Buscar

Resenha a meta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha: “A Meta”
	O livro “A Meta” relata a dificuldade do gerente Alex Rogo para melhorar a rentabilidade da sua fábrica e evitar o fechamento da mesma. Rogo então entra em uma missão para salvar a fábrica no prazo máximo de 3 meses e ainda conseguir resolver os seus problemas familiares. 	
	Por sorte, Rogo acaba encontrando Jonah, um antigo professor e ao longo da conversa ele conta sobre o problema que estava enfrentando em sua fábrica. Jonah orienta que primeira Rogo precisa identificar qual é a meta de sua empresa e trabalhar se baseando nela. 
	Em uma reunião com sua equipe, Alex conta sobre o encontro com o antigo professor e começa a discutir sobre a meta com os colegas de trabalho, até que chegam a conclusão que a meta da fábrica é o lucro. 
	Logo após, Alex encontra Jonah novamente e seu professor apresenta para ele três medidas operacionais para o gerenciamento de uma empresa: 
Ganho: índice pela qual o sistema ganha dinheiro através de suas vendas
Inventário: é a quantidade de tudo que está na fábrica e pode ser vendido a qualquer momento. 
Despesas Operacionais: dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho.
Alex apresenta essas medidas para a sua equipe, que a princípio teve certo receio à sua adoção e conceitos, então solicitam que seja marcada outra conversa com o Jonah. Nesta nova conversa, Jonah explica sobre flutuações estatísticas e eventos dependentes, dois conceitos que deveriam ser observados nas máquinas da fábrica. 
	Dias depois, Alex vai para um acampamento com o filho e consegue observar os conceitos ensinados pelo professor como o fato de um jovem mais lento ditar o ritmo de todo o grupo durante as caminhadas. 
	Ao retornar para a fábrica, Alex explica para a sua equipe o seu raciocínio e decidem implantar um sistema de nomeação para as máquinas. As “máquinas não-gargalos” eram as que não atrasavam o processo de produção de peças e as “maquinas gargalos” eram as que necessitavam de mais tempo para finalizar determinada peça e por conta disso deveriam funcionais a todo momento. 
	Após a implementação dessas mudanças no sistema de produção, a fábrica conseguiu voltar a obter lucro significativos. Em suma, o foco principal do livro é o alcance da meta, ou seja, ganhar mais dinheiros através de uma gestão de produção eficiente. E geralmente ao tentar atingir essa meta irão aparecer restrições que precisam ser estudas para não atrapalharem toda a produção.

Continue navegando