Buscar

atividade de antropologia 2

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia o excerto a seguir.
“A brincadeira que há anos entretém crianças e adultos no subúrbio e nas comunidades do Rio ganhou título sério e virou patrimônio cultural, histórico e imaterial do estado. De autoria do deputado Paulo Ramos (sem partido), a lei que torna a prática de origem oriental de empinar pipas um bem do Rio de Janeiro foi sancionada na última quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. A diversão resiste à era dos celulares e ainda movimenta os fins de semana em muitos cantos do Rio”.
SODRÉ, L. Brincadeira com jeito carioca, pipa vira patrimônio cultural, histórico e imaterial do Rio. O Globo, Rio de Janeiro, 04 mar. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rio/brincadeira-com-jeito-carioca-pipa-vira-patrimonio-cultural-historico-imaterial-do-rio-22455685>. Acesso em: 22/03/2018. 
Considerando que o patrimônio cultural é um importante mecanismo político e social de reconhecimento e proteção de elementos culturais, podemos afirmar que:
	
	a.
	O tombamento de uma atividade, transformada em patrimônio cultural, visa homenagear as diversas tradições culturais que resumem o Brasil. O caso das pipas, que foram inventadas na China, é um exemplo disso.
	
	b.
	Um patrimônio cultural é escolhido por meio de votação popular, espontaneamente por uma comunidade. São os representantes da comunidade que decidem quais objetos, monumentos e práticas devem ser preservados de acordo com os benefícios econômicos que trazem.
	
	c.
	São extremamente rígidos os critérios de avaliação de um patrimônio cultural. São levados em conta apenas a importância econômica e política dos elementos escolhidos, pois são esses critérios que representam o país internacionalmente.
	
	d.
	Apenas a popularidade de algum monumento ou costume dentro de uma comunidade que o governo considere relevante, em termos políticos, já é o suficiente para que seja considerado um patrimônio cultural.
	
	e.
	A escolha do que deve ser considerado um patrimônio cultural visa  proteger e valorizar aquilo que é culturalmente significativo para um grupo social ou comunidade. Ou seja, aquilo que evoca o sentimento de pertencimento e identidade.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Partindo da premissa de que a Antropologia moderna teve como um de seus desdobramentos o estudo da cultura em sua dimensão simbólica, julgue as seguintes assertivas:
I - Na Antropologia, a interpretação de símbolos culturais faz-se apenas em estudos voltados à investigação dos processos formativos de civilizações geneticamente superiores.
II - O processo de simbolização não varia de uma cultura para outra, assumindo, portando, as mesmas configurações em diferentes contextos sociais e históricos.
III - Toda ação humana é socialmente construída por meio de símbolos. Assim, o homem utiliza meios para interagir com a cultura de sua sociedade.
IV - A dimensão simbólica possui aspectos subjetivos e objetivos da cultura, já que a produção material humana possui um caráter simbólico e é repleta de significações.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Apenas as afirmações I, II e III são corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmações III e IV são corretas. 
	
	c.
	Apenas as afirmações II e IV são corretas.
	
	d.
	Apenas as afirmações I, III e IV são corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmações II e III são corretas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir.
“[...] se somos descendentes de um mesmo antepassado, por que alguns têm a pele negra, cabelos crespos e olhos escuros, enquanto outros têm olhos puxados, cabelos lisos e a pele amarela? Por que os pigmeus medem em média 1,50 metro, enquanto suecos chegam a 1,77 m? As diferenças são tantas, que apenas enumerá-las já soa como uma missão impossível quanto mais listar respostas para cada uma. Mas para geneticistas como Langaney ou o célebre italiano Luigi Luca Cavalli-Sforza, um dos maiores especialistas no assunto, muito mais numerosas e essenciais são as igualdades.”
HEYMANN, G. Brancos, negros, índios e amarelos: Todos parentes. SuperInteressante, Paris, 31 out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/brancos-negros-indios-e-amarelos-todos-parentes/>. Acesso em: 22/03/2018.
Considerado que, apesar de sermos diferentes (negros, brancos, altos, baixos etc.), somos todos da raça humana; quando de trata do conceito de raça, é correto afirmar que:
	
	a.
	“Raça” é um conceito sociobiológico aplicado aos grupos e subgrupos de uma espécie. Assim, a espécie humana está dividida em  subespécies ou subcategorias, as quais envolvem brancos, negros, amarelos e vermelhos.
	
