Buscar

ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS PARAVERTEBRAIS LOMBARES E ABDOMINAIS 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS PARAVERTEBRAIS LOMBARES E ABDOMINAIS DURANTE A EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO TIPO ROSCA DIRETA DE BÍCEPS EM DIFERENTES POSTURAS
Trabalho de Anatomia Humana Básica 
Aplicada à Educação Física 
INTRODUÇÃO
A musculação é um conjunto de meios que visa o desenvolvimento e/ou a manutenção de qualidades físicas relacionadas às estruturas músculo-articulares, podendo também reabilitá-las, bem como desenvolver a capacidade orgânica além de ser uma atividade muito praticada nos dias de hoje, principalmente sem a orientação de um profissional capacitado, sendo então praticada de forma errada e por muitas vezes levando a um desequilíbrio muscular e por consequência direta a uma lesão (BITENCOURT, 1986).
A articulação do cotovelo é do tipo gínglimo (dobradiça), formada pela articulação do úmero com o rádio e a ulna, e pela articulação da ulna com o rádio.
Os movimentos realizados por esta articulação são:
Plano sagital, eixo látero-lateral: flexão e extensão 
Plano frontal, eixo sagital: pronação e supinação
(a rotação do rádio sobre a incisura radial da ulna)
No exercício rosca bíceps direta se segura a barra com as mãos voltadas para frente, na largura dos ombros, em pé e em frente à coxa, inspirar o ar, fazer uma apneia e realizar a flexão do cotovelo e, após passar os 90º, começar a expiração voltando à posição inicial, mantendo a respiração. Não se deve jogar o corpo para trás com a finalidade de facilitar a subida. Isto pode exercer uma pressão muito grande nos discos vertebrais (BOSSI. C, 2005). 
A postura é muito importante na execução dos exercícios evitando-se assim as patologias advindas da má postura, dentre elas a lombalgia (dores crônicas ou agudas da coluna lombar) ou comumente chamada de dor nas costas. 
Mas ainda hoje, podemos encontrar muitas discordâncias sobre o correto posicionamento dos pés, se em base neutra (pés paralelos), ou em finta anterior (pé de dominância a frente do outro)
OBJETIVO
Esse estudo tem o objetivo avaliar através da eletromiografia o nível de atividade muscular dos músculos reto abdominal e paravertebral da coluna, principais músculos responsáveis pela manutenção da postura, durante o exercício de rosca bíceps direto na posição em base aberta (pés paralelos) e na posição de finta anterior (um pé a frente do outro) identificando em qual das posturas há maior sobrecarga das musculaturas analisadas identificando assim, em qual delas há maior risco de lesão para os praticantes deste tipo de atividade. 
METODOLOGIA
A amostra do estudo foi composta de 9 indivíduos do sexo masculino praticantes de musculação (com no mínimo 6 meses de prática), percentual de gordura abaixo de 16%, de qualquer peso e altura com idade de 18-30 anos, no período compreendido entre Maio e Junho de 2009. 
Não foram aceitos no estudo hipertensos, indivíduos com lesão prévia osteomioarticular de esqueleto apendicular superior e coluna vertebral ou que apresentassem diferença no tamanho dos membros inferiores. 
O laboratório de Análise do Movimento encontra-se equipado com um eletromiógrafo de superfície 4 canais (MIOTEC), climatizador de temperatura (ar condicionado), um computador para analise de dados, 1 maca, 1 balança digital, eletrodos de superfície Medtrace. 
RESULTADOS
A partir dos resultados colhidos, 100% dos voluntários apresentam o índice de massa corpórea dentro da normalidade (18,5 a 25,0) , na TABELA a seguir. Através da avaliação perimétrica pode-se observar que o lado dominante apresentava um diâmetro maior em relação ao outro lado, isto sugere que o lado dominante apresenta maior trofismo muscular. 
De acordo com a FIGURA I não houve diferença significativa nos sinais eletromiográficos da musculatura paravertebral nas posturas analisadas entretanto houve maior recrutamento do reto abdominal esquerdo durante a execução do exercício em finta, as variáveis comparadas foram os sinais colhidos durante o repouso e a terceira série de repetições do exercício, pois durante essa série a musculatura analisada apresenta maior nível de fadiga muscular .
DISCUSSÃO
O exercício rosca bíceps direta é um exercício muito utilizado nas academias tanto por iniciantes quanto por profissionais com o objetivo de tonificar e fortalecer o músculo bíceps braquial.
Para uma correta execução do exercício o mesmo deverá ser realizado com o individuo na posição de pé, semi-flexão do joelho e costas apoiadas. A barra deverá estar abaixo da linha do quadril, com os cotovelos totalmente estendidos.
A partir dos resultados obtidos pode-se observar que não houve diferença significativa no recrutamento muscular dos paravertebrais nas duas posturas adotadas para a realização da atividade (McGill 2000).
CONCLUSÃO
A postura em base aberta (pés paralelos) é a mais recomendada durante a execução do exercício de rosca bíceps direta uma vez que há uma melhor estabilização da coluna lombar através de uma contração mais equilibrada principalmente da musculatura abdominal analisada prevenindo deste modo uma sobrecarga desta articulação que possa ocasionar o surgimento de disfunções posturais. 
REFERÊNCIAS
MC GILL SM, Hughson RL, Parks K. Lumbar Erector Spinae Oxygenation During Prolonged Contractions: Implications for Prolonged Work. Ergonomics. 2000; 43 (4): 486-93. 
GOLDENBERG. J. Coluna ponto e vírgula: Colocando um ponto final nas dúvidas, colocando vírgulas nos mitos. - São Paulo - Ed. Atheneu, 2004. 
CAMPOS. M.A. Biomecânica da musculação - Rio de Janeiro -Ed. Sprint LTDA - 2000. 
BOSSI. C. Musculação para o basquetebol - Rio de Janeiro -Ed. Sprint LTDA - 2005. 
BITENCOURT. N. Musculação uma abordagem metodológica 2º Edição - São Paulo - Ed. Sprint LTDA - 1986.
McGINNIS, Peter M. Biomecânica do Esporte e do Exercício. Editora Armed. Porto Alegre, 2002.
HAY, James G. e REID J. Gavin. As bases Anatômicas e Mecânicas do Movimento Humano. Editora PrenticeHall do Barsil. Rio de Janeiro, 1985.
FLECK, Steven J. e KRAEMER, Willian J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição. Editora Artmed. São Paulo, 2002.
DELAVIER Frederick . Guia dos movimentos de musculação – abordagem anatômica – 4ª Edição, Editora Manole . São Paulo, 2007 .
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exerc 2002;34:364-80. 
POLITO, M.D. et al. Efeito hipotensivo do exercício de força realizado em intensidades diferentes e mesmo volume de trabalho. Rev Bras Med Esporte 2003; 9(2):69-73. 
GRUPO
Anthony Silva da Matta Stefanon
Claudinéia Chelis Nicolau
Fernanda Nascimento Barbosa
Juliana Neves da Silva 
Marcos Antonio Pontes Moreira
Maria Clara Oliveira de Almeida 
Patricia Lima
???

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais