Buscar

Fisica Experimental III -Relatório 3

Prévia do material em texto

Objetivos:
Descrever e identificar as linhas de campo elétrico prouzidas por um par de eletrodos retos;
Lista de materiais
Um gerador eletrostático do tipo Van der Graaff
Uma cuba de vidro
Dois eletrodos retos
Uma placa de Petri
Duas conexões com pinos banana
Pó de milho granulado
Óleo de ricíno
Procedimentos da experiência:
Montamos e posicionamos o Gerador e a Cuba projetável conforme foto abaixo.
Colocamos uma fina camada de óleo de rícino na cuba de vidro, espalhamos um pouco de milho granulado sobre o óleo da cuba e logo após, a cuba sobre o conjunto de eletrodos.
Ligamos a chave, no painel frontal do gerador de Van De Graaff e giramos o potenciômetro para a aceleração máxima. Regulamos a pressão das palhetas sobre a correia de borracha, aumentando o atrito, sem que esta pare de se movimentar.
Observando a formação das linhas de campo elétrico.
Procedimentos Experimentais e Perguntas:
Faça um desenho com o aspecto das linhas de força entre dois eletrodos retos. Estes eletrodos representam duas placas paralelas com cargas de sinais contrários (+) e (-).
Assinale na figura abaixo, a região onde o campo elétrico é mais intenso. Trace o vetor E (que melhor representa o campo elétrico) nos pontos A, B e C. 
O que acontece com a densidade das linhas de força de campo elétrico na região central?
Como a distância entre os eletrodos é menor, os granulados ficam mais agrupados, aumentado assim, a densidade das linhas de força.
Nas atividades desenvolvidas, as partículas de fubá se orientam sob a ação do campo elétrico. Explique como elas interagem com o campo elétrico, sendo neutras e dielétricas.
Quando submetidos a um campo elétrico, forma-se no interior do dielétrico outro campo elétrico; Os mesmos tendem a acompanhar as linhas geradas inicialmente.
Represente na figura 3 abaixo as linhas de força entre um par de eletrodos pontuais (com cargas de sinais opostos).
Representa na figura 4 abaixo as linhas de campo elétrico entre um eletrodo pontual e um eletrodo em anel circundante (com cargas de sinais opostos).
	
Conclusões:
Concluímos que através do nosso experimento conseguimos visualizar a formação dos campos elétricos pelas linhas de força formadas. Visualizamos o seu comportamento diante de cada montagem distinta feita com os eletrodos disponíveis. Pode-se comprovar que as linhas de força são sempre perpendiculares aos eletrodos desta forma nunca podendo ser paralelas aos mesmos, pois as linhas demonstram o trajeto do campo elétrico de um eletrodo ao outro como que se formando um caminho entre eles para a circulação da corrente elétrica, verificou-se assim, a existência do campo elétrico e visualizamos o seu comportamento com o auxílio do pó de milho imerso no óleo de rícino.

Continue navegando