Buscar

Mercantilismo e comércio internacional Jean

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

• Mercantilismo e comércio internacional Jean-Baptiste Colbert (França), Thomas Mun (Grã Bretanha); •
 A “mão invisível” ou Lei da Oferta e da Procura; Adam Smith •
 Teoria das Vantagens Absolutas; Adam Smith – O país exporta o produto com vantagem absoluta com relação ao outro país. • 
Teoria das Vantagens Comparativas; David Ricardo – O país exporta o produto com vantagem comparativa ao outro país ( olhar internamente; fator de produção=mão-de-obra) 
•Teoria dos Fatores Específicos : As tecnologias de produção estão sujeitas a aumentos marginais decrescentes, sendo Capital e Terra fatores de produção específicos dos respectivos setores de produção (não podem ser deslocados da produção de um bem para a de outro). Mão-de-obra único fator de produção que é móvel entre os setores.
 • Modelo Heckscher- Ohlin: Cada nação exportará o produto intensivo em seu fator abundante de produção e importará aquele que exigir a utilização do seu fator escasso a qual apresenta, consequentemente, maior custo de produção doméstico.
Modelos : 
Modelo ricardiano: As possibilidades de produção são determinadas pela alocação de um único recurso, mão de obra, entre setores. Este modelo transmite a ideia essencial da vantagem comparativa, mas não nos permite falar sobre distribuição de renda. 
Modelo de fatores específicos: Este modelo inclui múltiplos fatores de produção, mas alguns são específicos dos setores nos quais são utilizados. O modelo também apresenta as consequências em curto prazo do comércio na distribuição de renda. 
Modelo de Heckscher-Ohlin: Os múltiplos fatores de produção neste modelo podem mover-se através dos setores. As diferenças em recursos(a disponibilidade desses fatores em nível de país) guiam os padrões de comércio. O modelo também apresenta as consequências em longo prazo do comércio na distribuição de renda. TEORIAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
 Características comuns aos modelos :
 1. A capacidade produtiva de uma economia pode ser resumida por sua fronteira de possibilidade de produção e as diferenças nessas fronteiras dão origem ao comércio.
 2. As possibilidades de produção determinam o planejamento de oferta relativa de um país. 
3. O equilíbrio mundial é determinado pela demanda relativa do mundo e um planejamento de oferta mundial relativa que se situa entre os planejamentos nacionais de oferta relativa.
 4. O comércio acontecia em decorrência de: - Diferenças na produtividade do trabalho (modelo ricardiano) - Diferenças nos recursos (modelo dos fatores específicos e modelo de Heckscher-Ohlin)

Outros materiais