Buscar

fund.epidemiologia av2

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0245_AV2_201202029698 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MIRNA MIGUEL PASSOS GODOY
	Turma: 9021/G
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 10/06/2015 15:24:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201202141147)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202142886)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Através do estudo da história da epidemiologia, podemos observar como a forma de conceituar Saúde evoluiu ao longo do tempo. Até o século XIX Saúde era apenas a ausência de doença.¿ Analisando esse conceito de saúde podemos concluir que:
		
	
	O centro das atenções era manutenção da biodiversidade.
	
	O centro das atenções era o bem-estar físico, mental e social.
	
	O centro das atenções era a promoção do autocuidado em saúde.
	
	O centro das atenções era a preservação do meio ambiente.
	 
	O centro das atenções era a doença em si.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202142478)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		
	
	Transversais.
	
	Ecológicos.
	
	Descritivos.
	
	Longitudinais.
	 
	Multicêntricos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202142261)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	 
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202143447)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID):
		
	
	Um Banco de Dados com informações da rotinas hospitalares no mundo.
	
	Constitui um Banco de Dados referência do cadastro de doentes no mundo.
	 
	Fornece a uniformização na denominação das doenças e causas de morte (classificação dos óbitos).
	
	Nomeia todos os indivíduos que morreram por motivos de doença.
	
	Realiza Diagnóstico de doenças raras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202658341)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Princípio Integralidade da Assistência, com ações combinadas para prevenção e cura, qual a opção abaixo está em desacordo por não apresentar uma ação preventiva e outra curativa:
		
	
	Dispensação de preservativos e terapia antirretroviral.
	
	Incentivo ao exame de toque retal e prostatectomia.
	
	Pré-natal e histerectomia.
	
	Orientação para auto exame das mamas e mastectomia.
	 
	Dispensação da pílula do dia seguinte e FIES.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202235527)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O raciocínio epidemiológico consiste na sequência de várias operações intelectuais, que se complementam na análise de um problema. Um dos momentos do raciocínio epidemiológico voltado para a explicação de um problema é o levantamento de hipóteses. Uma hipótese epidemiológica compreende uma explicação para algum fenômeno, como por exemplo, a distribuição ou determinação do surgimento de doenças e/ou indivíduos doentes em populações através de relações estabelecidas entre as variáveis que representam risco, fatores de risco e vulnerabilidade às doenças. É importante destacar que uma hipótese epidemiológica deve levar em consideração os aspectos da doença na população e as variações nos componentes ambientais (físicos, químicos, biológicos, sociais) associados à exposição aos fatores de risco. Dentro desse contexto, que hipóteses podem ser levantadas tendo como exemplo a obesidade e o consumo de alimentos ultra-processados? (Alimentos ultra-processados são produtos não perecíveis, que demandam mínima, ou nenhuma, preparação culinária, possuem alto valor calórico e de sódio, alto teor de gorduras saturadas e baixo valor nutricional, devido à perda de micronutrientes, fibras e água).
		
	
Resposta: A um grande fator que indica a causa ou origem da obesidade, os alimentos ultra-processados por serem calóricos ter alto teor de gorduras e baixo valor nutricional,indica que se uma população utiliza essas alimentaçao ,os dados epidemiologicos indicarão uma população obesa,consequentemente surgiram outras doenças decorrente da obesidade como,hipertensao arterial,diabetes,doenças cardiovasculares entre outras.Pois ,para ser ter uma vida saudável e necessaria uma boa alimentação.
	
Gabarito: As hipóteses que podem ser levantadas estão relacionadas ao fato de que o aumento no consumo desses alimentos está influenciando o aumento na incidência e prevalência da obesidade no mundo inteiro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202188916)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como "Saúde para Todos no Ano 2000". Dentro desse contexto, explique o impacto da Declaração de Alma-Ata no Brasil.
		
	
Resposta: O Brasil possui programas de saúde que hoje contribuem para a vida dos cidadoes ,devido ao incentivo e das contribuições de politicas internacionais voltadas a saúde que hoje apesar de não acabar com muitasepidemias ajuda na prevenção e redução de danos maiores a população.
	
Gabarito: Apesar de as metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a APS tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século. Aqui no Brasil, a Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira. Com a incorporação do movimento "Saúde Para Todos" foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde, desafiando o envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202155481)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a Medicina Tropical representou um marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana dedicaram-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Na época, os tropicalistas associavam as doenças tropicais a vários fatores com exceção de:
		
	
	Desnutrição.
	
	Más condições de vida da população.
	
	Ausência de saneamento básico.
	
	Pobreza.
	 
	Hipótese Miasmática.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202158785)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Notificação Compulsória está relacionada à comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária, representando a principal fonte de informação da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. Sobre a notificação compulsória é correto afirmar que:
		
	
	Os responsáveis por organizações e estabelecimento públicos e particulares de saúde e ensino não são obrigados a notificar casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória.
	
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	 
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	
	Apenas profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.

Continue navegando