	b.
	O termo “raça” tem uma variedade de definições utilizadas para descrever um grupo de pessoas que compartilham as mesmas características culturais, como língua, costumes e religião. O uso do conceito de raça para distinguir as pessoas é uma prática comum e bem aceita nas ciências.
	
	c.
	As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX. Até hoje são utilizadas para classificar os seres humanos de acordo com o desenvolvimento social e cultural.
	
	d.
	Raça e etnia são sinônimos, sendo que “raça” se aplica às características físicas e biológicas; enquanto “etnia” se refere aos aspectos culturais das sociedades. A raça negra, por exemplo, possui características fenotípicas, sendo da etnia africana.
	
	e.
	“Raça” é uma categoria social de dominação e exclusão. Os avanços na ciência genética mostraram que existem muito mais semelhanças entre os humanos do que diferenças. Em termos biológicos, não existem “raças”, apenas variações físicas entre os seres humanos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Podemos considerar o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, um monumento da memória social brasileira. Isso porque é um conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN e reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO.
Aliás, Olinda foi uma das cidades mais ricas do Brasil entre os séculos XVI e XVII. Seus prédios testemunharam histórias e registram as mudanças nos estilos arquitetônicos: edifícios coloniais, fachadas de azulejos e obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX. Com isso, Olinda nos remete à história, ao carnaval e à brasilidade.
Em relação à memória social, analise as afirmativas a seguir.
I. A memória possui duas perspectivas: uma individual e outra social; pois uma lembrança existe sempre em relação a algo, alguém ou um acontecimento.
II. A memória social é uma memória coletiva, que é acessada e mantida pelos membros de um grupo, de um povo ou de uma nação. Ela constitui as identidades de um grupo.
III. A preservação e a identificação de patrimônios culturais é importante para criação e preservação das memórias sociais. São os bens culturais tombados que estarão presentes e disponíveis nas memórias sociais.
IV. A memória social nunca é construída de forma coletiva, pois ela existe apenas a partir dos relatos e registros históricos oficiais de um país. 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, II e III, apenas.
	
	b.
	I, III e IV, apenas.
	
	c.
	II e III, apenas.
	
	d.
	II, III e IV, apenas.
	
	e.
	I e IV, apenas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Considere as assertivas a seguir:
I A diversidade cultural refere-se aos diferentes modos de ser de determinados grupos de pessoas, que precisam conviver e se relacionar nos mesmos espaços.
II. A visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à sua visão e referência cultural.
III. O relativismo cultural é uma atitude necessária para aceitar a diversidade cultural em qualquer contexto, pois permite compreender que toda cultura é única.
IV. A alteridade é a descoberta proporcionada pela distância em relação a nossa sociedade. Pode ser entendida como o estudo das diferenças e o estudo do “outro”.
Estão corretas as assertivas:
	
	a.
	II e III.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.I, II, III e IV.
	
	d.
	  I, III e IV.
	
	e.
	II e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente. Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
	
	a.
	O processo de Globalização modifica completamente as culturais locais, destruindo-as totalmente e implantando os padrões culturais de uma cultura superior.
	
	b.
	O processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
	
	c.
	As tradições, os costumes e qualquer elemento cultural são estagnados.
	
	d.
	A Cultura não é afetada pelo processo de Globalização.
	
	e.
	A Globalização interfere exclusivamente na economia.
 
