Buscar

Plásticos na construção civil ESCRITO

Prévia do material em texto

Plásticos na construção civil
Introdução: 
O plástico é uma palavra de origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. O primeiro acontecimento que levou a descoberta do material plástico foi o desenvolvimento de vulcanização, por Charles Goodyear, em 1839, onde ele adicionou enxofre a borracha bruta. A borracha tornava-se mais resistente ao calor. O primeiro plástico em si, na história foi desenvolvido no século XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920. E um material considerado novo em relação a outros como vidro e papel, e este passou a estar presente em grande parte de nossos utensílios no nosso dia a dia. 
O plástico na construção civil está rígido nas normas da abnt que são a ABNT 15116 (gregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – pavimentação e concreto sem função estrutural) e a 14952 ( baldes plásticos injetados para uso industrial).
Composição 
O plástico e derivado de resinas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas grandes, com características variadas).
Descontrole na produção;
O plástico surgiu como uma alternativa para o vidro ou até mesmo o papel, era um recurso financeiramente mais viável, que tinha vindo para agregar. Contudo com o mal reaproveitamento e mal utilização, acabou se tornando um mal para o meio ambiente nos dias de hoje. E isso deve a alguns fatores:
O plástico demora a se decompor totalmente, estima-se que demore cerca de aproximadamente 450 anos para tal feito.
A maior parte do plástico existente foi usado apenas uma vez, antes do descarte, e estima-se que ano após ano de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico são jogados no oceano.
O Plástico na Construção civil;
Apesar de tudo já informado, o plástico é bastante utilizado na construção civil e pode se ver nas telhas, janelas, pisos, revestimentos, sistemas de hidráulica, ventilação e caixa d’água, além da parte estrutural e maior contribuição para o design. Não é à toa que o material conquistou esse setor da indústria, com propriedades tão vantajosas para cada tipo de utilização, como: anti-corrosão, isolamento térmico e acústico, impermeabilidade, flexibilidade, durabilidade, resistência, sustentabilidade e inovação, transporte e higiene.
Materiais;
Telhas de PVC (Policloreto de vinila) :
A norma técnica que rege a qualidade da telha de PVC é a diretriz Sinat 007, documento público que pode ser consultado no site do PBQP-H. Que é um documento que precede a norma técnica preparada no âmbito da ABNT.
As telhas de Policloreto de Vinila são regulamentadas pela ABNT/CEE-232.
A telha de PVC, é uma telha de plástico, que só surgiu após muitos anos de pesquisa, as telhas foram projetadas para atender normas e requisitos técnicos do mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que oferecem excelente relação custo-benefício ao consumidor
Conhecidas no exterior desde a década de 1990, são produzidas principalmente nos Estados Unidos, Europa e China.
É um material 100% reciclada em uma nova telha e sua vida útil chega a 20 anos.
Seu design é maior e mais leve, além de ser mais resistente ao fogo, impactos de objetos e de cargas acidentais, a ação de granizo, a ação do vento, e a pessoas em cima. Com isso faz com que ela sofra menor índice de perda no transporte e manuseio.
Contudo a Telha PVC é considerada na construção civil um material mediano, com menor durabilidade em relação a telha de aço, argila (cerâmica) e a de concreto e possui menor eficiência térmica.
Esquadrias de PVC;
As esquadrias de PVC é outro objeto para ser utilizado dentro da construção civil, apesar de não ser um material muito comum na maioria das obras, ela possui algumas vantagens sobre as outras esquadrilhas, tais como:
Isolante Térmico: Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas. Em temperaturas mais frias ela servirá para reter mais o calor do ambiente, e, em regiões litorâneas, ela servirá para dar mais ventilação a casa, reduzindo a utilização maior do ar condicionado.
 Isolante sonoro: Estabelece uma barreira à passagem do som entre dois meios, ele junto a vidros isolante acústico impede o som entrar dentro da moradia. (Estima-se que o som chegue 24 vezes menor dentro da casa com a utilização de esquadrilhas de PVC).
Flexibilidade: A pessoa pode manusear ela da forma que bem entender.
Custo-benefício: Dependendo formato, da estrutura ele pode acabar sendo um pouco mais caro em relação a esquadrilhas de outras matérias, contudo pela sua resistência e durabilidade ele se torna um auto custo benefício, pois demorara mais para que haja uma reforma de suas esquadrias. 
Meio Ambiente: Atualmente tem-se uma grande preocupação em relação aos impactos ambientas, e aí que esta esquadria entra como uma alternativa, uma vez que ela não exige cuidados excessivos, sua composição química e natural e o potencial reciclável dela é altíssimo (devido ao seu potencial de reaproveitamento).
No Brasil:
A um setor na Entidade Setorial Nacional Mantenedora, que é A Associação Brasileira Dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil. Essa norma é regida pela TESIS ( Tecnologia e Qualidade de Sistemas de Engenharia LTDA.)
O programa setorial da Qualidade tem por principal objetivo elaborar mecanismos específicos que garantam que as esquadrias de PVC comercializadas no Brasil apresente grau satisfatório. Essa exigência de grau de satisfação esta regida pela NBR 15575/2013. 
TUBOS PVC
Os tubos de PVC assim como os demais materiais de PVC se torna uma alternativa mais viável em comparação à suas concorrentes, que são o tubo de cobre, PE-X (que é uma união através de conexões metálicas), entre outros materiais como o CPVC e o PE-RT.
Suas vantagens são que é fácil manuseio, rápida instalação, e dispensa a utilização de ferramentas.
Seus diâmetros variam de 0,5 polegadas a 4 polegadas.
Contudo como os demais, não tem bom resistência, principalmente as altas pressões, e diferente das outras a união dos tubos se deve a utilização de cola para fazer a conexão. 
Na imagem apresentada veremos alguns tipos de tubos PVC, como: Joelho, Curva de 45º e 90º, um T, entre outros tipos de tubos.
Pisos de PVC
Sua composição é simples e pode ser considerada 100% sustentável, sua forma química é de 57% de cloro extraído do sal marinho, e o petróleo nele presente e facilmente substituído pela cana de açúcar. 
Uma das formas mais comuns do piso PVC é o trançado, composto de uma malha tramada com fios revestidos em PVC. 
Ele caiu no gosto de profissionais da arquitetura, decoração e design desde sua invenção, em 1933. 
No Brasil todos os pisos vinílicos comercializados são importados da China ou Korea, mesmo sendo de marcas nacionais.
Suas características : Suas propriedades também o tornam mais resistente à corrosão e ações climáticas não tem uso externo, sendo também não inflamável. Outro destaque é o baixo coeficiente de ondulação, ou seja, não dobra ou deforma com facilidade e é claro, um de seus principais atributos físicos é a superfície externa lisa com textura que evita o acúmulo de sujeiras.
Contudo ele possui também suas desvantagens a temperatura não deve ser menor de 12º C e não pode ultrapassar os 36º C.
Não se adapta em ambientes externos e cozinhas industriais, devido ao alto calor e ao lavamento constante.

Continue navegando