Buscar

TEXTO II UM OLHAR SOBRE CIENCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
Nome: Jesiane Alaise Cardoso
RGM: 17608724
Atividade Reflexiva - Unidade: II
Pólo: Montes Claros
Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental
As ciências naturais passou por diversas transformações com o passar do tempo e sua forma de ensinar também se inovou. Por tal motivo o professor deve estar cada vez mais preparado para atuar com este conteúdo nas turmas de educação infantil, pois ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar de lado os seus conhecimentos prévios e valorizar suas curiosidades, pois esta é a base mais importante para os conteúdos a serem trabalhados. Ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental nos coloca em um lugar de privilégio, porém, de muita responsabilidade. O professor tem o papel de orientar os alunos para o conhecimento desse mundo novo que se abre diante deles quando começam a se fazer perguntas e a olhar além do evidente.O ensino de ciências requer do professor dinamismo ,criando ambiente que propicie a aprendizagem, usando metodologias que faz os alunos se apaixonar pelos conteúdos, buscando conhecimento além dos livros. Atrás das perguntas e questionamentos dos alunos, o professor percebe o interesse deles com os conteúdos, então é preciso fazer com que os alunos se interajam cada vez mais. Ensinar não só através de explicações,mas usar metodologias para os alunos terem contato com o conteúdo,através de experiências,maquetes e outras metodologias,para que o aluno possa compreender com mais facilidade os conteúdos. 		Para Christiane D’Ângelo Fernandes e Maria Fernanda Souza* Toda criança, em qualquer fase, incluindo a Educação Infantil, carrega consigo conhecimentos prévios, adquiridos em seu dia a dia, por meio da sua cultura e meio familiar. O professor em seu trabalho de docência, jamais deve isolar esses conhecimentos, mas sim trabalhar partindo de tais experiências. Carvalho e Gil-Pérez (2006) dizem que para ensinar ciências são essenciais domínios de certos saberes e também o saber fazer. Entre esses saberes ela cita, o ‘saber conhecer o que se ensina’, ‘o que é a ciência’ e ‘como relacioná-la com os demais conteúdos trabalhados na escola’. 				Ser professor de ciências no Ensino Fundamental é uma missão que vai além dos conteúdos específicos da matéria, é ensinar os alunos a encontrar soluções para os problemas sociais quando os mesmos buscarem ajuda ou apresentarem comportamentos e atitudes que faz o professor perceber que esta afetando a aprendizagem ou a vida social do aluno. Ajudar o aluno a potencializar seus recursos internos, valorizar qualquer possibilidade de esforço ou conquista, promover o diálogo e buscar ajuda externa, quando a situação demonstra sinais de agravamento. Para BRITTO e MANATA (1994) é importante que no estudo de ciências o professor conduza o aluno a não só perceber as mudanças da natureza, bem como sentir os efeitos que podem ter influência sobre a vida das pessoas.
Assim, um dos principais objetivos de “Ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental é fazer emergir um ensino de ciências que supere o ensino tradicional, é preparar o aluno para uma atitude positiva em relação às mudanças e de forma reflexiva levar o aluno a pensar, sentir e agir a favor da vida de modo a descobrir o seu mundo bem como conhecê-lo para saber valorizar o ambiente que o cerca o capacitando a tomar as decisões mais acertadas para com os semelhantes, e com a natureza.			 (HERMÍNIO, 2011). “Enfim, o ensino de Ciências é um meio para a formação integral da pessoa como cidadão, pois permite optar por aquilo que é bom para si e para a natureza.																				 Vídeo sobre o ensino de ciências no Ensino Fundamental -	 	 D-23Ensino de Ciências: perspectivasUNIVESP Publicado em 27 de set de 2012. DESCRIÇÃO DO VIDEO Como perguntas feitas por alunos e por professores podem fazer a diferença em uma aula de ciências? O último programa da série mostra de que forma os questionamentos ajudam o aluno a formular hipóteses e desenvolver seu raciocínio durante o aprendizado. Especialistas sobre o assunto falam sobre a necessidade de mudança do olhar do professor e de apoio da equipe pedagógica para que uma aula investigativa possa acontecer.
Noticia Espaço Ciência lança competição.	 Publicado em: 22/03/2019 O 4º Torneio Virtual de Ciência, promovido pelo Espaço Ciência - Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco acaba de ser lançado. A competição é realizada por meio de ferramentas digitais e plataformas da Internet. A cada mês,os participantes são brindados com diferentes desafios, que propõem uma atividade experimental a partir de questões que relacionam a ciência e problemas cotidianos.
Os participantes conduzem a pesquisa ou atividade, gravam em vídeo, postam no Youtube e o link é enviado para a organização do Torneio. Os vídeos são postados na fanpage do TVC e recebem uma pontuação da equipe avaliadora. São sete desafios, em diferentes áreas do conhecimento.				
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIVETTA, Maíra Damian. Docência em Ciências Naturais: didática e dinâmica curricular no Ensino Fundamental Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/docencia-em-ciencias-:- didatica-e-dinamica-curricular-no-ensino-fundamental-854/artigo/>. Disponível em 06.Mai.09 às 22:19 hs.
BRUNER, J. The act of discovery. Harvard Educational Review, 31(1): 1961. p. 21–32. CHALMERS, A. ¿Qué es esa cosa llamada ciencia? Madrid: Siglo XXI, 1989. DUCKWORTH, E. Cómo tener ideas maravillosas y otros ensayos sobre cómo enseñar y aprender. Madrid: Visor, 1994. FUMAGALLI, L. El Desafío de Enseñar Ciencias Naturales. Buenos Aires: Troquel,1993.

Continue navegando