Buscar

Estudo de Caso Havard - COM DEV XIAN REGISTRO ISO 9000

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ENFASE EM AUDITORIA
Fichamento de Estudo de Caso 
COM DEV XI’AN – REGISTRO ISO 9000
Nome do aluno (a): Jeicianne de Oliveira Paiva
Trabalho da disciplina: Qualidade nos Serviços de Saúde 
Tutor: Mirna Miguel Passos
Conselheiro Lafaiete
2019
.  
COM DEV XI’AN – REGISTRO ISO 9000
O artigo se refere a empresa A COM DEV International (CDI), de Cambridge, Ontário, que desde sua origem em 1974, havia se tornado a maior exportadora de equipamentos de última geração de comunicação por satélite do Canadá e a maior fornecedora mundial de interruptores, filtros, multiplexadores e isolantes1 para satélites. 
A CDI possuía duas unidades operacionais, uma voltada para a fabricação completa de produtos e subsistemas de equipamentos para satélites e outra voltada para a fabricação de dispositivos de comunicação sem fio de solo. Ambos se complementavam e compartilhavam atualizações tecnológicas.
Devido a isso atribuiu o seu sucesso a quatro elementos fundamentais:
Desenvolvimento de um programa de pesquisa;
Formulação de estratégias coorporativas antecipadas em relação ao mercado;
Desenvolvimento de parcerias de longo prazo com empresas líderes;
Acesso a tecnologias de solo e espacial lhe dava uma posição única no mercado de comunicação wireless
Os clientes tinham interesse pela qualidade e projeto. Diante disso alguns aspectos eram importantes tais como: funcionamento dos produtos em ambiente hostil do espaço, atendimento às especificações, massa e mão de obra, flexibilidade dos fornecedores. “O preço costumava ser uma preocupação secundária. A velocidade e a consistência da entrega eram menos importantes; apesar de algumas cargas terem janelas de lançamento extremamente apertadas, os contratantes costumavam incluir tempos de segurança em seus cronogramas”.
Uma das estratégias da CDI para entrar no mercado chinês começou em janeiro de 1995, primeiro porque era uma das regiões com o crescimento mais acelerado no mundo, mas também possuía uma infraestrutura limitada e um investimento doméstico significante. 
O governo Chinês estava comprometido em construir e lançar vários satélites comerciais antes do ano 2000 para melhorar a infraestrutura de comunicação do país e sua capacidade de monitorar recursos naturais e clima. Além disso, os fabricantes teriam uma vantagem significativa não apenas no mercado chinês, mas também ao se aproveitar da mão de obra capacitada de custo relativamente barato para vendas em qualquer outra parte do mundo. Por fim, havia vantagens nítidas para entrar cedo no mercado e estabelecer alianças com os principais participantes do país. Após 18 meses de estudo e planejamento, a CDI e a CDX formalizaram sua parceria.
“Com a parceria firmada, o Sr. Zelazny gerenciava virtualmente quaisquer detalhes relacionados ao empreendimento conjunto e tinha ordens para ser autossuficiente e lucrativo. Uma de suas principais responsabilidades era trabalhar com o Sr. Huangpu para contratar novos funcionários, incluindo engenheiros e técnicos. Eles criaram um processo de seleção adaptado da abordagem usada pela CDI; incluía testes de habilidade mental e destreza manual. ”
A abordagem ocidental de gerenciamento de qualidade não era aplicada na China. A certificação de qualidade tornou-se um diferencial para a estratégia de venda no mercado. Reconhecendo que seus clientes estrangeiros exigiam produtos modernos, a CDX buscou e conseguiu o registro no ISO 9001 no início da década de 1990. Isso configurava um grau de aceitação entre os clientes, garantindo a credibilidade do produto.
Para Sr. Zelany, “o desafio não era tornar as pessoas interessadas em qualidade. Na verdade, era manter seu interesse”. Ele ressaltou que uma vez que a empresa busca pelos princípios da qualidade deve ter um processo de acompanhamento para torna-lo efetivo.
Sr.Zelany se viu obrigado a tomar a decisão quando a certificação da ISSO 9000, após avaliar vantagens e desvantagens de tal certificação. Além da decisão da certificação era necessário analisar, analisar qual nível do ISO 9000 seria mais adequado para a CDX. 
�

Continue navegando