Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL ÉTICA PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL/ÉTICA PROFISSIONAL
1 Se os atos éticos estão atravessados pelas diversas visões de mundo dos in-divíduos, é certo então, que diferentes concepções de ética encontram-se presentes ao longo do processo histórico de institucionalização das profissões. No caso do Serviço Social, que tem um lugar especifico na:
Divisão social e técnica do trabalho.
2 Ética é também é entendida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar o sistema de normas existentes preestabelecidas para o convívio em sociedade. Dessa forma podemos afirmar sobre a ética:
 A finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta dos seres humanos, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade
3 Os homens agem na vida cotidiana e esta ação significa responder ativa-mente, ou seja, existe uma relação direta entre pensamento e a ação Lukács ( APUD NETTO, 2010, P. 66). Qual o conceito criado pelo autor pode ser explicado através desta citação ?
 Imediaticidade
4 Sobre o senso comum e a prática profissional, Carlos Montaño em seu livro A natureza do Serviço Social afirma que o prática social, a vida cotidiana, as relações socioeconômicas, a participação social ( no sentido mais amplo ) são determinadas pelo senso comum, de alienação , de cultura dominante, o que provoca uma confusão, ou melhor, a identificação de uma com a outra, subordinando a teria e a prática. Qual conceito o autor utiliza para explicar esta afirmação?
 Pseudoconcreticidade.
5 Qual o código de ética que rompeu com o conservadorismo no Serviço Social:
1986
6 Quais as características da Matriz Conservadora do Serviço Social:
Perspectiva eclética, influência neotomista, positivista e da ideologia política adotada pelo Estado brasileiro;
7 Na década de 90 tem um importante acontecimento na trajetória do serviço social. Dentre as alternativas abaixo marque a correta.
Ocorre na década de 90 a Construção do Projeto ético político da profissão
8 Tendo em vista que o projeto ético-político é a direção social da profissão e se norteia pela explicitação dos compromissos de dimensões ético-políticas e teórico-práticas do serviço social, marque dentre as opções qual não caracteriza princípios e/ou posicionamentos do projeto ético-político profissional.
Monopólio da participação política e da riqueza socialmente produzida
9 Nos códigos que antecederam o de 1986 a influência dos princípios da encícli-ca papal ____________ era muito presente e se explicitaram por meio con-cepção idealista de homem e uma prática profissional voltada para o equilíbrio, harmonia e paz social. A alternativa que completa corretamente a lacuna é:
Rerum Novarum
10 O Código de Ética de 1986 representa um marco da ruptura ética e ideológica do Serviço Social. Dentre as mudanças provocadas por este redimensionamento dos valores éticos do Serviço Social, pode-se afirmar que todas as afirmativas estão corretas, exceto:
Afirmação do conservadorismo profissional.

Outros materiais