Buscar

comunicação atividade 2

Prévia do material em texto

universidade potiguar – comunicação atividade 2
james glaydson damasceno oliveira
PERGUNTA 1
Leia um pequeno texto de Leticia Resende  que aborda o lado negativo do hipertexto: 
No entanto, é preciso analisar o lado negativo das possibilidades do hipertexto. Sua livre construção, apesar de proporcionar maiores chances de conseguir informações, é mais fácil ao usuário se perder no imenso número de link disponível para seguir o caminho.
Neste percurso, o usuário pode parar em sites de credibilidade questionável, outro contra do hipertexto. Isto pode se dar justamente devido à interatividade no hiperdocumento. À medida que o texto de um hiperdocumento possa ser modificado, qualquer tipo de informação, verídica ou não, pode ser disponibilizada. Um exemplo deste tipo de hipertexto, já classificado anteriormente como cooperativo, é a Wikipédia, onde cada um pode inscrever ou modificar a definição dos verbetes incluídos na enciclopédia. 
Outro exemplo são os blogs, hipertextos do tipo colagem, o leitor pode interagir com o autor por meio de comentários deixados no fim de cada post. Apesar de não parecer ter grande influência, os comentários funcionam como um termômetro para medir a audiência de um blog ou de cada post, quanto mais comentário, mais lido ou visitado aquela página foi. Quanto mais elogios mais sucesso, quanto mais críticas, mais correções a ser feitas e, obviamente, é interessante ao autor levar as críticas a sério para manter o “ibope” de seu blog. 
Para o jornalismo, é positiva e negativa a influência da interatividade na profissão. Para os meios de comunicação, receber o feedback de seus leitores em comentários ou correio eletrônico é uma grande vantagem proporcionada pelo meio virtual. Contudo, já se pensa em um novo tipo de jornalismo, o chamado “jornalismo cooperativo” que, praticado principalmente online, dará abertura para que qualquer pessoa “não-jornalista” e “não-empregada” pela empresa de comunicação participe da criação de matérias, relativizando o papel do jornalista profissional formado.
Fonte: http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com.br/2007/05/as-desvantagens-do-hipertexto.html
Considerando as informações apresentadas no texto e o tema da hipertextualidade e dos gêneros discursivos digitais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Independente da possibilidade de conteúdo incorreto ser apresentado por meio dos hipertextos, os gêneros discursivos digitais são essenciais para a comunicação no nosso cotidiano.
PORQUE
II. No ambiente profissional é relevante que os textos não tenham características relacionadas a hipertextualidade, pois o uso de sons e imagens  prejudica a compreensão dos profissionais de uma organização.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	b.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	d.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da correta da I.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições falsas.
PERGUNTA 2
Sobre a coesão, observe as afirmações abaixo:
I. Coesão pode ser definida como articulação, ligação adequada entre palavras e parágrafos em um texto.
II. A coesão está ligada à profundidade do texto; textos simples não têm coesão; textos complexos e difíceis têm coesão.
III. A marca da coesão são os chamados elementos de ligação, como pronomes e conjunções.
IV. A coesão é o único critério necessário para sabermos se um texto funciona, se ele tem textualidade.
A alternativa que melhor se relaciona a essas afirmações é:
	
	a.
	F-V-F-V
	
	b.
	F-F-F-F
	
	c.
	V-V-V-V
	
	d.
	F-V-V-F
	
	e.
	V-F-V-F
PERGUNTA 3
A informação apresentada foi extraída de um site de Portugal. Leia o texto abaixo e observe os trechos grifados.: 
Aviso amarelo na Guarda, Castelo Branco e Évora devido a calor
Os distritos da Guarda, Castelo Branco e Évora mantêm-se hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Castelo Branco será o distrito mais quente com 35 graus Celsius, seguido de Évora com 34 graus e Guarda com 28 graus.
O aviso Amarelo é o segundo menos importante de uma escala de quatro níveis. Face às temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou segunda-feira em alerta Amarelo - o nível intermediário de uma escala de três - os distritos de Bragança, Portalegre, Évora e Beja.
De acordo com o site da DGS, o alerta de segunda-feira é válido para hoje e significa «atenção ao calor».
Para hoje, o IM aguarda céu pouco nublado ou limpo, com aumento gradual de nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde. Prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro.
Diário Digital / Lusa  Fonte: https://olharevora.blogs.sapo.pt/112164.html
Diante do texto e do trecho grifado, podemos afirmar como correto: 
	
	a.
	A incoerência textual não é uma exigência em textos jornalísticos, cabendo ao leitor a tarefa de identificar  a falta de coerência e buscar informações corretas diante da contradição apresentada. 
	
	b.
	A possível confusão do leitor ao ter conhecimento da noticia é resultado da falta de competência em saber, previamente, os diferentes níveis de alerta, pois não é necessário uma notícia apresentar coerência textual.
	
	c.
	A incoerência apresentada no texto somente existe para as pessoas que não residem na região apresentada no texto, pois a coerência advém somente do conhecimento compartilhado.  
	
