Buscar

Níquel: história, características e aplicações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
NÍQUEL
BRUNO WERNER, CRISTIAN MESEMBURG, CESAR AUGUSTO, LUIS ESTANIESKI E RAFAEL CRISTOFOLI
*
*
HISTÓRIA
	O uso do níquel remonta aproximadamente ao século IV a.C. geralmente junto com o cobre já que aparece com frequência nos minerais deste metal.
*
*
HISTÓRIA
	Bronzes originários da atual Síria tem conteúdos de níquel superiores a 2%. Manuscritos chineses sugerem que o «cobre branco» era utilizado no Oriente desde 1400-1700 A.C, entretanto a facilidade de confundir as minas de níquel com as de prata induzem a pensar que, na realidade, o uso do níquel foi posterior, a partir do século IV A.C.
*
*
*
*
CLASSIFICAÇÃO
Definido como um metal branco prateado, levemente duro, maleável, de boa resistência à oxidação e à corrosão, símbolo químico Ni, pertence ao grupo VII da tabela periódica.
*
*
CARACTERISTICAS
É um metal de transição de coloração branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, dúctil e maleável porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente, apresentando certo caráter ferromagnético. É encontrado em diversos minerais, em meteoritos (formando liga metálica com o ferro) e, em princípio, existe níquel no núcleo da Terra.
*
*
CARACTERISTICAS
É resistente a corrosão, e só pode ser utilizado como revestimento por eletrodeposição. O metal e algumas de suas ligas metálicas, como o metal Monel, são utilizados para manejar o flúor e alguns fluoretos porque reage com dificuldade com essas substâncias.
*
*
CARACTERISTICAS
Seu estado de oxidação mais comum é +2, podendo apresentar outros. Tem-se observado estados de oxidação 0, +1 e +3 em complexos, porém são muito pouco característicos. 
*
*
*
*
Ligas de Ni-Cu
Extremamente resistentes à corrosão, em especial em ambientes marinhos com água parada, porém com baixa resistência mecânica em relação as demais superligas de Ni. Resistência compatível com aços especiais.
 Aplicação principal nas indústrias naval e petroquímica.
*
*
*
*
Ligas de Ni-Cr-Fe 
Resistentes a altas temperaturas com excelentes propriedades mecânicas. Elevada resistência à oxidação e resistência razoável a corrosão.
Aplicação principal nas indústrias aeroespacial, nuclear e petroquímica, válvulas automotivas, turbinas (avião e à gás).
*
*
*
*
Ligas de Ni-Fe-Cr
Resistentes a corrosão em altas temperaturas (em especial por cloretos), com boas propriedades mecânicas, porém inferiores as ligas Inconel. Resistência a
oxidação reduzida.
Aplicação principal na indústria petroquímica. 
*
*
*
*
Ligas de Ni-Cr 
Boa resistência à corrosão a alta temperatura, em especial por sulfatos, excelente resistência à fluência e à fadiga à quente.
Aplicação principal na indústria automotiva na fabricação de válvulas para motores de combustão interna e industria petroquímica e aeroespacial.
*
*
*
*
APLICAÇÕES
A maior parte da produção mundial de níquel é destinada ao fabrico de ligas: aços inoxidáveis para a indústria de construção metalomecânica, aços especiais para a indústria aeronáutica, cupro-níquel para a cunhagem de moedas, crómio-níquel para cutelaria, ferro-níquel para magnetes, cobre-niquel-zinco (prata alemã) para objectos decorativos e de uso doméstico, etc. 
*
*
CURIOSIDADES
O níquel age sobre as ligações nucleotídeo do DNA, fazendo com que se unam de forma errada, o que acarreta em uma sequência incorreta de DNA. Uma modificação nessa estrutura pode resultar em câncer, daí o efeito carcinogênico do níquel. Portanto, fique alerta ao contato excessivo com este metal. 
*
*
CONCLUSÃO
A produção do níquel pode ser dizer que é relativamente barato comparado como os outros minérios refletindo no seu crescimento de produção , incentivos nos avanços de pesquisas para encontrar novos áreas de extração. Mostramos também onde o níquel é utilizado em nosso dia-a dia, através das moedas , pilhas, baterias de telefones celulares e outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais