Buscar

Etica Politica e sociedade II

Prévia do material em texto

O conceito de instituição social é um tema amplo. Tem muitos significados e sentidos, representando uma variedade de exemplos concretos ou abstratos como família, governos, igrejas, associações, entidades, grupos sociais e classes sociais. É dentro das instituições sociais, como família, sociedade civil e Estado, que a liberdade se realiza eticamente. Acerca da instituição família, analise as afirmativas a seguir:
I- Os direitos e deveres dos pais e filhos não precisam ser discutidos e revistos, afinal a instituição família permanece a mesma desde a modernidade.
II- As discussões sobre dominação e minorias sociais chama a atenção para reflexões dentro do próprio casal, como novas formas de relacionamento.
III- A libertação da mulher se faz pela troca de papéis, aprisionando a liberdade masculina, garantindo a execução da ética atual.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	O sentido inicial do termo ética está ligado ao termo reflexão e questionamento sobre a realidade em que estamos inseridos. A ética nos tempos atuais ou ética contemporânea tem essa característica básica de questionar todas as dimensões da sociedade. Os problemas atuais presentes e comprometedores da civilização em que vivemos sugerem a necessidade de questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. Esta é a maneira de pensar da perspectiva ética contemporânea. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crítica à razão.
II- O fim da história.
III- O fim da política.
IV- Efemeridade e liquidez.
(     ) A decepção com relação às promessas modernas em torno de ideais societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
(    ) A racionalização do mundo modificou-se em razão instrumental, diferente da razão, que se destacou com os gregos por estabelecer uma relação objetiva com o mundo.
(    ) Foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos corpos que compõem o povo, a nação.
(    ) Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	III - IV - II - I.
	3.
	Liderar é influenciar e modificar comportamentos para além da simples adesão de ideias, rotinas e atitudes. Historicamente, a liderança influenciou exemplos positivos e catastróficos na humanidade, a exemplo das guerras mundiais. Nesse sentido, existem diferentes tipos de liderança que podemos observar diariamente nas organizações. Sobre os diferentes tipos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na liderança democrática, o comprometimento com as decisões é de todos, pois a participação do grupo é efetiva.
	 b)
	Os modelos de liderança valem apenas para o ambiente das relações de trabalho, nas quais o líder é claramente identificado, e não para outras áreas.
	 c)
	Na liderança liberal, as pessoas não possuem liberdade e quase não participam das tomadas de decisão.
	 d)
	A liderança autocrática é marcada pela dominação de uma pessoa, que utiliza o diálogo como ferramenta principal para liderar.
	4.
	O autor Maslow desenvolve uma teoria sobre as dimensões das necessidades individuais e sociais que envolvem segurança, autorrealização, autoestima, afetividade, necessidades biológicas. O autor criou uma pirâmide que indica a hierarquia das necessidades humanas. Dentre as necessidades indicadas nesta pirâmide, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a necessidade mais básica, ou seja, a mais importante e que é a base da pirâmide:
	 a)
	Alimentação, moradia, conforto físico e lazer.
	 b)
	Respeito, aceitação e interação social.
	 c)
	Trabalho criativo, autonomia, lucratividade.
	 d)
	Segurança no trabalho, estabilidade e remuneração.
	5.
	O mundo atual é marcado por paradoxos, contradições e desafios que são amplamente questionados na perspectiva ética contemporânea. Podemos citar os problemas ambientais, as desigualdades sociais, as crises econômicas, as guerras, a má distribuição dos benefícios da tecnologia e da ciência. Acerca da ética neste período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- Muitas situações obrigam um posicionamento individual acerca de algumas questões, e os princípios éticos nos dão este suporte para nos situarmos no mundo.
II- A principal característica deste contexto civilizatório é o questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. 
III- Os princípios éticos não possuem relação com o sentido e a finalidade da vida, ou mesmo do sentido coletivo das condições de existência humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	No período medieval, o exercício da política era baseado em preceitos fundamentados na ética cristã. Na modernidade, temos uma mudança de perspectiva analisada pelo filósofo Maquiavel. Sobre Maquiavel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Maquiavel, o poder político e o poder da Igreja devem caminhar juntos, sendo a Bíblia a base da legislação para governar.
(    ) Segundo o pensamento maquiavélico, os governantes devem ser virtuosos, mantendo a bondade como fundamento principal para suas ações.
(    ) O ser humano, para Maquiavel, é tido como ambicioso e possuidor de outras características ruins, que não o permitem ser virtuoso no ato de governar. 
(    ) Maquiavel compreendia a lógica política como distante da lógica da ética, pois ela seria a lógica da força transformada em lógica de poder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	A partir do reencontro com as obras de filósofos importantes, como Aristóteles, por exemplo, ocorreu uma espécie de renascimento cultural na Baixa Idade Média. Este movimento fundamentou o surgimento da Escolástica, e influenciou autores importantes como São Tomás de Aquino. Sobre este contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para São Tomás de Aquino, fé e razão são inconciliáveis. As muitas contradições que ocorrem entre estes dois elementos os afastam e diferenciam.
II- A filosofia compreendida por São Tomás de Aquino se orienta em direção a Deus, baseada no exercício da razão humana e de sua fé.
III- No pensamento tomista, entende-se que o ser humano não possui capacidade para escolhas, sendo sua consciência moral determinada pelo divino.
IV- Para o pensamento tomista, é a ética que permite ao ser humano tomar decisões e realizar escolhas com discernimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	8.
	Alguém poderia dizer que a ética cristã é um dos pensamentos mais influentes na história da humanidade, pois abrange dimensões, desde a prática cotidiana das relações pessoais até a relação do ser humano com questões metafísicas da espiritualidade e da existência. O altruísmo é uma das máximas do cristianismo, ou seja, é fazer ao próximo o que se gostaria que fizesse com você. Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir:
I- O altruísmo é baseado na solidariedade, cujas virtudes estão contempladas no bem comum, que é o fim em si mesmo.
II- O altruísmo pode ser uma práticado cotidiano, é um sentimento a ser praticado, e não apenas uma ação de instituições de caridade. 
III- Pensar em seus interesses próprios demonstra interesses altruístas, pois é uma prática alinhada à solidariedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	A expansão da Igreja Católica fez com que o cristianismo adotasse concepções éticas. A noção de dever denota a influência da Igreja na política, que culminou com a consolidação do cristianismo. Este, por sua vez, introduziu diversas abordagens relativas ao preceito religioso, não abandonando certos princípios políticos em sua abordagem. Sobre esse conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	Não existe uma única maneira de compreender a democracia no campo da política e da filosofia. Por isso, nessa discussão, áreas do conhecimento, como a história, geografia, linguística, educação e ciência política, podem contribuir no aprofundamento sobre a diversidade do conceito de "democracia". A palavra democracia indica, de maneira simplista, que o governo é do povo, ou seja, é nela que se baseia o Estado de Direito Democrático. Acerca das definições e características da democracia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta informações coerentes com o termo:
	 a)
	O Estado de Direito Democrático é uma particularidade política do Brasil, ele não é um modelo vigente em outros países.
	 b)
	Na democracia, o poder é exercido pelo povo de forma direta ou por meio de seus representantes.
	 c)
	Os ideólogos da democracia concordam com o governo do povo, desde que os interesses individuais dos governantes sejam mantidos.
	 d)
	A democracia apresenta eleições regulares, no entanto, estas são sempre indiretas, com votos apenas de representantes.

Continue navegando