Buscar

AV2 FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV2_201102136123 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201102136123 - KAMILA LOHN SANTANA
	Professor:
	HUBERT CHAMONE GESSER
	Turma: 9001/AS
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 10/06/2015 17:26:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201102305988)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A pesquisa epidemiológica no Brasil tem sido conduzida, basicamente, para dois eixos temáticos. Quais são esses eixos temáticos?
		
	
Resposta: epidemiologia e saude basica
	
Gabarito: - Aplicações para o planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde; - Investigações sobre os problemas de saúde de grande importância social e os determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102259853)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	 
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102260128)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Definir qualidade de vida é uma tarefa difícil e a dificuldade está relacionada à subjetividade, complexidade e às várias dimensões relacionadas aos diferentes aspectos da vida dos indivíduos. Sobre qualidade de vida são feitas as seguintes afirmações: I De uma forma geral, a qualidade de vida depende de fatores intrínsecos (endógenos) e extrínsecos (exógenos) que variam de indivíduo para indivíduo. II Qualidade de vida é um termo que representa uma tentativa de nomear as características das experiências de vida relacionadas ao cotidiano. III Existem vários conceitos propostos para qualidade de vida e a maioria deles possuem pontos comuns, como, o modo de viver a vida e a satisfação das necessidades e expectativas dos seres humanos. IV Como estes conceitos estão relacionados ao bem-estar, o complexo da Qualidade de Vida envolve os seguintes temas: habitação; saneamento e meio ambiente; saúde; educação; alimentação e nutrição; cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; previdência e assistência social; transporte. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102259546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		
	 
	Multicêntricos.
	
	Longitudinais.
	
	Transversais.
	
	Ecológicos.
	
	Descritivos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102260272)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma fábrica de tijolos realiza, através do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos empregados a cada 4 anos de atuação na empresa. A avaliação dos resultados durante 8 anos de implantação dessa rotina revelou que, dos 400 empregados examinados ao Raio X de tórax, 80 tinham lesões suspeitas de pneumoconiose (silicose). De acordo com o texto, a taxa que está sendo investigada se refere ao número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período, sendo chamada de taxa de:
		
	
	Tendência.
	 
	Letalidade.
	 
	Prevalência.
	
	Incidência.
	
	Mortalidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102380076)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre. O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades, que apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta iniquidades nas condições sociais e de saúde. Com relação as iniquidades em saúde NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Famílias que possuem boa situação socioeconômica e boa educação possuem menor risco de serem afetadas por doenças.
	
	A correlação entre a incidência de doenças e os fatores socioeconômicos é fortemente positiva.
	
	O número reduzido de profissionais da saúde nas regiões mais carentes do país, como os municípios de maior vulnerabilidade social (municípios do interior e as periferias das grandes cidades) é um exemplo de iniquidade em saúde.
	
	Um exemplo de iniquidade em saúde é a possibilidade de uma criança, cuja mãe possui apenas 4 anos de estudo ou menos, morrer antes de chegar aos 5 anos de idade.
	 
	Com relação às iniquidades em saúde não há diferença significativa quando avaliamos as regiões do Brasil e a situação permanece inalterada, ou seja, não é relevante quando separamos as regiões do Brasil por área rural e urbana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102272538)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de:
		
	
	Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
	 
	Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	Confinar doentes nas Santas Casas de Misericórdia.
	
	Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
	
	Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102352581)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	De acordo com o Ministério da Saúde consideram-se como Determinantes Sociais da Saúde (DSS) as condições de classe social, escolaridade, segurança alimentar, habitação e moradia, bem como acesso a serviços e bens públicos, entre outros, o que resguarda os limites do setor saúde e desafia práticas intersetoriais como estratégias provocadoras de mudanças no nível de saúde dos indivíduos e grupos sociais. Com a evolução do conceito de saúde não tem como dissociar saúde de qualidade de vida, assim, todos os Componentes do Complexo da Qualidade de Vida devem ser alcançados em consonância com os DSS. Nesse contexto, destaca-se que as condições de vida das populações humanas influenciam no modo de viver a vida. Então, por que os DSS merecem atenção especial?
		
	
Resposta: ela merece atenção porque com ela conhecemos as caracteristicas sociais de cada pessoa, dentro das quais a vida transcorre, as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, assim conseguimos conhecer melhor o paciente.
	
Gabarito: É importante destacar que os DSS merecem atenção especial, visto que, é nas condições de vida das populações e no modo de viver a vida que as causas das doenças deverão ser buscadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102393907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento e a gestão constituem um dos suportes disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Onde não encontramos esse planejamento?
		
	 
	na falta de organização de ações e serviços;na realização de diagnósticos e análises de situações de saúde;
	
	na elaboração de planos, programas e projetos;
	
	no processo de formulação de políticas;
	
	na definição de critérios para a repartição de recursos;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102275853)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Notificação Compulsória está relacionada à comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária, representando a principal fonte de informação da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. Sobre a notificação compulsória é correto afirmar que:
		
	 
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	Os responsáveis por organizações e estabelecimento públicos e particulares de saúde e ensino não são obrigados a notificar casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória.
	 
	Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	
	Apenas profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.

Continue navegando