Buscar

Atividade Fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE REVISÃO FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
NOME:________________________________________________________________________________________________________________Tº________
	1.
	
	  
 A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Loteamento de Cargos - "A denúncia sobre a fraude nas licitações do Ministério da Saúde revela mais do que uma quadrilha que lesava o patrimônio público desde 1990. Alerta para o perigo das nomeações em que afilhado e padrinho, sejam políticos, partidos e amigos, nem sempre seguem a regra básica de indicações: o da experiência do ungido para o exercício da função." (JB 06/06/04) Weber em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros. Identifique e justifique o tipo de dominação presente no texto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
	2.
	
	  A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA 
	 
	
	
	Considerando o espanto que os europeus sentiram ao descobrirem os povos em outros continentes, assinale a opção abaixo que retrata a percepção que se construiu sobre os não europeus:
	
	
	Perigosos, tementes ao deus católico, bem vestidos e organizados.
	
	Perigosos, animais, com sexualidade descontrolada e inteligência restrita.
	
	Amistosos, calmos, bem inteligentes e com rapidez para aprender.
	
	Inteligentes, apesar de desorganizados, sociáveis e produtivos.
	
	Amistosos, trabalhadores, irritadiços e curiosos.
	3.
	  FATOS SOCIAIS E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS: A ANÁLISE DURKHEIMIANA  
	 
	
	
	Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que:
	
	
	constitui-se "o tipo psíquico" da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações.
	
	refere-se ao conjunto de ações sociais realizadas pelos indivíduos na sociedade, cujas motivações devem ser analisadas pelo pesquisador.
	
	baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.
	
	refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.
	
	é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma "moral social".
	4.
	
	  CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA E DA ANTROPOLOGIA 
	 
	
	
	O Positivismo foi uma diretriz filosófica que Augusto Comte desenvolveu na segunda metade do séc. XIX e influenciou o Brasil no lema de um de seus símbolos mais importantes. Estamos falando:
	
	
	Do brasão da república;
	
	Da bandeira do Rio de Janeiro;
	
	Da bandeira de Brasília;
	
	Da bandeira nacional;
	
	Da constituição brasileira.
	5.
	
	  DOMINAÇÃO EM MAX WEBER 
	 
	
	
	Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
	
	
	Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
	
	Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
	 
	Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
	
	Dominação Racional legal, Dominação Tradicional e Dominação Carismática
	
	Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
	6.
	
	  INDIVÍDUO E SOCIEDADE 
	 
	
	
	FOLHAPRESS/JC - 13/03/2013 - Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais?
	
	
	O da objetividade do conhecimento.
	
	O da subjetividade do conhecimento.
	
	O da relação família-sociedade.
	 
	O da relação indivíduo-sociedade.
	 
	O do instinto de sobrevivência.
	7.
	  MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA: A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX 
	 
	
	
	Marx, em suas contribuições, discute o modo de pensarmos as contradições da realidade asim como as diferenças sociais e suas transformações. A este aspecto teórico, em Marx chamamos:
	
	 
	Dialética;
	 
	Tese
	
	Hermenêutica;
	
	Sofisma;
	
	Síntese
	8.
	  FATO SOCIAL REPRESENTAÇÕES COLETIVAS: A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM 
	 
	
	
	O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
	
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal.
	9.
	  PENSAMENTO POLÍTICO – DOMINAÇÃO EM MAX WEBER
	 
	
	
 
	O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
	
	
	O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.
	
	A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.
	
	A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.
	 
	A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na confiança no chefe.
	10.
	  MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA: A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX 
  
	 
	
	
	"Quanto mais o trabalhador se empenha em seu trabalho, tanto mais poderoso se torna o mundo estranho que ele cria contra si mesmo, tanto mais pobre se tornam ele e seu mundo interior, e menos estes lhe pertencem (...) o trabalhador coloca sua vida no objeto; mas agora ele não mais o pertence (...). O que o produto de seu trabalho é, ele não é."(Karl Marx). Assinale a alternativa cujo conceito desenvolvido por Karl Marx está expresso no texto.
	
	
	ideologia.
	
	modo de produção.
	 
	alienação.
	
	práxis.
	
	anomia.

Outros materiais