Buscar

Questões sobre a vinda da família real para o Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Analise as afirmativas abaixo: I - Com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, houve a criação da Imprensa Régia e da Guarda Nacional, o que impulsionou o desenvolvimento do país. II ¿ Houve uma intensa desapropriação de imóveis para alojar a corte que chegava no Rio de Janeiro. III ¿ Podemos afirmar que a vinda da família real foi o primeiro passo para a independência do Brasil, em 1822. IV ¿ Apesar de ser aliado dos ingleses, Portugal continuou comercializando livremente com a França, mesmo após o Bloqueio Continental. Estão corretas as alternativas:
	 
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I, III e IV
A chegada da família real ao Rio de Janeiro, trouxe inúmeras mudanças para a cidade. A primeira delas foi abrigar todos os membros da corte portuguesa no local, tarefa nada fácil na época. A solução encontrada para isso foi:
	
	desapropriar apenas duas casas, consideradas mais imponentes no centro do Rio de Janeiro, inclusive tombadas hoje pelo patrimônio histórico, e alugar outras no entorno, ainda que mais modestas.
	
	construir diversas moradias no centro da cidade, onerando o tesouro e criando novos impostos para a construção das mesmas.
	 
	desapropriar diversas moradias existentes. Assim, eram pintadas nas fachadas das casas as letras PR, iniciais de Príncipe Regente, o que significava que o morador deveria deixar o imóvel para dar lugar para algum membro designado pela coroa portuguesa.
	
	alugar as casas mais confortáveis que existiam no centro da cidade, o que gerou uma enorme valorização dos imóveis e especulação imobiliária.
	
	construir diversas residências nas áreas rurais da cidade do Rio de Janeiro, o que viabilizou a vinda da família real para a localidade, tranquilizando-a em relação às novas moradias.
No século XVIII, os jesuítas foram expulsos do Brasil. Suas propriedades foram desmembradas e vendidas. Algumas delas se tornaram parte importante do patrimônio nacional, devido a sua importância histórica. Podemos citar como exemplo:
	
	O Cristo redentor
	
	A Igreja da Candelária
	
	O Paço Imperial
	
	A casa França-Brasil
	 
	A Quinta da Boa Vista
	
	
Sobre a chegada de d. João VI com toda a Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, é possível afirmar que:
	
	Constituiu uma aliança entre Portugal e Espanha articulando as colônias na América, a exemplo da Colônia Cisplatina.
	 
	Contribuiu para o fim do Exclusivo Colonial entre Brasil e Portugal a partir da Abertura dos portos às nações amigas, em 28 de janeiro de 1808.
	
	Contribuiu para uma aproximação com a França, com o ato da Abertura dos portos às nações amigas, em 28 de janeiro de 1808.
	
	Significou um rompimento com os ingleses, uma vez que Portugal não conseguiu desobedecer ao Bloqueio Continental imposto pela França.
	
	Representou um enfraquecimento da monarquia em Portugal, diante das ameaças francesas.
Alojar a corte portuguesa e a família real no Rio de Janeiro, não foi tarefa fácil. Enquanto a Corte permaneceu sobretudo no centro da cidade, em casas confiscadas, a família real teve mais sorte: conquistou de um comerciante português, Elias Antônio Lopes, uma propriedade grande e confortável. Sobre esse lugar, podemos afirmar que:
I)Tratava-se de uma propriedade rural, conhecida entre os portugueses como Quinta da Boa Vista. Localizava-se no bairro de São Cristóvâo, naquela época rural. 
II) O terreno da Quinta da Boa Vista fora no passado uma propriedade dos padres jesuítas, que foram expulsos do Brasil pelo Marquês de Pombal.
III)A quinta serviu como residência de Dom João, função que permaneceu após a independência e durante todo o império.
 Estão corretas as alternativas:
	
	Apenas a II, III
	
	Apenas a I, II
	
	Apenas a I, III
	 
	Apenas a I, II, III
	
	Apenas a II
A vinda da família real para o Brasil foi um acontecimento ímpar na História mundial, já que nunca antes uma corte completa tinha deixado o seu reino para se alojar numa colônia, especialmente em terras tão distante quanto o Brasil. Partiram do porto de Lisboa, em 29 de novembro de 1807, fugidos de Napoleão Bonaparte, Dom João, a princesa Carlota Joaquina, nobres e funcionários reais. Estima-se cerca de dez mil pessoas terem deixado Portugal de uma só vez para virem para o Brasil. Sobre a viagem que trouxe a corte portuguesa para as terras coloniais, podemos afirmar que:
	
	Ela ocorreu de modo tranquilo, tendo a corte portuguesa apenas um incidente em toda a viagem: casos de gripe que levaram à morte alguns membros da tripulação.
	
	Ela ocorreu de modo planejado, tendo a Marinha Inglesa sido responsável por todos os itens de conforto e segurança que a Corte Portuguesa necessitava. Dessa forma, a corte não enfrentou nenhum tipo de dificuldade na viagem.
	
	Ela se sucedeu de forma tranquila, pois a Marinha Inglesa acompanhou os navios portugueses até o Brasil, garantindo-lhes o conforto, as condições de higiene e segurança necessários.
	
	Ela ocorreu de modo precário, já que a Marinha espanhola, que seria responsável pelas condições de higiene, conforto e alimentação da Corte, falhou em seu trabalho.
	 
	Ela se sucedeu de forma precária, sem as mínimas condições de conforto e higiene. Além do escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C, houve uma epidemia de piolhos que tornou a situação ainda mais insuportável.
Podemos atribuiu como um dos fatores principais para a transferência da capital da colônia, de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763:
	
	A vinda da família real para o Brasil.
	
	A lei de 1570, que proibia a escravidão dos indígenas, prejudicando a economia de Salvador.
	 
	A descoberta de ouro nas Minas Gerais.
	
	A fuga dos colonos para o interior para fugir das guerras indígenas.
	
	A interiorização do povoamento com a Guerra Do Paraguai.
A primeira constituição brasileira data de 1824. Nela é instituído um quarto poder, que dava plenos poderes ao imperador e foi motivo de revolta entre a população. Este poder era denominado:
	
	Judiciário
	 
	Moderador
	
	Legislativo
	
	Liberal
	
	Executivo
	
	
A vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, alterou por completo o perfil da cidade. De local sem infra-estrutura, o Rio de Janeiro passou por um intenso processo de transformação. Assinale abaixo, a alternativa que não corresponde ao período.
	 
	Foi criada a primeira Roda dos Expostos, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, instituição que acolhia recém nascidos abandonados pelas mães, sobretudo as de origem pobre ou fruto de relações espúrias.
	
	Houve a criação de teatros, ruas foram pavimentadas, lojas abertas, artigos importados foram postos à venda, sobretudo na rua do Ouvidor.
	
	Foram trazidos muitos livros de Lisboa, que deram origem ao núcleo da atual Biblioteca Nacional.
	
	A imprensa foi permitida, bem como a circulação de jornais.
	
	A vida cultural e artística da cidade se movimentou muito, já que teatros foram criados e a Missão Francesa estava presente nas ruas do Rio de Janeiro, retratando o seu cotidiano.

Continue navegando