	d.
	O fator coerência textual não é comum em textos digitais e jornalísticos, pois tal produção de conteúdo é realizada com pouca preocupação em atender ao leitor e sua necessidade de informação.
	
	e.
	A noticia apresentada possui um exemplo de incoerência textual, pois apresenta duas informações que levarão o leitor a não compreensão quanto ao nível de temperatura elevada. 
PERGUNTA 4
A coesão textual é a estratégia de articulação entre as partes do texto, de acordo com a relação de sentido que elas estabelecem entre si. Dessa forma, considere um exemplo de texto a seguir:
“Estamos planejando uma festa de inauguração da loja que está sendo instalada na rua da praia. Cremos que esse empreendimento será um grande sucesso, pois está sendo criado com muito cuidado e carinho pelos seus idealizadores”.
Sobre as estratégias de coesão utilizadas no exemplo, analise as afirmativas a seguir:
I. As ideias do texto estão redundantes e não se encontram articuladas satisfatoriamente.
PORQUE
II. São realizadas as estratégias de referência, substituição, elipse e conjunção para retomar e relacionar as ideias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	A proposição I é verdadeira, e a II é falsa.
	
	b.
	A proposição I é falsa, e a II é verdadeira. 
	
	c.
	As proposições I e II são verdadeiras, mas II não é uma justificativa da I.
	
	d.
	As proposições I e II são falsas.
	
	e.
	As proposições I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa da I.
PERGUNTA 5
Leia um trecho de um texto de autoria de Ana Elisa Ribeiro que aborda o tema do hipertexto:
“Um hipertexto é definido, mais comumente, na atualidade, e de forma muito simplificada, como o texto em ambiente digital. Do modo como vem sendo apresentado na internet, e mesmo em ambientes off-line, o hipertexto é construído de maneira que algumas de suas partes ou palavras sejam ligações com outros textos, isto é, com a indicação de links. Essa característica tem sido entendida como a não linearidade do texto on-line ou sua multilinearidade, já que, em tese, o leitor poderia escolher os links e trilhas que desejasse acessar. O hipertexto teria, então, necessariamente, natureza digital, somente existindo em ambientes como os computadores e o ciberespaço, ambiente virtual no qual os textosverbais e não verbais circulam.”
Fonte: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/hipertexto
Em seguida, observe a  imagem que busca apresentar  com informações verbais e não verbais o significado de um hipertexto: 
Fonte: file:///C:/Users/Henrique/Downloads/ANA_CLAUDIA_LOUREIRO%20(4).pdf
Considerando as informações apresentadas  quanto ao tema gênero, tecnologia e hipertexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A flexibilidade e hibridez da comunicação digital contribui para a construção de textos com múltiplas relações, proporcionado ao individuo o acesso não linear a diferentes produções  verbais e não verbais.
PORQUE
II. Os gêneros digitais resultam do avanço da tecnologia e da sua relação com a comunicação, pois possibilitam uma troca rápida de informações e podem  atingir um maior número de leitores.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	b.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	d.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	
PERGUNTA 6
A imagem abaixo apresenta a página principal da revista Carta Capital. 
 Fonte: https://www.cartacapital.com.br/
Levando em consideração a hipertextualidade e a multimodalidade, pode-se aferir que: 
i. O uso de multimodais como sons  e imagens não configura o caráter híbrido e flexível dos novos gêneros discursivos digitais.
ii. A imagem apresentada demonstra que a prioridade dos gêneros discursivos está na hipertextualidade, desaparecendo o uso da linguagem verbal.
iii. O site é um exemplo claro dos novos gêneros textuais, pois possui um grande repertório de hipertextualidade e grande variedade de multimodais.
iv. A escolha dos recursos utilizados no site é uma composição aleatória e não busca atender os objetivos  relacionados a comunicação com o interlocutor. 
É correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e III, apenas. 
	
	b.
	Somente a IV.
	
	c.
	Somente a III.
	
	d.
	II e III, apenas.
	
	e.
	Somente II.
PERGUNTA 7
Sobre as partes essenciais do texto, observe as seguintes informações:
I. São três: introdução, desenvolvimento e conclusão (ou fechamento), necessariamente nessa ordem.
II. A introdução traz uma apresentação do tema sobre o qual se vai falar e convida o leitor à participar da leitura.
III. O desenvolvimento é o texto em si. Contém a argumentação, os fatos, os dados.
IV. A conclusão (ou fechamento) contém um último argumento, fato ou dado e um resumo das ideias previamente desenvolvidas.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	a.
	I e III
	
	b.
	I, II e IV
	
	c.
	I, II e III
	
	d.
	II, III e IV
	
	e.
	II e IV
PERGUNTA 8
Segundo Halliday e Hasan (1976), citam cinco estratégias de coesão, são elas: a referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical. Assinale alternativa que indica a ordem correta da relação das duas colunas:
	  ( 1 ) Referência
	( A ) Ocorre pela utilização de mecanismos coesivos que estabelecem vínculos entre frases.
	  ( 2 ) Substituição
	( B ) É um processo linguístico interessante que consiste na recuperação de um referente sem citá-lo. Esse fenômeno também é chamado de anáfora zero.
	  ( 3 ) Conjunção
	( C ) Ocorre de forma mais sutil, pois se trata da seleção e do uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
	 ( 4 ) Elisão
	( D ) É um recurso eficaz na progressão textual, pois, ao substituir uma palavra ou expressão já citada no texto, não ocorre somente a troca de um vocábulo por outro, mas novos sentidos podem surgir e contribuir para a composição textual.
	  ( 5 ) Coesão lexical
	( E ) É o processo de retomada ou antecipação de referentes no texto.
	
