Buscar

MORFOFISIOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO

Prévia do material em texto

Bruna Medeiros Freitas
Morfofisiologia do Comportamento Humano
Heitor Abreu de Oliveira Dantas
Palmas – TO
2016
1- Explique as funções da bomba de sódio e potássio.
As funções da bomba de sódio e potássio são as de manter o volume intracelular estável quanto a quantidade de água e auxiliar no momento de polarização da membrana, mantendo o meio extracelular mais positivo do que o meio intracelular.
2- Como ocorre bioquimicamente a contração muscular esquelética?
A função neuromuscular é a sinapse existente entre o neurônio motor e o músculo esquelético. No fim do neurônio motor encontramos as vesículas sinápticas que estão cheias de neurotransmissores, neste caso as acetilcolinas. Ao receber um potencial de ação, os canais de difusão de sódio vão se abrindo, sofrendo um processo de despolarização, possibilitando a passagem deste potencial até que o mesmo alcance a membrana pré-sináptica. Este contato entre o potencial de ação e a membrana pré-sináptica origina o deslocamento das vesículas sinápticas até que se fixem na membrana, abrindo-se assim para o meio extracelular, onde encontra-se a fenda sináptica. As acetilcolinas vão ser liberadas para a fenda sináptica e vão ser atraídas pelos receptores colinérgicos encontrados na membrana pós-sináptica da fibra muscular. O contato entre as acetilcolinas e os receptores colinérgicos vai estimular a abertura dos canais de difusão de sódio despolarizando-a e ao atingir o valor limiar vai gerar potencial de ação causando a contração do músculo. Já o excesso de acetilcolina presente na fenda sináptica será eliminado pela proteína acetilcolinesterase que tem função de enzima.
3- Explique o sistema de condução elétrica do coração.
A condução elétrica do coração se dá por duas formas, pelo Sistema de Purkinje e pela influência do Sistema Nervoso. No Sistema de Purkinje o Nodo Senoatrial é permeável ao sódio mesmo estando polarizado (em repouso), portanto ao atingir o seu limiar ele se despolarizará e irá produzir um potencial de ação que será conduzido por todo o sistema, passando pelas Vias Internoidais, sendo freado pelo Nodo Atrioventricular para não fazer com que sua velocidade bombeie átrios e ventrículos ao mesmo tempo, seguindo pelos Ramos direito e esquerdo, conduzindo-se até as Fibras de Purkinje. Já a influência do Sistema Nervoso funciona com o Sistema Nervoso Autônomo Simpático (SNAS) que provoca a vasoconstrição com o uso da adrenalina e o Sistema Nervoso Autônomo parassimpático (SNAP) que provoca a vasodilatação com o uso da acetilcolina.

Continue navegando