Buscar

LITERATURA NORTE AMERICANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LITERATURA NORTE AMERICANA
AULA 1
Durante esta lição, você conhecerá mais sobre o chamado "Sonho Americano" e seus princípios. Será uma oportunidade para revisitar o século XVII através das ideias e valores de liberdade, justiça e igualdade de importantes pensadores da época.Você também relatará as questões da Declaração de Independência e da Constituição aos "direitos naturais" e à liberdade de expressão dos americanos. Consequentemente, você irá comparar como o cenário histórico poderia definitivamente influenciar a literatura americana. Essa é uma descoberta fascinante!
American dream
 Em geral, o sonho americano pode ser definido como a igualdade de oportunidades e de liberdade que permite que todos os residentes dos Estados Unidos atinjam seus objetivos na vida somente com seu esforço e determinação. Fonte: Wikipedia
Anne Bradstreet
 (nascida Anne Dudley, 20 de março de 1612 - 18 de setembro de 1672) foi a primeira escritora e poeta americana a ter seu trabalho publicado. Ela nasceu em Northampton, Inglaterra em 1612 e casou aos 16 anos de idade com Simon Bradstreet, o filho de um pastor Puritano. Em 1630, Anne e sua família emigraram para a América em um dos primeiros navios a trazer os muitos Puritanos para a Nova Inglaterra. Fonte: Wikipedia
Jonathan Edwards (5 de outubro de 1703 - 22 de março de 1758) foi pregador congregacional, teólogo calvinista e missionário aos índios americanos, e é considerado um dos maiores filósofos norte-Americano. O trabalho teológico de Edwards é muito abrangente, com sua defesa da teologia reformada, a metafísica do determinismo teológico, e a herança puritana. Fonte: Wikipedia
O puritanismo designa uma concepção da fé cristã desenvolvida na Inglaterra por uma comunidade de protestantes radicais depois da Reforma. Segundo o pensador francês Alexis de Tocqueville, em seu livro A Democracia na América, trata-se tanto de uma teoria política como de uma doutrina religiosa. O adjetivo "puritano" pode designar tanto o membro deste grupo de calvinistas rigoristas como aquele que é rígido nos costumes, especialmente quanto ao comportamento sexual (pessoa austera, rígida e moralista). Fonte: Wikipedia 
Thomas Paine (09 de fevereiro de 1737 - 08 de junho de 1809) foi um Inglês-americano ativista político, filósofo, autor, teórico político e revolucionário. Como o autor de dois panfletos altamente influentes no início da Revolução Americana , ele inspirou os Patriots em 1776 para declarar a independência da Grã-Bretanha. Suas idéias refletidas Iluminismo era retórica dos direitos humanos transnacionais. Fonte: Wikipedia
 Para entender a Literatura Americana, não precisamos entender seu contexto histórico, pensamentos e crenças de cada época. A partir do final do século XVI, podemos dizer que havia um grupo de pessoas que estavam insatisfeitos com a Igreja da Inglaterra. Essas pessoas eram chamadas de puritanas devido ao seu trabalho em relação à religião e padrões morais.Acontece que os puritanos pretendiam purificar a Igreja da Inglaterra, retornando aos valores do cristianismo primitivo, com o objetivo de reconhecer a Bíblia como referência religiosa. De fato, a interpretação puritana da América estava relacionada ao chamado "sonho americano".De fato, a Bíblia estimulou os puritanos promovendo discussões sobre literatura. Consequentemente, eles foram encorajados a criar sua própria poesia religiosa. Para que você tenha uma ideia clara sobre esse momento e torne isso mais memorável para você, você terá acesso a um vídeo para ilustrar as crenças puritanas e o modo como elas costumavam viver dentro desses valores. Além disso, você identificará a influência de todos esses valores em sua literatura.
Anne Bradstreet
Anne Bradstreet era puritana, e o conteúdo de seus poemas geralmente enfatizava sua fé em Deus e na vida eterna. A maternidade e o casamento de Ana eram todos baseados no ideal puritano de uma parceria amorosa e respeitosa e no papel feminino tradicional.