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Na Bolívia, temos o Carnaval de Oruro, uma mistura de crenças espanholas e andinas. Além das danças típicas com máscaras, há uma procissão em que dançarinos caminham por 4km durante 20 horas sem interrupção. No fim da festa, fazem oferendas a Pachamama, a mãe-terra da mitologia inca. PORTILHO, G. Como é o Carnaval em outros países?. Mundo Estranho, 09 fev. 2018. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-o-carnaval-em-outros-paises/>. Acesso em: 12/03/2018. O carnaval é uma festa que envolve música, dança e artesanato, capaz de reunir todas as classes sociais. Ou seja, o carnaval é expressão cultural. Sendo assim, podemos afirmar que a cultura de um país:
	
	A.
	é fruto de um processo biológico e se encontra inserido na genética de um povo. Dessa forma, a cultura é hereditária e alguns de seus aspectos podem ser rasteadas até os povos antigos.
	
	B.
	é resultado de fenômenos psicobiológicos que se desenvolveram a partir da evolução humana. Assim, as culturas também possuem diferentes estágios de evolução, ou seja, existem culturas mais primitivas, outras avançadas.
	
	C.
	é formada exclusivamente do encontro entre diferentes povos por meio do comércio, de guerras e casamentos. Nesse processo de troca, a cultura de um sofre ou exerce influência sobre a construção cultural do outro.
	
	D.
	é formada de diversos elementos e está em transformação contínua. A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais passadas de geração em geração.
	
	E.
	é determinada por fatores geográficos, na medida em que o meio ambiente e o clima são fatores decisivos para o desenvolvimento cultural de um povo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Patrimônio cultural é um conjunto de manifestações de cultura material e imaterial de um povo. No Brasil, nós temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros. Esse reconhecimento e atribuição de valor são feitos por meio do tombamento, instrumento que atribui valor cultural a um bem material e determina sua proteção e preservação. Isso é importante porque o patrimônio cultural não é apenas nossa herança, mas sua preservação também garante a permanência e a identidade cultural de um povo.
Com base no que aprendemos  e a partir do trabalho realizado no IPHAN, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) No acervo de mapas do Museu Imperial de Petrópolis está a carta corográfica do Império do Brasil do ano de 1857, com a planta da cidade do Rio de Janeiro e o quadro estatístico do Império do Brasil, conforme os relatórios oficiais. A descrição corográfica era a descrição geográfica de uma região ou país e incluía um estudo demográfico e antropológico das povoações descritas. Portanto, trata-se de uma peça de cultura imaterial.
II. ( ) A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais famosas de nossa cultura imaterial do Brasil. Trata-se de uma grande procissão em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que existe desde 1793, e reúne milhares de pessoas no Belém do Pará. A festa ocorre sempre no segundo domingo de outubro e é uma das maiores festas católicas do mundo.
III. ( ) O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais características do Recife. Tem origem no carnaval do século XIX, a partir da rivalidade entre as bandas militares e dos escravos que tinham se tornado livres. O frevo é uma marchinha acelerada que incorpora elementos de outras danças, como maxixe e polca. Essa dança popular é um grande exemplo de cultura material.
IV. ( ) A partir de influências do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, surgiram três novas formas de se fazer samba no Rio de Janeiro: o partido alto. Ele é feito no improviso de forma coletiva e cantando sobre o cotidiano. As matrizes do samba no Rio de Janeiro são cultura imaterial.
V. ( ) Os adereços que o índios Cinta Larga usam na guerra são considerados cultura material. Eles se pintam de jenipapo, com motivos animais ou vegetais; usam seus cocares de penas de gavião; grossos colares de contas (bak´rĩ) no pescoço e cruzados no peito; e as cintas típicas (zalâpíáp), confeccionadas de entrecasca da árvore tauari. Agora, assinale a sequência correta de classificação
	
	A.
	V, V, V, F, F.
	
	B.
	V, V, F, F, F.
	
	C.
	F, F, F, V, V.
	
	D.
	F, F, V, V, F.
	
	E.
	F, V, F, V, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Falar a mesma língua, estar radicado no mesmo território, possuir as mesmas tradições são fatores que constituem a base fundamental das relações ordinárias da vida cotidiana".
(Fonte: BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 2000).
Essas premissas caracterizam o conceito de _______________, que envolve a distinção entre grupos e indivíduos pelo estilo das vestimentas, da língua, da região e de outras características que são culturalmente percebidas e aprendidas.
Assinale a alternativa que contenha o termo que preenche corretamente a lacuna:
	
	a.
	Evolucionismo.
	
	b.
	Vanguardismo.
	
	c.
	Etnologia.
	
	d.
	Etnicidade.
	
	e.
	Etnocentrismo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
"Tudo é temporário; a modernidade é fluida – tal como os líquidos – e caracteriza-se pela incapacidade de manter a forma. A esse excesso de mobilidade, de informações, corresponde, no indivíduo, um sentimento agudo não só de insuficiência, mas também de banalização das experiências”.
(Fonte: SOUZA, Maria Laurinda Ribeiro de. Violência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, p. 73.)
Tendo como base o excerto, avalie as afirmações a seguir:
I - A ideia de “vida líquida” está associada aos impactos causados pela estrutura social e econômica da globalização na vida das pessoas. Nesse modelo, os membros de uma sociedade veem-se às voltas com constantes transformações, onde nada tem a sua forma original mantida por muito tempo.
II - A Sociedade da Informação compõe um espaço integrado por complexas redes de comunicação e de trocas de informação. Nessa sociedade, a informação é vista como elemento-chave da comunicação e da atividade humana, como um todo.
III - A Sociedade da Informação pode ser entendida como um fenômeno que, não tendo relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação, surgiu com a Revolução Industrial, chegando ao fim com o advento do Capitalismo Financeiro.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	II e III
	
	b.
	I
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I, II e III
	
	e.
	II
0,25 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
 
PERGUNTA 1
Leia o excerto a seguir.
“A brincadeira que há anos entretém crianças e adultos no subúrbio e nas comunidades do Rio ganhou título sério e virou patrimônio cultural, histórico e imaterialdo estado. De autoria do deputado Paulo Ramos (sem partido), a lei que torna a prática de origem oriental de empinar pipas um bem do Rio de Janeiro foi sancionada na última quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. A diversão resiste à era dos celulares e ainda movimenta os fins de semana em muitos cantos do Rio”.
SODRÉ, L. Brincadeira com jeito carioca, pipa vira patrimônio cultural, histórico e imaterial do Rio. O Globo, Rio de Janeiro, 04 mar. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rio/brincadeira-com-jeito-carioca-pipa-vira-patrimonio-cultural-historico-imaterial-do-rio-22455685>. Acesso em: 22/03/2018. 
Considerando que o patrimônio cultural é um importante mecanismo político e social de reconhecimento e proteção de elementos culturais, podemos afirmar que:
	
	a.
	O tombamento de uma atividade, transformada em patrimônio cultural, visa homenagear as diversas tradições culturais que resumem o Brasil. O caso das pipas, que foram inventadas na China, é um exemplo disso.
	
	b.
	Um patrimônio cultural é escolhido por meio de votação popular, espontaneamente por uma comunidade. São os representantes da comunidade que decidem quais objetos, monumentos e práticas devem ser preservados de acordo com os benefícios econômicos que trazem.
	
	c.
	São extremamente rígidos os critérios de avaliação de um patrimônio cultural. São levados em conta apenas a importância econômica e política dos elementos escolhidos, pois são esses critérios que representam o país internacionalmente.
	
	d.
	Apenas a popularidade de algum monumento ou costume dentro de uma comunidade que o governo considere relevante, em termos políticos, já é o suficiente para que seja considerado um patrimônio cultural.
	
