Buscar

2ª POL Questão TÉCNOLOGIA DOS MATERIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2ª POL Questão 1/5 - Tecnologia dos Materiais
A metalografia abaixo é resultante do tratamento térmico da liga Cu-Ni que sofreu um tratamento térmico de homogeneização. Qual a função deste tratamento?
	
	A
	A homogeneização é feita para dissolver segregação de elementos em determinados locais e promover, por difusão, sua distribuição de modo mais uniforme por todo o material.
	
	B
	A homogeneização é feita com o propósito de amolecer um material encruado como consequência do trabalho mecânico.
	
	C
	A homogeneização é feita com o propósito de endurecer um material encruado como consequência do trabalho mecânico.
	
	D
	A homogeneização é feita para evitar a segregação de elementos em determinados locais e promover, por difusão, sua distribuição de modo mais uniforme por todo o material.
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Tecnologia dos Materiais
O SAN é um copolímero considerado da família do poliestireno que possui boa transparência, sendo bem resistente ao calor, resistente a impactos, possuir boa estabilidade dimensional, além de ser rígido e tenaz. Os monômeros que compõem o SAN são:
	
	A
	Butadieno, acrilonitrila e estireno.
	
	B
	Butadieno e estireno
	
	C
	Estireno e acrilonitrila
	
	D
	Butadieno e acrilonitrila
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Tecnologia dos Materiais
As ligas de alumínio também podem ser divididas em dois tipos:
- Trabalhadas mecanicamente;
- Fundidas.
As ligas trabalhadas mecanicamente podem ou não sofrer tratamento térmico. Com relação as ligas trabalhadas mecanicamente:
	
	A
	Aquelas que não podem sofrer tratamento térmico são ligas endurecíveis por deformação plástica a frio, ou seja, por encruamento. As ligas tratáveis termicamente normalmente são solubilizadas e endurecidas por precipitação.
	
	B
	Aquelas tratáveis termicamente são ligas endurecíveis por deformação plástica a frio, ou seja, por encruamento. As que não podem sofrer tratamento térmico normalmente são solubilizadas e endurecidas por precipitação.
	
	C
	Aquelas que não podem sofrer tratamento térmico são ligas endurecíveis por têmpera. As ligas tratáveis termicamente normalmente são solubilizadas e endurecidas por precipitação.
	
	D
	Aquelas tratáveis termicamente são ligas endurecíveis por têmpera. As ligas que não podem sofrer tratamento térmico normalmente são solubilizadas e endurecidas por precipitação.
	1A
	2C
	3A
	4D
	5A
Questão 4/5 - Tecnologia dos Materiais
O Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga. Podemos citar, dentre estas ligas, o Latão. Sobre esta liga é sabido que:
	
	A
	Latão é uma liga de estanho e zinco tendo teores de estanho que variam de 5% a 50%. Possui estrutura CFC, devido a matriz de cobre, com estanho sendo introduzido como inclusão substitucional. O estanho interfere nas propriedades do cobre, diminuindo sua resistência a corrosão, sua condutibilidade térmica e elétrica, mas aumenta sua resistência mecânica.
	
	B
	Latão é uma liga de cobre e alumínio tendo teores de alumínio que variam de 5% a 50%. Possui estrutura CFC, devido a matriz de cobre, com alumínio sendo introduzido como inclusão substitucional. O alumínio interfere nas propriedades do cobre, diminuindo sua resistência a corrosão, sua condutibilidade térmica e elétrica, mas aumenta sua resistência mecânica.
	
	C
	Latão é uma liga de cobre e níquel tendo teores de níquel que variam de 5% a 50%. Possui estrutura CFC, devido a matriz de cobre, com níquel sendo introduzido como inclusão substitucional. O níquel interfere nas propriedades do cobre, diminuindo sua resistência a corrosão, sua condutibilidade térmica e elétrica, mas aumenta sua resistência mecânica.
	
	D
	Latão é uma liga de cobre e zinco tendo teores de zinco que variam de 5% a 50%. Possui estrutura CFC, devido a matriz de cobre, com Zinco sendo introduzido como inclusão substitucional. O zinco interfere nas propriedades do cobre, diminuindo sua resistência a corrosão, sua condutibilidade térmica e elétrica, mas aumenta sua resistência mecânica.
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Tecnologia dos Materiais
O plástico tem seu nome originário do grego plástikos que significa “capaz de ser moldado”. É um material de origem natural ou sintética, obtido a partir dos derivados de petróleo, de reciclagem e de fontes naturais, como a seiva de árvores. De acordo com a estrutura que dá origem aos plásticos, estes se dividem em Termoplásticos e Termofixos. Sobre esta classificação é definido que:
	
	A
	Os Termoplásticos possuem cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem.
	
	B
	Os Termoplásticos possuem cadeia em rede e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia linear ou ramificada , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem.
	
	C
	Os Termoplásticos possuem cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem alto ponto de fusão e por  não poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que dificulta sua reciclagem. Os Termofixos ou termorrígidos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem,  permitem outras fundições, facilitando sua reciclagem.
	
	D
	Os Termoplásticos possuem cadeia em rede , sendo que após solidificarem não permitem uma nova fundição, dificultando sua reciclagem.  Os Termofixos ou termorrígidos possuem  cadeia linear ou ramificada e se caracterizam por terem baixo ponto de fusão e por poderem ser fundidos e solidificados diversas vezes, o que permite sua reciclagem.

Continue navegando