Buscar

Atividades Complementares Filme O homem que mudou o jogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017
Universidade Paulista - Polo Interativo Ipiranga
Relatório de Atividades Complementares
	Nome
	Ricardo Campos de Souza
	RA
	1606162
	Curso
	Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
	Ano / Semestre
	2017 / 4º semestre
	Título do Relatório
	Atividades Culturais - Filme
	Local do Evento
	Residência
	Data do Evento
	09 de fevereiro de 2017
	Anexos
	Cópia da Capa do Filme
Resenha do Filme
 “O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)”
“O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)” / 2011. É um filme norte-americano dirigido por Bennett Miller, escrito por Steven Zaillian e Aaron Sorkin, e estrelado por Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman.
 Billy Beane é o gerente geral do time Oakland Athletics, que está insatisfeito com o mau desempenho do seu time na temporada de baseball de 2001. Com a saída de seus principais jogadores, Billy tenta formular uma estratégia para criar um time competitivo para a temporada seguinte, porém bate de frente com o orçamento limitado do Athletics. 
A ideia central do filme é a de como resolver um grande problema de uma forma diferente, com baixos custos, e com resultados positivos. 
 Billy se viu então na necessidade de remontar seu time, mesmo sem recursos para grandes contratações. Mas em um determinado momento, ele contrata o analista financeiro Peter Brand para ajudá-lo com as tomadas de decisões. 
 Após muitas analises, Peter chega a uma ideia inovadora, que é a de utilizar o modelo de estatísticas e contratar jogadores com determinadas qualidades, bons em determinados pontos, baratos em relação ao mercado, e rejeitados por outros clubes. A ideia de Peter é a de usar jogadores específicos, com a qualidade necessária para determinada função, colocando-os em suas relativas posições em campo. As dificuldades individuais seriam supridas pelo grupo. 
 A ideia foi muito criticada pelo conselho do Oakland Athletics, que até então contratavam jogadores renomados através de olheiros experientes, e Billy foi o maior criticado, justamente por “pensar fora da caixa”, para tentar resolver um problema que estava se tornando crônico no time. Mas com a técnica inovadora, o Oakland Athletics foi considerado o melhor time de 2002, e seu modelo de contratação é utilizado até os dias de hoje pelos grandes times de baseball. 
 Comparando a história do filme com uma situação difícil de uma determinada empresa, seja ela por má administração, ou por atravessar uma crise financeira, ou para superar um determinado corrente, um gestor deve ousar, pensar em um diferencial, planejar, traçar metas e objetivos para driblar as barreiras e alcançar o resultado com as tomadas de decisões certeiras. Assim como no filme, a ideia inovadora pode sim chocar alguns “tradicionais” empreendedores, mas devem ser colocadas em pratica com eficiência, eficácia e efetividade, para assim alcançarem os resultados esperados.

Continue navegando