Buscar

WEB AULA 2 e WEB AULA 3 - DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WEB AULA 2
O  movimento grevista das classes trabalhadoras está amparado no ordenamento jurídico e deve ser proposto respeitando as prerrogativas indicadas na legislação. A Lei de Greve (Lei nº 7.783/89), em seu artigo 10, relaciona quais são os serviços considerados indispensáveis, inadiáveis e essenciais à sociedade. Dentre elas, as principais são:
Tratamento e abastecimento de água; recreação e lazer; captação e tratamento de esgoto e lixo; distribuição de energia elétrica.
Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços de esporte; controle de tráfego aéreo, distribuição de gás e combustíveis.
Telecomunicações; transporte coletivo; serviços de hospedagem; assistência médica e hospitalar.
Compensação bancária; transporte coletivo; controle de tráfego aéreo; serviços funerários.
Quando o legislador elaborou o Código de Defesa do Consumidor, ele preocupou-se, inclusive, com a linguagem utilizada, pois o objetivo das normas ali contidas é que todas as pessoas tenham acesso e consigam compreender sua escrita. Sobre o conceito de consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
É toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final.
Somente pessoa física pode ser tida como consumidor.
A pessoa jurídica só é amparada pelas regras do CDC se o juiz deferir/aceitar.
A coletividade não é amparada pelas regras consumeristas, pois não pode ser equiparada a consumidor.
A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras. Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.
O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.
A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
As relações de consumo estão ordenadas no Código de Defesa do Consumidor, o instrumento legal que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Neste código, encontraremos definições e conceitos que configuram as relações de consumo e seus envolvidos. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Consumidor. 
II- Fornecedor. 
III- Produto. 
IV- Serviço. 
( ) É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, e entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. 
( ) É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive de natureza bancária, financeira, crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista. 
( ) É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. 
( ) É qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
II - IV - I - III.
I - II - IV - III.
III - IV - I - II.
IV - I - III - II.
O século XX trouxe consigo a proposição de um Estado social, na lógica da desconstrução do processo de miséria a que os indivíduos estavam sendo submetidos. A política de proteção e informação dos consumidores reconheceu direitos fundamentais e os dividiu em categorias. Sobre essas categorias dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
Proteção dos interesses corporativos.
Proteção da ética e da moral.
Comunicação e expressão.
Informação e educação.
WEB AULA 3
A responsabilidade do fornecedor de serviços está vinculada à comprovação do efeito do serviço, levando-se em consideração que a prestação de serviços deve conter vícios. Com relação ao fornecimento de produtos e serviços, assinale a alternativa CORRETA:
A adulteração dos produtos e a existência de motivos que tornem os produtos indaquados ao consumo definem o vício da quantidade dos produtos.
Comprovando o fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço e que a culpa pelo defeito foi causada de forma exclusiva pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.
A inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde, temos caracterizado o vício de quantidade dos produtos.
Havendo disparidade entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de qualidade dos produtos.
Considerando que as informações importantes sobre o produto deverão estar disponibilizadas, de forma clara ao consumidor, podemos concluir que a responsabilização sobre eventuais danos causados ao consumidor obrigam o fabricante a melhorar a qualidade dos produtos. Em matéria de responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, há três modalidades de defeitos que geram a responsabilização do fornecedor. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Defeitos de fabricação - aqueles que decorrem de fabricação, produção, montagem, manipulação, construção ou acondicionamento de produtos. 
II- Defeitos de concepção - aqueles decorrentes de falha de projeto ou de fórmula. 
III- Defeitos de comercialização - por insuficiência ou inadequação de informações sobre sua utilização e riscos. 
IV- Defeitos de reparação - por insuficiência de assistência técnica para o conserto dos produtos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
O vício do produto ou serviço pode ser aparente (de fácil constatação), ou oculto (de difícil constatação). Dentre os tipos de vícios existentes, podemos afirmar que os vícios de qualidade dos produtos são:
Os que tornam os serviços impróprios à sua fruição ou lhes diminuem o valor, considerando-se impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendem às normas regulamentares de prestabilidade.
Aqueles que tornam os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor.
Decorrem da disparidade quantitativa com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária.
Aqueles em que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária.
A proteção do consumidor é a finalidade instituída pela edição do Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa. Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir: 
I- Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa. 
II- A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais. 
III- Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva. 
IV- Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças II e IV estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças III e IV estão corretas.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é responsabilidade do fornecedor arcar com os defeitos de fabricação, concepçãoe comercialização dos produtos. Sobre o defeito, assinale a alternativa CORRETA:
É um defeito de concepção a ausência de informações sobre os riscos do produto.
Produtos com prazo de validade vencidos são um defeito de fabricação.
Refere-se ao local onde é comercializado o produto ou serviço.
Compromete a segurança e pode causar danos físicos ou patrimoniais ao consumidor.

Continue navegando