Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL OPTATIVA - 06.2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0296_AV_201102304638 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201102304638 - JÉSSICA MONIQUE LONGO DE CARVALHO
	Professor:
	KARINA LUCIA GARCIA MANTOVANI
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/06/2015 10:05:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201102904414)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um dos objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA (criada na lei 6.938, de 31 de agosto de 1981) determina o "estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais". Explique claramente o significado deste objetivo e como ele se relaciona com a conservação dos ecossistemas.
		
	
Resposta: O objetivo foi estipular limites. Utilizar os recursos de maneira consiente, levantandoo conceito de consimo consciente e sustentável. Por meio de pesquisas e estudos foram criados esses "limites", ou seja critérios, padrões e normas e devem ser cumpridos evitanto a utilização desmedida dos recursos finitos. Isso significa uma maior preservação dos ecossistemas, pois não haverá grandes depredações que alterem o ambiente de forma a prejudicar a vida dos humanos e seres vivos que ali habitam.
	
Gabarito: Este objetivo da PNMA determina que o poder público deve criar limites e regras para que os recursos naturais, como água, solo, florestas etc sejam aproveitados pelos homens sem alcançar níveis de degradação. Com o manejo correto dos recursos naturais, promove-se a preservação dos ambientes naturais. Assim, a exploração madeireira não deve implicar da devastação das florestas e a exploração das águas de um rio não deve comprometer sua diversidade biológica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102392421)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Todo processo de planejamento deve ter necessariamente algumas etapas. Essas etapas se integram, envolvem-se e ocorrem simultaneamente. Quais são essas etapas e explique aquela que está relacionada a uma etapa permanente no processo de planejamento de projetos em educação ambiental.
		
	
Resposta: prognóstico, diagnóstico, planejamento de execução, planejamento de correção e melhorias. Ocorre que o planejamento de correção e melhorias, deve ser contínuo, de forma a manter toda a ação objetivo dentro dos padrões e sempre melhorando em busca de melhor adequação do projeto ao meio ambiente. Assim, diminuindo o impacto negativo no meio ambiente.
	
Gabarito: São 5 etapas: 1 ¿ o conhecimento da realidade; 2 ¿ a concepção de um plano; 3 ¿ a execução do plano; 4 ¿ o acompanhamento, o monitoramento e; 5 - avaliação das ações. A etapa relacionada a permanência é a de conhecimento da realidade, que é subdividida e explicada em subetapas: a) Delimitação e apreensão do objetivo: definição da área geográfica que será objeto do planejamento (uma região, um município, um bairro, etc) ou grupo/comunidade que será envolvido; b) Diagnóstico: análise do processo de evolução recente da realidade, que sintetiza a história referente à área e ao público que será envolvido e os fatores ¿ endógenos (de origem interna) e exógenos (de origem externa) ¿ que explicam a situação atual; c) Definição de prioridades: escolha de prioridades entre os problemas ou potencialidades para a elaboração de planos, projetos ou programas; d) Prognóstico: exercício de antecipação de futuros possíveis, prováveis e desejáveis (ou seja, futuro que pode acontecer, futuro que provavelmente acontecerá e futuro que desejamos que aconteça em função de valores e prioridades).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102371413)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
		
	
	Interdisciplinaridade
	
	Educação de Jovens e Adultos
	 
	Educação ambiental
	
	Política de Segurança Pública
	
	Ambiente antrópico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102416667)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O impacto humano com o crescimento exagerado populacional das últimas décadas sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente,  ____________ de quase todas as espécies não domesticadas.
Qual alternativa completa a frase?
		
	 
	a extinção
	
	a proliferação
	
	o acréscimo
	
	a diminuição
	
	a redução
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102571440)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que se refere aos principais encontros e eventos importantes para a discussão de meio ambiente e educação ambiental, assinale a opção CORRETA:
		
	
	O Congresso de Moscou, realizado em 1987, fez uma análise da situação ambiental global e não encontrou sinais de que a crise ambiental houvesse aumentado.
	
	A Conferência de Tbilisi, realizada em 1977, apesar de ter sido a primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, não produziu quaqluer documento significativo que mereça registro.
	
	A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, minimizou as recomendações de Tbilisi para a Educação Ambiental.
	 
	A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países.
	
	Após a Conferência de Estocolmo, e seguindo sua recomendação de número 96, não foram realizados grandes nacionais, regionais e internacionais para discutir o Meio Ambiente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102920332)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebida como uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que:
		
	
	Todas as afirmações são corretas.
	
	Não é possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.
	 
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.É possível observar que a educação tem papel fundamental como agente portadora dos valores humanos no sentido de limitar o indivíduo a um papel de inatividade na sociedade.
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de depredar os recursos naturais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102565112)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Brasil, como os demais países, em um momento inicial postulava Leis muito específicas que tratavam das questões ambientais de maneira pontual , contudo, em 1981, com o advento da Lei 6.938, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, este cenário mudou e começou haver uma preocupação com a interdependência dos problemas ambientais. Assinale a alternativa abaixo que NÃO pode ser considerada como um dos princípios desta Lei listado no artigo 2º:
		
	
	Proteção dos ecossistemas.
	
	Incentivo ao estudo e à pesquisa de tecnologias voltadas para o uso racional e à proteção dos recursos ambientais.
	
	Recuperação de áreas degradadas.
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público.
	 
	Educação ambiental centrada no Ensino Básico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102571448)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
		
	 
	O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
	
	Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
	
	É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
	
	Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102974922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao implementar um projeto de educação ambiental, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. No projeto, a sequência de etapas está voltada para a consecução de um produto final com função social relevante, que desperte interesse nas pessoas da comunidade e que veicule informações importantes para elas. No que se refere à participação dos alunos: I- devem ter participação ativa apenas na escolha do tema para que não haja problemas nas demais etapas do projeto e não inviabilize o andamento do mesmo; II- são co-responsáveis pelo planejamento, sentindo-se protagonistas do trabalho, cujo resultado deve ser um produto com valor social real; III- dispõem de espaço considerável nas decisões sobre temas, modos de investigação, atividades a serem desenvolvidas e formas de comunicação dos conteúdos. Logo, é correto afirmar:
		
	
	Apenas o item III está correto
	
	Apenas o item II está correto
	 
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
	Apenas o item I está correto
	
	Apenas o item I e III estão corretos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102599751)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à temática da Educação Ambiental, é INCORRETO afirmar que
		
	
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável
	
	A escola é um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, no qual se adquirem valores vitais fundamentais.
	
	A implementação da saúde pública, utilizando o método epidemiológico sob a ótica de uma abordagem ecossistêmica, pode ser colocada como um desafio a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças.
	
	Durante algum tempo, a educação na escola centrou sua ação nas individualidades, tentando mudar comportamentos e atitudes sem, muitas vezes, levar em conta as inúmeras influências provenientes da realidade socioeconômica, política e cultural na qual as crianças estavam inseridas.
	 
	É na idade adulta que se adquirem as bases de comportamento e conhecimento, o senso de responsabilidade e a capacidade de observar, pensar e agir.

Continue navegando