagem registrada, é um sentimento e uma mensagem a ser passada. Um ponto muito interessante que vimos também, é que a imagem pode mudar todo o sentido das campanhas, mostrando que, cada detalhe da foto, deve ser cuidadosamente observado e moldado conforme a intenção do autor. Por fim, concluímos que ter conhecimentos e técnicas são fundamentais para uma boa fotografia, de maneira que o intuito pretendido seja claro e para não haver ruídos na comunicação.

Continue navegando