	e.
	A escolha do que deve ser considerado um patrimônio cultural visa  proteger e valorizar aquilo que é culturalmente significativo para um grupo social ou comunidade. Ou seja, aquilo que evoca o sentimento de pertencimento e identidade.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Partindo da premissa de que a Antropologia moderna teve como um de seus desdobramentos o estudo da cultura em sua dimensão simbólica, julgue as seguintes assertivas:
I - Na Antropologia, a interpretação de símbolos culturais faz-se apenas em estudos voltados à investigação dos processos formativos de civilizações geneticamente superiores.
II - O processo de simbolização não varia de uma cultura para outra, assumindo, portando, as mesmas configurações em diferentes contextos sociais e históricos.
III - Toda ação humana é socialmente construída por meio de símbolos. Assim, o homem utiliza meios para interagir com a cultura de sua sociedade.
IV - A dimensão simbólica possui aspectos subjetivos e objetivos da cultura, já que a produção material humana possui um caráter simbólico e é repleta de significações.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	Apenas as afirmações I, II e III são corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmações III e IV são corretas. 
	
	c.
	Apenas as afirmações II e IV são corretas.
	
	d.
	Apenas as afirmações I, III e IV são corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmações II e III são corretas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Leia o trecho a seguir.
“[...] se somos descendentes de um mesmo antepassado, por que alguns têm a pele negra, cabelos crespos e olhos escuros, enquanto outros têm olhos puxados, cabelos lisos e a pele amarela? Por que os pigmeus medem em média 1,50 metro, enquanto suecos chegam a 1,77 m? As diferenças são tantas, que apenas enumerá-las já soa como uma missão impossível quanto mais listar respostas para cada uma. Mas para geneticistas como Langaney ou o célebre italiano Luigi Luca Cavalli-Sforza, um dos maiores especialistas no assunto, muito mais numerosas e essenciais são as igualdades.”
HEYMANN, G. Brancos, negros, índios e amarelos: Todos parentes. SuperInteressante, Paris, 31 out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/brancos-negros-indios-e-amarelos-todos-parentes/>. Acesso em: 22/03/2018.
Considerado que, apesar de sermos diferentes (negros, brancos, altos, baixos etc.), somos todos da raça humana; quando de trata do conceito de raça, é correto afirmar que:
	
	a.
	“Raça” é um conceito sociobiológico aplicado aos grupos e subgrupos de uma espécie. Assim, a espécie humana está dividida em  subespécies ou subcategorias, as quais envolvem brancos, negros, amarelos e vermelhos.
	
	b.
	O termo “raça” tem uma variedade de definições utilizadas para descrever um grupo de pessoas que compartilham as mesmas características culturais, como língua, costumes e religião. O uso do conceito de raça para distinguir as pessoas é uma prática comum e bem aceita nas ciências.
	
	c.
	As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX. Até hoje são utilizadas para classificar os seres humanos de acordo com o desenvolvimento social e cultural.
	
	d.
	Raça e etnia são sinônimos, sendo que “raça” se aplica às características físicas e biológicas; enquanto “etnia” se refere aos aspectos culturais das sociedades. A raça negra, por exemplo, possui características fenotípicas, sendo da etnia africana.
	
	e.
	“Raça” é uma categoria social de dominação e exclusão. Os avanços na ciência genética mostraram que existem muito mais semelhanças entre os humanos do que diferenças. Em termos biológicos, não existem “raças”, apenas variações físicas entre os seres humanos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Podemos considerar o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, um monumento da memória social brasileira. Isso porque é um conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN e reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO.
Aliás, Olinda foi uma das cidades mais ricas do Brasil entre os séculos XVI e XVII. Seus prédios testemunharam histórias e registram as mudanças nos estilos arquitetônicos: edifícios coloniais, fachadas de azulejos e obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX. Com isso, Olinda nos remete à história, ao carnaval e à brasilidade.
Em relação à memória social, analise as afirmativas a seguir.
I. A memória possui duas perspectivas: uma individual e outra social; pois uma lembrança existe sempre em relação a algo, alguém ou um acontecimento.
II. A memória social é uma memória coletiva, que é acessada e mantida pelos membros de um grupo, de um povo ou de uma nação. Ela constitui as identidades de um grupo.
III. A preservação e a identificação de patrimônios culturais é importante para criação e preservação das memórias sociais. São os bens culturais tombados que estarão presentes e disponíveis nas memórias sociais.
IV. A memória social nunca é construída de forma coletiva, pois ela existe apenas a partir dos relatos e registros históricos oficiais de um país. 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, II e III, apenas.
	
