Buscar

ENERGIA EOLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O QUE É A ENERGIA EOLICA ?
Também chamada de energia dos ventos, a energia eólicaé a energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos como bombeamento de água e trituração de grãos. O processo para aproveitamento da energia eólica depende dos aerogeradores, que são os equipamentos utilizados para, a partir do contato com o vento, rotacionarem e gerarem outras formas de energia, como a elétrica por exemplo.
A energia eólica tem apresentado resultados animadores quanto ao seu potencial de geração de energia elétrica, no primeiro semestre de 2015 as usinas eólicas brasileiras aumentaram em 114% a produção de energia, e a energia elétrica produzida a partir do vento corresponde a 3% de toda a energia produzida no Sistema Integrado Nacional (SIN), que é o conjunto de empresas responsáveis pela produção de energia elétrica de todo o país - menos de 2% de toda energia gerada está fora do SIN.
O Brasil possui usinas eólicas em alguns estados, como Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará; atualmente, a usina eólica do Rio Grande do Norte lidera a produção de energia elétrica, operando com capacidade de 2.243 MW.
Existem aspectos positivos e negativos no uso da energia eólica para a geração de energia elétrica.
Como aspectos positivos podemos citar:
não emite poluentes sobre a atmosfera;
é uma fonte de energia barata (isto se torna evidente quando comparamos a estrutura de uma usina hidrelétrica com a de uma usina eólica);
Por ser inesgotável é, portanto, uma energia renovável.
Como pontos negativos temos:
poluição sonora e visual produzida pelos aerogeradores;
a irregularidade dos ventos pode comprometer a geração de energia elétrica;
por algum motivo ainda desconhecido a presença dos aerogeradores modifica os hábitos de migração das aves, além do problema de choques entre esses animais e as pás dos geradores.
RESUMO
   O termo eólico é derivado da mitologia grega, onde eles afirmavam que Edo era o senhor dos ventos. Os ventos são formados a parti de um processo onde ocorre a diferença de pressão o ar quente sobe e o ar de menor pressão se desloca para ocupar o espaço, está energia é capturada pelo aerogerador.
   O avanço da tecnologia abriram as portas para a energia eólica, que por sua vez no Brasil há 17 parques eólicos, onde o tamanho de um gerador é equivalente a 80 metros de altura. Um único aerogerador tem a capacidade de produzir 1,67 MWH o suficiente para atender 9 mil pessoas com consumo moderado.
   A energia eólica começou a ter exploração comercial no Brasil na década de 70 quando o petróleo entra em crise, o custo desta energia é de cerca de US$70 a US$80 por MWH, onde a energia brasileira tem a maior potencial. 
 
INTRODUÇÃO
   Neste experimento, será apresentado de forma básica e simples, de como gerar energia a partir do vento. Para tal façanha, é preciso o uso de materiais fáceis de ser encontrados, que será visto logo a seguir. Com o âmbito constituinte de uma carga média de energia, é uma forma de conscientização de que a energia eólica pode ser beneficente ao ambiente, pois é gerado por um fenômeno da natureza.
   Visando em seus conceitos, pode-se considerar a fonte de energia mais ecológica já existente, sem necessidade de expelir poluentes e diminui o risco de desmatamento e intoxicações no ser humano 
   Nesta realização do trabalho sobre energia eólica (que é através dos ventos) o funcionamento de uma pequena maquete, exemplificando e produzindo como realmente funciona, listando suas matérias, usa-se o fio do cobre, criando um circuito em paralelo, sendo assim, fácil de manusear a energia gerada através do vento na hélice e girando. As pequenas leds, ao entrar em contato com a energia, acaba gerando luz, visando que deve-se usar as polaridades certas para que isso possa ocorrer.
Nos últimos anos, muito se tem escutado falar em energias renováveis. Sabemos da importante em se disseminar novas gerações de energia com menos custo e asatividades sustentavelmente corretas são sempre bem vindas, uma vez que temos a radiação do sol a nossa disposição todos os dias, as ondas das marés vindo e indo a cada minuto e sem falar no vento que é gerado devido as diferenças de pressões provocadas pelo aquecimento diferencial terrestre, promovendo o deslocamento de massas de ar (vento).
A deslocação do vento , sua intensidade e direção, são influenciadas de acordo com as condições atmosféricas, obstáculos e condições do solo. E para se aproveitar a energia cinética gerada pelos ventos, é necessário ter turbinas eólicas acopladas em geradores, surgindo os aerogeradores, que quando exposto a ventos suficientes gera corrente alternada.
Pensando de uma maneira ecologicamente correta, foi montado um projeto interdisciplinar que irá abordar todos os contextos aprendidos em sala de aula, aplicando de forma prática os conceitos  construindo um gerador eólico que alimentará no mínimo 8 LEDS de uma maquete de uma casa.  E para, a construção dessa casa resolvemos utilizar jornal, cola, caixinha de leite, potinhos de Danone, isopor, retalhos de panos, dentre outros materiais , tudo totalmente reciclável.
Objetivo :
O Projeto tem o objetivo de possibilitar os alunos os conhecimentos téoricos de geração de energia eólica, com a finalidade de alimentar uma carga útil conforme definido no item "Requisitos". Com a elaboração e execução deste projeto, os alunos serão instados a pensar em inovação, promovendo os cálculos para viabilizar o projeto em pequena, média e larga escala. considerando os fenômenos físicos envolvidos, desenvolvendo modelos de projeto e produção, analisando as questões técnicas e avaliando a viabilidade do projeto, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Continue navegando