Ao analisar seus poemas, sua força através das vicissitudes da vida estava na predestinação, em outras palavras, a vontade de Deus. Para o autor, o Céu é mais importante que a Terra, mas ela mostra claramente seu processo de pensamento com o leitor, tornando-a tão relatável quatro séculos depois de sua morte. Ao ler o poema de Ana intitulado Contemplações, você terá a oportunidade de encontrar evidências de sua luta entre o amor mundial e o desejo da vida eterna. Este poema é considerado um dos melhores dela.
Um importante pregador e teólogo: Jonathan Edwards
Ao ler um dos sermões de Jonathan Edwards intitulado Pecadores nas Mãos de um Deus Irritado, você pode reconhecer sua tendência literária de reformar os valores da teologia com determinismo e ainda mostrar suas origens puritanas.Pecadores nas mãos de um Deus irado (1741): Se Deus te deixasse ir, você seria imediatamente
afundar e descer pecaminosamente, e mergulhar no abismo sem fundo ... O Deus que te prende sobre o abismo do inferno, assim como alguém segura uma aranha ou algum inseto repugnante sobre o fogo, aborrece você e é terrivelmente provocado ... ele olha para você como merecedor de nada mais que ser lançado no abismo sem fundo. Para ter uma visão geral do estilo dos sermões de Edwards e como isso causou grande impacto na sociedade naquele momento, ouça a seguinte leitura de áudio: : O inimigo mais teimoso de Deus.
A era do enlightment
No final do século XVII, as pessoas começaram a questionar o papel da igreja ou até mesmo da Bíblia em suas vidas. A Era da Razão deu origem a uma maneira completamente nova de pensar.
Em vez de tentar acreditar em Deus como responsável por tudo em suas vidas, as pessoas começaram a considerar como poderiam estar no controle do mundo ao seu redor. Consequentemente, um novo foco na descoberta científica e um boom no ensino superior começaram a ocorrer. Enquanto assiste a este documentário da BBC chamado Heróis do Iluminismo, você reunirá informações suficientes para refletir sobre o desenvolvimento de nossa sociedade e a história humana. O vídeo estabelece a relação entre os inovadores da época e as contribuições que eles deixaram para a humanidade. Foi definitivamente um ponto de virada na vida das pessoas e um novo estado de espírito surgiu com todo esse esclarecimento!
homas Paine: um escritor e panfletário inglês americano
O Senso Comum de Thomas Paine e outros escritos tiveram grande influência na Revolução Americana e ajudaram a preparar o caminho para a Declaração de Independência. Aqui estão algumas citações de Thomas Paine para ajudá-lo a identificar suas idéias revolucionárias:
 Algumas citações de Thomas Paine
“Eu não acredito no credo proferido pela Igreja Judaica, pela Igreja Romana, pela Igreja Grega, pela Igreja Turca, pela Igreja Protestante, nem por qualquer Igreja que eu conheça. Minha própria mente é minha própria igreja ”. (Thomas Paine, a idade da razão)“A tolerância não é o oposto da intolerância, mas é a falsificação dela. Ambos são despotismos. A pessoa assume a si mesma o direito de reter a liberdade de consciência e a outra de concedê-la. Um é o papa, armado de fogo e viado, e o outro é o papa vendendo ou concedendo indulgências ”. (Thomas Paine, Os direitos do homem)“A arma mais formidável contra erros de todo tipo é a razão. Eu nunca usei nenhum outro, e confio que nunca o farei ”. (Thomas Paine, a idade da razão)
AULA 2
Esta lição focará as origens da Literatura Americana Local, o Romantismo e o Gótico. Será uma oportunidade para revisitar o século 19 através das ideias de escritores importantes que lutaram por valores de independência. Além disso, você vai conhecer mais sobre Edgard Allan Poe, que era um escritor de contos americanos, poeta, crítico e escritor. editor. Ele foi definitivamente uma grande contribuição para a literatura gótica com sua mente fértil cheia de ficção! Será uma experiência incrível! Objetivos: No final desta lição, você deve ser capaz de encontrar os objetivos descritos abaixo:
1 - Ter uma
visão geral das origens da literatura nacional e do romantismo;
2 - Analisar o trabalho de Edgar Allan Poe;
3 - Descrever as origens e paradoxos da literatura gótica.
Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, 19 de Janeiro de 1809 - Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, fez parte do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos sendo considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil. Fonte: Wikipedia
Esta aula lhe dará a oportunidade de ter uma visão geral das origens do romantismo e sua influência na literatura norte-americana. Além disso, como um forte sentimento nacional fez com que os americanos interpretassem sua própria literatura. Você também conhecerá a importância de autores conhecidos durante o século XIX. Estes autores foram altamente influenciados pelo Romantismo e tornaram-se “vozes” únicas para entender a literatura americana e também a nação americana. Entre os autores americanos, Edgar Allan Poe tornou-se um ícone devido ao seu estilo, principalmente ao escrever contos e poemas de horror e mistério. Todo o seu trabalho é considerado um notável legado cultural e literário. Além disso, a inspiração gótica acaba por ser um dos elementos que se tornou uma característica recorrente do trabalho de Poe. De fato, sua criatividade é focada em medos humanos e emoções “sombrias”. Em outras palavras, sua poesia é uma mistura de tormento, tristeza causada pelo foco no sobrenatural com paixão e beleza.
As origens de uma literatura nacional e o romantismo
Durante o século XIX, o romantismo nos Estados Unidos aparece após a sua independência política e econômica. Isso significava o direito de ser livre e buscar a felicidade. Consequentemente, a prosa romântica reflete o sentimento dessa “jovem nação” representada pela primeira geração de escritores americanos. Edgard Allan Poe estava entre esses autores importantes que tiveram uma enorme influência não só na América, mas no mundo inteiro.Para ilustrar o movimento romântico americano e seu nacionalismo, leia a seguinte passagem.
Chegar aos Estados Unidos no momento de uma consciência nacional que despertou (o movimento romântico) assumiu um nacionalismo ainda mais ardente do que nos países mais antigos do exterior. Essa atitude foi expressa na negação da tradição e da herança européia, um deleite na grande escala e nos infinitos mistérios da natureza no inexplorado continente ocidental e um orgulho nas “idéias americanas” que tinham criado com sucesso a República [… A criação de um mito americano a partir dos novos materiais foi sua primeira e maior tarefa. (SPILLER, 1967, p.23)
A inspiração gótica e o trabalho de Poe
Como tentativa de encontrar a “voz” para expressar um momento de transição na literatura americana, os escritores tenderam a se concentrar em temas que talvez não fossem genuinamente americanos, por assim dizer. Acontece que, ao dar mais valor ao "eu" e não à natureza divina, como costumavam se concentrar anteriormente, o lado sombrio da natureza humana tornou-se o alvo de sua obra literária.Por outro lado, a transição literária da época levou à ambigüidade. Havia um paradoxo entre o foco no “eu”, expresso pelo medo, terror, insanidade, mistério representando o “lado negro” da natureza humana em oposição à natureza e beleza divinas.
AULA 3
Esta aula lhe dará a oportunidade de analisar um importante movimento americano intitulado “O transcendentalismo” que ocorreu em meados do século XIX. Visões interessantes sobre a “alma universal” e “intuição” revelaram os próprios valores dos escritores sobre o conhecimento e a beleza do mundo. Como você pode ver, a imaginação foi uma questão fundamental durante este tempo! Você vai conhecer mais sobre este movimento através de escritores conhecidos. Nesta aula você irá:
1 - Tenha uma visão geral das origens do “Transcendentalismo”;
2 - Analisar o trabalho de Ralph Waldo Emerson;
3 - Tenha uma visão geral da poesia de Walt Whitman e Emily Dickinson.