	b.
	I, III e IV, apenas.
	
	c.
	II e III, apenas.
	
	d.
	II, III e IV, apenas.
	
	e.
	I e IV, apenas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Considere as assertivas a seguir:
I A diversidade cultural refere-se aos diferentes modos de ser de determinados grupos de pessoas, que precisam conviver e se relacionar nos mesmos espaços.
II. A visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à sua visão e referência cultural.
III. O relativismo cultural é uma atitude necessária para aceitar a diversidade cultural em qualquer contexto, pois permite compreender que toda cultura é única.
IV. A alteridade é a descoberta proporcionada pela distância em relação a nossa sociedade. Pode ser entendida como o estudo das diferenças e o estudo do “outro”.
Estão corretas as assertivas:
	
	a.
	II e III.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I, II, III e IV.
	
	d.
	  I, III e IV.
	
	e.
	II e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente.Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
	
	a.
	O processo de Globalização modifica completamente as culturais locais, destruindo-as totalmente e implantando os padrões culturais de uma cultura superior.
	
	b.
	O processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
	
	c.
	As tradições, os costumes e qualquer elemento cultural são estagnados.
	
	d.
	A Cultura não é afetada pelo processo de Globalização.
	
	e.
	A Globalização interfere exclusivamente na economia.
 
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Na Bolívia, temos o Carnaval de Oruro, uma mistura de crenças espanholas e andinas. Além das danças típicas com máscaras, há uma procissão em que dançarinos caminham por 4km durante 20 horas sem interrupção. No fim da festa, fazem oferendas a Pachamama, a mãe-terra da mitologia inca. PORTILHO, G. Como é o Carnaval em outros países?. Mundo Estranho, 09 fev. 2018. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-o-carnaval-em-outros-paises/>. Acesso em: 12/03/2018. O carnaval é uma festa que envolve música, dança e artesanato, capaz de reunir todas as classes sociais. Ou seja, o carnaval é expressão cultural. Sendo assim, podemos afirmar que a cultura de um país:
	
	A.
	é fruto de um processo biológico e se encontra inserido na genética de um povo. Dessa forma, a cultura é hereditária e alguns de seus aspectos podem ser rasteadas até os povos antigos.
	
	B.
	é resultado de fenômenos psicobiológicos que se desenvolveram a partir da evolução humana. Assim, as culturas também possuem diferentes estágios de evolução, ou seja, existem culturas mais primitivas, outras avançadas.
	
	C.
	é formada exclusivamente do encontro entre diferentes povos por meio do comércio, de guerras e casamentos. Nesse processo de troca, a cultura de um sofre ou exerce influência sobre a construção cultural do outro.
	
	D.
	é formada de diversos elementos e está em transformação contínua. A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais passadas de geração em geração.
	
	E.
	é determinada por fatores geográficos, na medida em que o meio ambiente e o clima são fatores decisivos para o desenvolvimento cultural de um povo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Patrimônio cultural é um conjunto de manifestações de cultura material e imaterial de um povo. No Brasil, nós temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros. Esse reconhecimento e atribuição de valor são feitos por meio do tombamento, instrumento que atribui valor cultural a um bem material e determina sua proteção e preservação. Isso é importante porque o patrimônio cultural não é apenas nossa herança, mas sua preservação também garante a permanência e a identidade cultural de um povo.
Com base no que aprendemos  e a partir do trabalho realizado no IPHAN, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) No acervo de mapas do Museu Imperial de Petrópolis está a carta corográfica do Império do Brasil do ano de 1857, com a planta da cidade do Rio de Janeiro e o quadro estatístico do Império do Brasil, conforme os relatórios oficiais. A descrição corográfica era a descrição geográfica de uma região ou país e incluía um estudo demográfico e antropológico das povoações descritas. Portanto, trata-se de uma peça de cultura imaterial.
II. ( ) A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais famosas de nossa cultura imaterial do Brasil. Trata-se de uma grande procissão em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que existe desde 1793, e reúne milhares de pessoas no Belém do Pará. A festa ocorre sempre no segundo domingo de outubro e é uma das maiores festas católicas do mundo.
III. ( ) O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais características do Recife. Tem origem no carnaval do século XIX, a partir da rivalidade entre as bandas militares e dos escravos que tinham se tornado livres. O frevo é uma marchinha acelerada que incorpora elementos de outras danças, como maxixe e polca. Essa dança popular é um grande exemplo de cultura material.
IV. ( ) A partir de influências do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, surgiram três novas formas de se fazer samba no Rio de Janeiro: o partido alto. Ele é feito no improviso de forma coletiva e cantando sobre o cotidiano. As matrizes do samba no Rio de Janeiro são cultura imaterial.
V. ( ) Os adereços que o índios Cinta Larga usam na guerra são considerados cultura material. Eles se pintam de jenipapo, com motivos animais ou vegetais; usam seus cocares de penas de gavião; grossos colares de contas (bak´rĩ) no pescoço e cruzados no peito; e as cintas típicas (zalâpíáp), confeccionadas de entrecasca da árvore tauari. Agora, assinale a sequência correta de classificação
	
	A.
	V, V, V, F, F.
	
	B.
	V, V, F, F, F.
	
	C.
	F, F, F, V, V.
	
	D.
	F, F, V, V, F.
	
	E.
	F, V, F, V, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Falar a mesma língua, estar radicado no mesmo território, possuir as mesmas tradições são fatores que constituem a base fundamental das relações ordinárias da vida cotidiana".
(Fonte: BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 2000).
Essas premissas caracterizam o conceito de _______________, que envolve a distinção entre grupos e indivíduos pelo estilo das vestimentas, da língua, da região e de outras características que são culturalmente percebidas e aprendidas.
Assinale a alternativa que contenha o termo que preenche corretamente a lacuna:
	
	a.
	Evolucionismo.
	
	b.
	Vanguardismo.
	
	c.
	Etnologia.
	
	d.
	Etnicidade.
	
	e.
	Etnocentrismo.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
"Tudo é temporário; a modernidade é fluida – tal como os líquidos – e caracteriza-se pela incapacidade de manter a forma. A esse excesso de mobilidade, de informações, corresponde, no indivíduo, um sentimento agudo não só de insuficiência, mas também de banalização das experiências”.
(Fonte: SOUZA, Maria Laurinda Ribeiro de. Violência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, p. 73.)
Tendo como base o excerto, avalie as afirmações a seguir:
I - A ideia de “vida líquida” está associada aos impactos causados pela estrutura social e econômica da globalização na vida das pessoas. Nesse modelo, os membros de uma sociedade veem-se às voltas com constantes transformações, onde nada tem a sua forma original mantida por muito tempo.
II - A Sociedade da Informação compõe um espaço integrado por complexas redes de comunicação e de trocas de informação. Nessa sociedade, a informação é vista como elemento-chave da comunicação e da atividade humana, como um todo.
III - A Sociedade da Informação pode ser entendida como um fenômeno que, não tendo relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação, surgiu com a Revolução Industrial, chegando ao fim com o advento do Capitalismo Financeiro.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	II e III
	
	b.
	I
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I, II e III
	
	e.
	II
0,25 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Continue navegando