Empreendedorismo - Slides V
9 pág.

Empreendedorismo - Slides V


DisciplinaAdministração e Empreendedorismo163 materiais2.585 seguidores
Pré-visualização1 página
Empreendedorismo
Prof. Me. Fábio Vaz
TENHA OBJETIVOS. SEJA OBJETIVO
 Os objetivos funcionam como um potente motor, são capazes de
impulsionar a empresa e as pessoas que nela trabalham. Sem sua força orientadora dificilmente nos moveremos na direção certa.
 Uma empresa que acredita ter como único objetivo o lucro descobrirá, mais adiante, que também possui responsabilidade em relação aos sócios, à comunidade, aos funcionários, além de compromisso como seu próprio desempenho. A busca de um objetivo desfocado, mal definido, portanto, pode ser frustrante para uma organização.
Planejamento e objetivos
 Ao definir os objetivos gerais da empresa, é desaconselhável que
estes sejam muito específicos. A limitação desses objetivos gerais pode desviar o foco de atenção da empresa tornando-a desatenta aos impedimentos e ameaças bem como às oportunidades de lucro.
 Ao lado de objetivos gerais, porém, a empresa deve definir também objetivos específicos, com o maior acerto possível. Quanto mais específico um objetivo, mais fácil fazê-lo compreendido junto às pessoas comprometidas com o sucesso da empresa. Da mesma forma, claros se tornarão os critérios de avaliação do desempenho organizacional.
Planejamento e objetivos
 Em resumo, a empresa deve trabalhar não apenas em função de
objetivos globais, que retratem o compromisso institucional da organização, mas também fazer-se orientar por objetivos inerentes ao âmbito operacional. 
 Este, ao contrário dos objetivos gerais, tem como características a temporalidade, a revisão periódica, a adaptabilidade às frenéticas contingências mercadológicas, a especificidade dos detalhes como prazos, níveis de excelência, índices de produtividade e de qualidade, diminuição de custos, crescimento das vendas, etc.
Com o planejamento, definimos quais são e como atingir os objetivos da empresa.
Planejamento e objetivos
PLANEJE E REDUZA RISCOS
Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira, quando, e quem deve fazer, de forma
flexível e fundamentada em conhecimentos,
estimativas e finalidades.
Planejamento e objetivos
Planejar requer seriedade e profissionalismo. 
 
 São etapas importantes para planejar:
Estabelecer objetivos;
Prever as atividades a serem realizadas para atingir os objetivos;
Elaborar cronograma de atividades; e
Determinar o grau de responsabilidade das pessoas incumbidas de realizar as atividades.
Planejamento e objetivos
INFORME-SE MAIS E MELHOR
A quantidade e a qualidade das informações de que o empresário dispõe permanentemente sobre o seu negócio são fatores determinantes para colocá-lo à frente da concorrência.
É importantíssima a capacidade do empreendedor de buscar por si próprio, ou seja, de empenhar-se pessoalmente na pesquisa, no levantamento de informações relacionadas à sua empresa, seus clientes, seus parceiros e seus concorrentes.
A incessante busca de novas informações ajuda o empresário a manter a competitividade necessária no mercado onde atua. Assim, ele consegue estabelecer objetivos em bases reais, ou seja, planejar e desenvolver melhor o seu negócio.
Planejamento e objetivos
A ampliação do conhecimento sobre seu setor, sobre novas
tecnologias, sobre o futuro do mercado dará ao empreendedor uma base sólida para a tomada de decisão acerca do desenvolvimento do seu negócio.
É preciso identificar, portanto, que informações são importantes,
onde e de que forma obtê-las. E, se bem utilizada, informação é poder.
As informações e o conhecimento adquiridos só se transformam
em aprendizagem quando inovam e criam oportunidades de negócio, no competitivo mercado (atual). O empreendedor deve, portanto, estar sempre disposto a aprender.
Planejamento e objetivos