Esta aula lhe dará a oportunidade de ter uma visão geral do movimento americano intitulado “O transcendentalismo”, centrado na Nova Inglaterra durante o século 19. Este movimento foi uma reação contra o racionalismo científico. Além disso, você conhecerá mais sobre o núcleo filosofia do trabalho de Ralph Waldo Emerson. Ralph foi definitivamente um importante escritor desse movimento que contribuiu bastante para romper com os modelos europeus. Você também será apresentado a como surgiu a filosofia do "transcendentalismo", bem como suas crenças, com ênfase nas idéias individuais e democráticas. Entre os autores americanos, você terá uma visão geral da poesia de Walt Whitman e Emily Dickinson e descobrirá por que esses escritores desempenharam um papel tão importante no movimento “O transcendentalismo”. Em outras palavras, essa classe lhe dará a oportunidade de distinguir o simbolismo.
O trabalho de Ralph Waldo Emerson
Emerson é considerado o principal porta-voz do transcendentalismo, o movimento filosófico e literário americano. De fato, sua filosofia é caracterizada por sua confiança na intuição como a única maneira de compreender a realidade. Ele é um grande crente da "suficiência divina do indivíduo", tornando o escritor um otimista constante. Como um filósofo, pregador e poeta Ralph Waldo Emerson incorporou o melhor espírito e ideais mais elevados de sua idade, desde que ele era um pensador de ousadia originalidade Seus ensaios e palestras são exemplos de estilo e clareza, o que fez dele um ícone da vida americana do século 19. Emerson definitivamente baseou seu trabalho nas harmonias místicas do homem e da natureza, a perfeição do espírito humano. unidade da alma humana com a divina Superalma dentro dos valores da não-conformidade, independência espiritual e intelectual, autoconfiança e amizade utópica, além de ser um grande defensor da reforma educacional, um incansável lutador pela paz e pelo desenvolvimento social. justiça.
A poesia de Walt Whitman
Walt Whitman era um poeta americano, jornalista e ensaísta. Como humanista, ele participou da transição entre o transcendentalismo e o realismo. Isso significa que seu trabalho foi altamente influenciado por ambos os movimentos.Whitman foi chamado de "o pai do verso livre" e foi definitivamente um dos poetas mais influentes na América desde que seu trabalho foi muito controverso, principalmente sua coleção de poesia Leaves of Grass. estava muito preocupado com a política e sua poesia refletia uma visão igualitária das raças. O trabalho de Whitman quebra as fronteiras da forma poética também para o uso de imagens e símbolos em sua poesia. Ele acreditava que havia uma relação simbiótica entre o poeta e a sociedade. Para ter uma amostra da poesia de Whitman, você pode ler e ouvir “O capitão !, meu capitão!”, Um poema escrito em 1865. O capitão no poema refere-se a Abraham Lincoln, que é o capitão do navio, representando os Estados Unidos da América.
A poesia de Emily Dickinson
Entre as fileiras de outros poetas aclamados como Walt Whitman, Emily Dickinson é considerado um dos mais originais poetas americanos do século XIX.
A poesia de Dickinson foi fortemente influenciada pelos poetas metafísicos da Inglaterra do século XVII e extremamente prolífica. Ela era conhecida por ser um estilo metafórico não convencional. Emily era uma mulher profundamente sensível que questionava o passado puritano de seu tempo. Além disso, ela costumava colocar poemas em cartas para os amigos. Surpreendentemente, o seu trabalho não foi reconhecido publicamente durante a sua vida. Emily Dickinson é agora considerado uma figura poderosa e persistente na cultura americana que
foi extremamente perspicaz em relação à natureza humana. Ela se tornou amplamente reconhecida como um poeta inovador e pré-modernista.
Qual é o aspecto preponderante do Transcendentalismo Americano?
