Buscar

Resumo Indústria 4

Prévia do material em texto

Nome: Izabella Moura dos Santos
 Matricula: 201803264331
 
Resumo Indústria 4.0
 As três primeiras revoluções Industriais, provocaram mudanças na produção em massa, eletricidade, montagem, tecnologia entre outras coisas que aumentaram não somente o desenvolvimento econômico mas também a renda dos trabalhadores. Já a Quarta Revolução Industrial também chamada de Industria 4.0, se caracteriza como um conjunto de tecnologias que permitem a fundição do mundo físico,digital e biológico, envolvendo uma rede de conexões como internet das coisas, inteligência artificial, robotização entre outros. A indústria 4.0, nasceu na Alemanha em 2011 durante a Feira de Hannover. O objetivo do governo alemão era, aumentar a produtividade e elevar a competitividade. Diante disso, criou-se um grupo para elaborar uma estratégia para promover essa reviravolta de alta tecnologia na manufatura. O resultado foi o ganho da atenção do mundo inteiro.
 Existem seis princípios para o desenvolvimento e implantação da industria 4.0 que definem os sistemas de produção inteligentes que tendem a surgir nos próximos anos: a capacidade de operação em tempo real (tomada de decisões em tempo real), virtualização ( rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos), descentralização (os módulos da fabrica inteligente trabalha de forma descentralizada a fim de aprimorar os processos de produção.), orientação a serviços (utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços) e modularidade (oferece flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas facilmente).
 Um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo.Consistindo em um mercado cada vez mais exigente. Segundo, Guilherme Cano Lopes -estudante de Engenharia de Controle e Automação,os profissionais também precisarão se adaptar, pois com fábricas ainda mais automatizadas e novas demandas surgirão enquanto algumas deixarão de existir. Os trabalhos manuais e repetitivos já vem sendo substituídos por mão de obra automatizada, tendendo a continuar. Porem, pesquisas e desenvolvimento oferecerão oportunidades para profissionais capacitados, com formação para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologia que compõe uma fábrica inteligente.
 Atualmente o Brasil, ainda possui grandes desafios perante a essa Revolução, ocupando a 69 colocação no Índice Global de Inovação, porém dados apontam que apesar das adversidades, a Indústria 4.0 aparece como uma oportunidade para o crescimento e desenvolvimento do pais.
São José, 19 de Janeiro de 2019.

Continue navegando