	
	
	a.
	1 – E; 2 - B; 3 – A; 4 – D; 5 - C
	
	b.
	1 – E; 2 - D; 3 – A; 4 – B; 5 - C
	
	c.
	1 – E; 2 - A; 3 – D; 4 – B; 5 - C
	
	d.
	1 – E; 2 - D; 3 – A; 4 – C; 5 - B
	
	e.
	1 – C; 2 - D; 3 – A; 4 – B; 5 - E
PERGUNTA 9
Veja a tirinha da Mafalda e clique na afirmativa correta: 
http://www.revista.vestibular.uerj.br/lib/spaw2/uploads/images/2015/Discursivo/Matematica/mafalda.png
	
	a.
	Reconhecemos que a leitura não proporciona ao indivíduo a possiblidade de distinguir comportamentos, mas permite adquirir conhecimento a respeito do mundo que o cerca.
	
	b.
	A charge mostra que o conhecimento adquirido pela leitura tem pouca chance de ser compartilhado, pois a leitura é um ato individual e solitário.
	
	c.
	Reconhecemos que a leitura proporciona ao indivíduo a possiblidade de distinguir comportamentos e adquirir conhecimento a respeito do mundo que o cerca. 
	
	d.
	A charge mostra que o ato da leitura é individual e dificilmente discutimos nosso conhecimento com amigos, colegas de trabalho e de estudo.
	
	e.
	A charge mostra que apesar da leitura o indivíduo não adquire conhecimento de outras culturas, além de criar fatores negativos para sua vida. 
PERGUNTA 10
Os autores  Silvio Porfirio, Francisco E.B. de Souza e Luis Carlos Cipriano escreveram um texto com o tema "Textos multimodais: uma nova tendência da comunicação". Vamos ler um trecho:
“Com a disseminação das novas tecnologias, o texto vem adquirindo cada vez mais novas configurações, que transcendem as palavras, as frases e, acima de tudo, a modalidade escrita da linguagem. Dizendo de outro modo, a proliferação tecnológica tem instigado a promoção de novas composições textuais, sendo estas constituídas por elementos advindos das múltiplas formas da linguagem (escrita, oral e visual).De acordo com Nascimento et al. (2011), nas práticas corriqueiras do dia-a-dia da sociedade contemporânea, o espaço concedido à imagem ampliou-se consideravelmente. Os documentos textuais presentes nas práticas cotidianas trazem consigo não apenas a linguagem verbal escrita, mas também um amplo contingente de recursos visuais. Partindo desse pressuposto, há um infinito contingente de elementos imagéticos e visuais, que podem ser empregados na composição textual com fins a acarretar determinados efeitos de sentido, como é o caso, da seleção das cores empregadas em um dado texto, da seleção do tipo de letra, do formato e da cor etc. A materialização de todo esse contingente de elementos revela as particularidades dos propósitos comunicativos do autor, como postula Silva (2014).De acordo com Moraes (2007), hoje, a composição textual está cada vez mais calcada na mescla da escrita e a imagem, estando tais elementos fazendo parte de uma relação quase que indissociável. Essa junção advém da propalação tecnológica, que tem deflagrado, nos últimos anos, uma intensa adesão ao plano visual. Esse contexto marcado pela difusão tecnológica tem carreado a efervescência de novos formatos textuais. O texto assume, hoje, a condição de multimodal. O que tem facultado a promoção de novas formas e maneiras de ler.”
Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/textos-multimodais-a-nova-tendencia-na-comunicacao/
Diante do texto apresentado e do tema multimodalidade e hipertextualidade, podemos afirmar corretamente que: 
	
	a.
	É imprescindível o uso de imagens na produção de textos digitais, pois isso constitui uma marca da multimodalidade e  é essencial para a compreensão do conteúdo por parte de qualquer leitor.  
	
	b.
	Um dos multimodais bem conhecidos da população, de forma geral, são os denominados emoticons, mas seu uso prejudica a leitura e inviabiliza a comunicação entre duas ou mais pessoas. 
	
	c.
	Os textos digitais são facilmente compreendidos devido ao uso de imagens, sons e outros recursos multimodais, pois a coerência textual cabe ao leitorrealizá-la e não ao autor do material. 
	
	d.
	É certo que um hipertexto possui características multimodais, consequentemente, podemos afirmar que haverá o uso de imagens e sons para convencer o leitor da informação apresentada. 
	
	e.
	Fica evidente que a leitura de textos multimodais resulta no acesso a diferentes fontes de informação, possibilitando ao leitor a construção autônoma de novos significados e ideias.

Continue navegando