Transgressão
AULA 4
Nesta aula você tem a oportunidade de identificar os principais assuntos de As aventuras de Huckleberry Finn, um romance bem conhecido de Mark Twain escrito no século XIX. Além disso, um foco nos personagens e detalhes sobre este romance será dado. Ao longo da análise de Huckleberry Finn, o contexto histórico da época será mostrado em contraste com o cenário atual. Esta aula lhe dará a oportunidade de ter uma visão geral de Huckleberry Finn, um romance importante escrito por Mark Twain, cujo nome real era Samuel Langhorne. Clemens.Huckleberry Finn focou principalmente na instituição da escravidão e do sul. Foi escrito durante o início da década de 1880, quando a esperança dos anos pós-Guerra Civil estava terminando, e um programa político destinado a reintegrar o Sul derrotado na União como uma região livre da escravidão começou a falhar. Tendo dito isso, a história de Huckleberry Finn tornou-se um romance popular e também assunto de intensa controvérsia. Foi banido nos estados do sul por causa de sua crítica sobre o sul e as hipocrisias da escravidão. Resumindo, o contexto histórico, no qual Twain escreveu o romance, fez seu estilo baseado no realismo que ele queria criar, e que torna o autor diferente dos autores modernos, por assim dizer.Samuel nasceu na cidade de Florida, Missouri, em 1835. Quando tinha quatro anos, mudou-se para Hannibal, uma cidade às margens do rio Mississippi, cenário de seus dois romances mais famosos, As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e As Aventuras de Huckleberry Finn (1884).
Twain começou a trabalhar em Huckleberry Finn, uma sequência de Tom Sawyer, em um esforço para capitalizar sobre a popularidade do romance anterior.
O estilo de Twain é baseado no discurso coloquial americano cheio de realismo e definitivamente deu aos escritores americanos uma nova maneira de expressar sua voz nacional. De fato, ele representou a vida de uma maneira realista. No entanto, seu realismo não era simplesmente uma técnica literária, mas uma maneira de escrever a verdade e criticar antigas convenções. Em outras palavras, os temas do realismo podem ser vistos na maior parte do trabalho de Twain, incluindo contos e romances. Um dos exemplos mais estudados é As aventuras do trabalho de Huckleberry Finn.Twain explora diferentes aspectos da natureza humana, e o diferente do romantismo, que pinta os humanos como heróis que superam qualquer coisa. Twain vê criticamente os humanos como pessoas naturalmente "pecadoras" capazes de coisas boas e ruins igualmente. Em trabalhos como Huck Finn, ele valoriza inocentes e critica a desilusão que pode vir com a vida adulta. Por todas essas características, a escrita de Twain contribui claramente para o movimento do Realismo. O autor usa no personagem Huck Finn no romance, um menino pobre de 13 anos de idade para viver uma aventura realista. Huck decide seguir suas próprias idéias e ajudar um escravo negro a escapar para a liberdade, mesmo sabendo que ele estava infringindo a lei.
O realismo na literatura americana aconteceu principalmente entre 1865 e 1900. Essa foi uma época de grande confusão e devastação devido ao fim da Guerra Civil. Consequentemente, a reconstrução, a urbanização, a industrialização e os avanços tecnológicos também estavam presentes na mente do americano.
Os personagens de Huckleberry Finn: características e seu simbolismo
O livro mostra a aventura de Huck, que escapou de casa e foi seqüestrado por seu pai. Ele começou sua aventura com o também escravo Jim. O romance questionou tanto a moralidade dos sulistas brancos quanto a instituição da escravidão. Enquanto viajava com Jim, Huck não tinha certeza sobre a ideia de ajudar Jim a alcançar a liberdade. Huckleberry Finn inspirou muitas interpretações literárias. O escravo fugido, Jim, representa uma figura paterna para Huck. Enquanto ajuda Jim, Huck cresce moralmente além dos limites de sua sociedade escrava. São as aventuras de Jim que fazem com que Huck desenvolva complexidades da natureza humana e lhe dê coragem moral. O romance também dramatiza o ideal de Twain da comunidade harmoniosa.Huckleberry Finn, como descrito por E. W. Kemble na edição original de 1884 do livro.
