Buscar

psicologia e identidade

Prévia do material em texto

Em psicologia social, a problemática da identidade ocupou um lugar central nos estudos de William James (1920) e George Mead (1934). 
William James: (pragmatismo / Psicologia Funcional): concentrou na compreensão e explicação das unidades básicas do pensamento, que são atenção, hábito e racionalidade).
George Mead: a mente era um produto da linguagem (interacionismo simbólico). A mente é uma relação do organismo com a situação, que se relaciona por meio de uma série de símbolos. 
É o ponto de referência, a partir do qual surge o conceito de si e a imagem de si, de caráter mais restrito. 
A identidade não é construída, mas vai sendo construída, a fim de abandonar a noção de imutabilidade. 
A identidade não se apresenta sob a forma de uma entidade que rege o comportamento das pessoas, mas é o próprio comportamento, é ação, é verbo.
A identidade constitui-se de uma multiplicidade de papéis. Na execução de um papel social, como o de pai, por exemplo, está "introjetado" neste pai a dimensão social em sua totalidade, desde a formação da palavra pai e sua suposta função, bem como a dimensão individual, que por sua vez se constitui no social.
IDENTIDADE X PERSONALIDADE
PERSONALIDADE
Possui varias definições, originadas em várias teorias ou mesmo várias “escolas de pensamento”. Não existe uma definição exata e completa, tendo em conta as várias teorias e as várias perspectivas existentes. Refere-se a uma organização interna e dinâmica do sistema psicológico, com todos os seus componentes. Esta mesma organização define padrões relativamente coerentes de comportamentos, atitudes, pensamentos, sentimentos e emoções. Esse padrão embora alterável, constrói-se e reconstrói-se de forma gradual.
IDENTIDADE
É o conjunto total das nossas características próprias que nos fazem únicos e exclusivos, diferentes de todos os outros seres humanos e todos os outros animais.O que nos faz únicos e exclusivos do resto das pessoas são muito mais que características psicológicas. A identidade é o conjunto de características, psicológicas, físicas, culturais, etc.
Inculturação
O processo através do qual as crianças aprendem a sua cultura é denominado inculturação. Ainda que as crianças não são uma página em branco na qual escrever, a inculturação é um processo de interiorização dos costumes do grupo, até o ponto de fazer estes como próprios. 
Os agentes de inculturação são a família, as amizades, a escola, as mídia, os grupos de associação, etc... Eles têm como missão introduzir o indivíduo na sua sociedade através da aprendizagem da cultura. 
Fatores gerais que influenciam a identidade
Produto de uma construção pessoal que decorre ao longo da vida, a identidade depende fundamentalmente de três conjuntos de fatores: das influências hereditárias, das influências do meio social e das influências das experiências pessoais
Influências hereditárias 
	O património genético que o indivíduo recebe no momento da concepção define um conjunto de características fisiológicas e morfológicas que o tornam único e que vão influenciar características da identidade que o indivíduo desenvolverá. 
Influências das experiências pessoais 
 Dotada de um património genético único, integrada num dado contexto social e cultural, fazendo parte de grupos sociais, cada indivíduo tem um conjunto de experiências pessoais. 
TIPOS DE IDENTIDADE
IDENTIDADE PESSOAL : envolve a percepção subjetiva que o sujeito tem da sua individualidade 
IDENTIDADE SOCIAL : resulta da interação que constantemente estabelecemos com o meio social em que estamos inseridos, e que ajuda a definir a nossa consciência social 
IDENTIDADE CULTURAL : o sujeito reconhece-se através dos valores que partilha com a sua comunidade

Continue navegando