Buscar

Controle de Administração Pública


Continue navegando


Prévia do material em texto

Controle da ADM Pública
Controle é uma forma de limitação imposta ao poder público, para que este observe sempre os princípios da adm e os siga corretamente.
Controle administrativo é aquele realizado pela própria administração internamente.
Controle legislativo é aquele realizado pelo parlamento com auxílio dos tribunais de conta.
Controle Judicial: é aquele realizado através do poder judiciário provocado por a parte interessada, podendo ser a priori ou posteriori. EX: ação civil pública.
Prévio/a priori: é aquele realizado antes do ato controlado. Para impedir a prática de ato ilegal.
Concomitante: durante a prática do ato controle. Ex: Fiscalização de uma obra pública.
Posterior/posteriori: Realizado após a prática do ato com o intuito de anular o ato ilícito. EX: Ação popular.
Controle de legalidade: Analisa a compatibilidade do ato com o ordenamento jurídico. Analisa se está de acordo com a lei. 
Controle de mérito: Realizado pela própria administração, quantos aos juízes de conveniência e seus próprios atos. EX: Revogação de ato administrativo. 
Controle de Ofício: Não necessita ser provocado pela parte interessada. 
Controle Provocado: Necessita ser provocado para sei instaurado.
Recursos Administrativos: São todos os atos que podem ser utilizados para provocar reexame dos atos praticados eles administração pública.
Modalidades: Reclamação administrativa, representação, Pedido de reconsideração e revisão.
O poder judiciário pode examinar os atos de qualquer natureza desde que sigam os princípios da legalidade e moralidade.
Ação Popular: Remédio constitucional que permite a qualquer cidadão impeça ou cancele ação pública que coloque os patrimônios culturais e públicos em risco.
Mandado de Injunção: Processo que pede a regulamentação de uma norma da Constituição, quando os Poderes competentes não o fizeram. O pedido é feito para garantir o direito de alguém prejudicado pela omissão.
Habeas Data: Ação para garantir o acesso de uma pessoa a informações sobre ela que façam parte de arquivos ou bancos de dados de entidades governamentais ou públicas. Também pode pedir a correção de dados incorretos.
Ação Civil Pública: proposta para proteção de direitos difusos ou coletivos,como meio ambiente, defesa do consumidor, ordem urbanística, bens e direitos de valor artístico, infração à ordem econômica e à ordem urbanística. São legitimados para a propositura de ação civil pública: o Ministério Público; a Defensoria Pública; a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; a associação que atenda aos requisitos estabelecidos na Lei nº 7.347/85; o Conselho Federal da OAB. 
Habeas Corpus: Medida que visa proteger o direito de ir e vir. É concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Quando há apenas ameaça a direito, o Habeas corpus é preventivo.
Partes
Qualquer pessoa física que se achar ameaçada de sofrer lesão a seu direito de locomoção tem direito de fazer um pedido de Habeas corpus. Essa pessoa é chamada de “paciente” no processo. O acusado de ferir seu direito é denominado “coator”.
Ação de Improbidade: que praticam condutas tipificadas nessa Lei estarão sujeitos à aplicação das sanções de suspensão dos direitos políticos, devolução de bens, multa civil, perda da função pública, indisponibilidade dos bens, proibição de contratar com o Estado e ressarcimento integral do dano.
OBS.: As ações judiciais de controle sobre a Administração podem ser utilizadas tanto no caso de lesão efetiva quanto na hipótese de ameaça a direito ou interesse do particular.