AULA 5 
Nesta aula, você terá a oportunidade de identificar a narrativa simbólica de Herman Melville em Moby Dick. Também nos concentraremos no importante trabalho de Nathaniel Hawthorne para a tradição do romance.Além disso, você vai conhecer como o autor se tornou um dos líderes de seu tempo através da expressão criativa e do relacionamento entre homem e natureza.Isso se concentrará principalmente no trabalho de Nathaniel Hawthorne e Herman Melville. Ao fazê-lo, você vai conhecer mais sobre o romancista americano e escritor de contos durante o movimento romântico no século XIX. Isso inclui o chamado livro Moby Dick.Além disso, você terá a chance de identificar o estilo de Nathaniel, refletindo sobre sua convicção de que os objetos tinham um significado mais profundo, diferente de sua mera aparência, e que definitivamente deu mais importância à sua obra literária.
1 - Tenha uma visão geral de Moby Dick por Herman Melville;
2 - Analisar o trabalho de Nathaniel Hawthorne e a nova tradição;
3 - Identifique características especiais do trabalho e liderança de Nathaniel.
Moby Dick
Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.
Moby Dick ou The whale, foi uma história de um navio baleeiro, Moby Dick. É considerado um romance ambicioso para a época. Esse foi um documentário da vida no mar e uma metáfora única da vida em geral. Além de ter escrito uma história de aventura fictícia, Melville satiriza os valores religiosos e foi altamente influenciado na escrita de Moby Dick pelo trabalho de Nathaniel Hawthorne, a quem ele dedicou Moby Dick. O romance é um conto épico de uma jornada do navio baleeiro em todo o mundo, "o Pequod" e seu capitão, Acabe. A história é contada por Ismael, um marinheiro que empreende a jornada por sua afeição pelo mar. Dick começa com a chegada de Ismael a New Bedford enquanto ele viaja em direção a Nantucket. Enquanto descansa no Spouter Inn em New Bedford, ele conhece Queequeg, um arpoador da Nova Zelândia que se junta a ele. Em Moby Dick, o mar representa um lugar de transição de uma sociedade não civilizada para uma sociedade civilizada. De fato, esse tema de transição está relacionado à linha precária entre a vida e a morte. Além disso, muitos personagens secundários em Moby Dick também existem em estados altamente transitórios entre a vida e a morte. Eventualmente, Melville elabora esse tema mostrando o mar principalmente como um meio de escapar da vida.
Melville
Herman Melville (1 de agosto de 1819, Nova York - 28 de setembro de 1891, Nova York) foi um escritor, poeta e ensaísta norte-americano. Embora tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra, o romance Moby Dick, alcançaria
no século XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título de A baleia e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.
“Moby Dick” fez sua estreia mundial com uma exibição especial durante o evento da MIPTV, feira internacional de audiovisual.
A produção é oferecida ao mercado internacional em dois formatos: como telefilme de 1h40; e como minissérie em dois episódios, com 90 minutos cada. A história é uma adaptação de Nigel Williams da obra de Herman Melville, publicada em 1851.
Com direção de Mike Barker, a produção é da alemã Tele Müchen Group em parceria com a austríaca ORF e com a americana RHI Entertainment.
Na história, o Capitão Ahab (William Hurt, de “Damages) e seu primeiro oficial, Starbuck (Ethan Hawke), caçam a baleia branca gigante conhecida como Moby Dick. No elenco também estão Gillian Anderson (Arquivo X), Donald Sutherland (Dirty Sexy Money), Eddie Marsan (Thorne) e Raoul Trujillo (visto em True Blood), entre outros.
A maioria do trabalho de Hawthorne se concentra na Nova Inglaterra, baseada em valores morais com uma inspiração puritana. Suas obras de ficção são consideradas parte do Movimento Romântico, romantismo sombrio. Seus temas geralmente se concentram na moralidade, no pecado e no mal da humanidade e da redenção, com mensagens morais e profunda complexidade psicológica. Ele publicou contos, romances e uma biografia. Para Hawthorne, romance significava confrontar a realidade, em vez de evitá-la. Entre suas primeiras influências estavam as parábolas e alegorias.
Ninguém, eu acho, deveria ler poesia, ou olhar para quadros ou estátuas, que não podem encontrar muito mais neles do que o poeta ou artista realmente expressou. Seu maior mérito é sugestividade".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando