Buscar

Pteridium aquilinum

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pteridium aquilinum
Etiologia...
- Família Polypodiaceae (TOKARNIA et al., 2000).
- Gênero Pteridium.
 A aquilinum é a única espécie (MARÇAL, 2003).
Nessa espécie, existem duas sub-espécies.
 Na América do Sul registra-se, principalmente, a ocorrência de Pteridium aquilinum sub-espécie caudatum, variedade caudatum.
- É conhecida como samambaia verdadeira, samambaia das queimadas, samambaia do campo ou pluma (PEDROSA & BOHLAND, 2008).
Etiologia...
- Planta perene, rizomatosa, herbácea, ereta e ramificada, medindo entre 50 a 180 cm de altura.
Inteiramente tóxica.
- Dissecada, também conserva a toxidez por muito tempo.
Broto: porção mais tóxica de suas partes aéreas, o rizoma a parte que possui maior atividade carcinogênica (MARÇAL, 2003),sendo a porção mais perigosa ao gado. 
Epidemiologia...
- Ampla Distribuição
- É umas das plantas tóxicas mais importantes do Brasil: cresce em solos ácidos e arenosos, matas ciliares, solos abandonados, campos e pastagens velhas e beiras de matas e de estradas.
-Não é uma planta palatável, sendo a fome o principal fator que leva os animais a se intoxicarem.
Tem um grande importância na pecuária brasileira, sendo dentre as plantas tóxicas, uma das maiores causadoras de morte em animais de produção.
Sinais clínicos...
Os sinais clínicos surgem até três semanas após o inicio do consumo, e até dois meses após a última ingestão do Pteridium aquilinum (TOKARNIA et al., 2000; PEDROSA & BOHLAND, 2008).
Apresentam 3 quadros clínicos-patológicos em bovinos:
Diátese hemorrágica, de forma aguda.
Hematúria enzoótica,(TOKARNIA et al., 2000; ANJOS et al., 2008). 
Em todos os casos a letalidade é de 100% (PEDROSA & BOHLAND, 2008). 
Bovinos: quantidade superior a 10 g/Kg durante 3 semanas a poucos meses. 
Forma aguda de manifestação tóxica.
Alto índice de letalidade.
Sinais clínicos...
Variam de acordo com o tempo de ingestão e espécie animal: os bovinos são os animais mais sensíveis a essa planta, mas equinos, ovinos e suínos também são sensíveis.
 
Diátese hemorrágica: 3-8 semanas depois da ingestão da planta, sendo caracterizados por hemorragias na pele e nas mucosas e sangramento nos orifícios naturais. Pode ocorrer diarreia com sangue.
Sinais clínicos...
Hematúria enzoótica
Hematúria enzoótica: os sinais aparecem lentamente e acomete bovinos sempre com mais de dois anos. Ocorre em áreas onde há exposição continuada pela planta. Os animais apresentam sangue na urina, anemia e perde de peso. O curso dessa doença, geralmente, dura diversos anos.
Sinais clínicos...
Carcinomas do trato digestivo superior: ocorre em bovinos acima de cinco anos de idade e caracteriza-se por formação de tumores no trato digestivo que causam obstrução, a qual leva a tosse, regurgitamento, timpanismo, diarreia e perda de peso acentuada.
Sinais clínicos...
O diagnóstico da intoxicação por P. aquilinum deve basear-se no conjunto dos dados, principalmente no histórico, nas observações clínicas e nos achados de necropsia.
exames laboratoriais: hemograma, bioquímico, coagulograma, hemocultura;
 
histopatológicos (aplasia de medula óssea) (PEDROSA & BOHLAND, 2008). 
Diagnóstico...
Carbúnculo hemático*
Pasteurelose septicêmica*
Babesiose
Anaplasmose
Hemoglobinúria bacilar
Intoxicação por Crotalaria sp
Intoxicação por furazolidona
Intoxicação por farelo de soja com tricloroetileno
Intoxicação por trevo-de-cheiro ou meliloto
Lesão por irradiação ionizante
Ingestão crônica de polpa cítrica
Intoxicação por trevo-doce.(MARÇAL et al.,2002; RADOSTITS et al., 2002; PEDROSA & BOHLAND, 2008)
Diagnóstico Diferencial...
Álcool batílico (5g em 50 ml de óleo de oliva), na dose de 10 ml da solução (1g por dia) por via subcutânea, diariamente, por cinco dias
Antibiótico de amplo espectro
Transfusão sanguínea
Sulfato de protamina (10 ml da solução a 1%)
- Corticosteroides
Tratamento...
O tratamento suporte pode prolongar a vida do animal, já que usualmente apresentam-se fracos e debilitados. Existem tentativas de se estimular a resposta imune local com a aplicação de BCG, mas essa opção ainda carece de resultados consistentes. Assim, a atenção deve voltar-se à prevenção da doença através da eliminação da samambaia das pastagens e da calagem do terreno para evitar o crescimento de novas plantas.
- Erradicação da samambaia dos pastos;
 * arrancando a planta na época da rebrota. 
Mapear as regiões problemáticas;
 * para atuar de modo preventivo, tanto no aspecto da sanidade animal, quanto no destaque e preocupação para com a saúde pública;
- Tecnologia agrícola, cuidado intensivo do solo, com boas e completas adubações, calagem e formação de novas pastagens; 
- Alternância de pastoreio entre pastos contaminados e limpos em períodos de 21 (vinte e um) dias- Evitar a superpopulação de animais num mesmo pasto
 
Profilaxia...
- Evita desmatamento, degradação das pastagens e os roçados abandonados ao desequilíbrio ecológico variações climáticas indesejáveis causando o empobrecimento do solo favorecendo a disseminação da samambaia
- Evita estresse da mudança de habitat e do transporte
- Evitar o uso de samambaia como cama de estábulo
Profilaxia...
Risco à saúde pública
No leite bovino;
 * deve ser rigorosamente evitado e comercializado.
Condenar o consumo de carne dos bovinos acometidos;
 * ainda não há conhecimento científico.
Pesquisadores alertam que uma maior porcentagem de câncer de estômago no homem ocorre nas regiões onde existem vacas que se alimentam de samambaia. 
Saúde Pública...
ANJOS, B. L.; IRIGOYEN, L. F.; FIGHERA, A. D.; KOMMERS, G. D.; BARROS, C. S. L. Intoxicação aguda por samambaia (Pteridium aquilinum) em bovinos na Região Central do Rio Grande do Sul. Pesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v. 28, n. 10, p. 501 – 507, 2008.
MARÇAL, W. S.; GASTE, L.; REICHERT NETTO, N. C.; MONTEIRO, F. A. Intoxicação aguda pela samambaia (Ptedirium aquilinum, L. Kuhn), em bovinos da raça Aberdeen Augus. Archives of Veterinary Science, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 77–81, 2002.
MARÇAL, W. S. A Intoxicação por samambaia em bovinos criados no Estado do Paraná. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 24, n. 1, p. 197-208, 2003.
PEDROSA, A. P. B.; BOHLAND, E. Efeitos tóxicos da samambaia (Pteridium aquilinum) em bovinos. +Ruminantes. Revista de Medicina Veterinária, v. 1, n. 2, 2008.
RADOSTITIS, O. M.; GAY, C. C.; BLOOD, D. C.; HINCHCLIFF, K. W. Clínica veterinária. Um tratado de doenças dos bovinos, ovinos, suínos, caprinos e eqüinos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 9.ed., 2002, 1737 p.
TOKARNIA, C. H.; DOBEREINER, J.; PEIXOTO, P. V. Plantas tóxicas do Brasil. Rio de Janeiro: Helianthus,2000, 320p.
REFERÊNCIAS...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais